Startup SaaS: entenda qual é a diferença entre métrica e KPI

 

O marketing digital utiliza conceitos estatísticos para realizar as medições dos indicadores para que, assim, as startups SaaS consigam visualizar melhor a eficiência do sistema de marketing aplicado.

A importância das ferramentas estatísticas se deve à necessidade de monitorar as campanhas de marketing, para que se identifique com clareza o que está funcionando e o que precisa de ajustes. Porém, para tomar decisões, é necessário compreender alguns dos indicadores.

Nesse âmbito, dois indicadores são utilizados para medir a eficiência da campanha de marketing: a métrica e o KPI. Mas você sabe qual a diferença entre métrica e KPI? Então, acompanhe o post de hoje e descubra!

Qual é a diferença entre métrica e KPI?

O que é a métrica?

Tanto métrica como KPI são indicadores estatísticos, e a função deles é fornecer dados de análise para que você possa acompanhar a eficiência de sua campanha de marketing. A diferença entre métrica e KPI está nos dados computados para cada parâmetro.

A métrica faz uma medição mais grosseira, superficial, dos dados; ela computa os dados brutos, fazendo uma análise mais generalizada e expressando o comportamento do usuário enquanto ele estiver no site.

Entre os exemplos mais comuns de métrica, podemos citar:

  • Quantidade de visitas no site
  • Visitantes únicos
  • Taxa de cliques recebidos

O que é o KPI?

Como a métrica é um indicador mais bruto, se torna necessário uma ferramenta que faça uma leitura mais refinada, para que seja possível medir a eficácia que determinada campanha ocasionou.

Portanto, o KPI pode ser definido como uma ferramenta estatística que refina os dados da métrica, correlacionando-os com as metas de publicidade, para explicar de forma matemática os resultados do marketing aplicado.

Para exemplificar o KPI, listamos alguns índices que essa ferramenta analisa. Confira:

  • Taxa de conversão de vendas
  • Número de inscrições no site
  • Tempo de permanência do usuário no site

Por que usar métricas e KPI na estratégia de marketing?

O marketing é uma ferramenta essencial para o mundo do microempreendedor. É com as campanhas de marketing que a imagem do produto que você oferece vai aparecer para o possível comprador. Com uma campanha eficiente e um bom planejamento de marketing para SaaS, as vendas aumentam e, consequentemente, o lucro também.

Utilizando as métricas e o KPI, você consegue visualizar o resultado que o marketing está trazendo para seu Startup. Se os resultados forem negativos, como baixa conversão de venda, poucos acessos e baixa permanência no site, pode ser necessário repensar a estratégia de marketing.

Os indicadores são ferramentas que te direcionam ao sucesso. Eles orientam para as direções que estão funcionando para seu negócio.

E então, foi difícil entender a diferença entre métrica e KPI? É importante lembrar que esses são apenas dois conceitos. Ainda há muito mais para se aprender, e um microempreendedor de sucesso precisa ficar por dentro de todas nossas atualizações sobre marketing digital.

Siga-nos nas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Google+ — e fique ligado nas nossas postagens e aprenda a alcançar o sucesso e melhorar continuamente a sua startup!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.