Segurança e tecnologia

O que é mPOS, como funciona e quais são as vantagens?

Publicado em . Atualizado em
Por Aline Steinwascher . Tempo de leitura: 12 mins
Pessoa pagamento pelo celular em uma maquininha de cartão, realizando o pagamento via mPOS.

Nos últimos anos, a tecnologia transformou radicalmente a maneira como as empresas conduzem suas operações comerciais. Uma das inovações mais impactantes nesse cenário é o mPOS (Mobile Point of Sale), que revolucionou o processo de transações financeiras.

Este recurso é responsável por facilitar as operações de pagamento, principalmente para cartões de crédito e débito. Ele proporciona eficiência e praticidade na jornada de compra do cliente, além de auxiliar o recebimento por parte das empresas.

Para saber sobre o que é o mPOS, como funciona e quais são as vantagens e desvantagens da utilização deste sistema para uma empresa, continue a leitura!

O que é um mPOS?

Um Mobile Point of Sale (mPOS) é um sistema que utiliza dispositivos móveis para operar no processo de pagamento. Basicamente, ele permite que os comerciantes processem transações com cartões de crédito e débito, em qualquer local e a qualquer momento. 

Os dados dos cartões são criptografados e armazenados na nuvem para garantir a segurança das informações do cartão. Alguns dos sistemas também aceitam outras modalidades de pagamentos, como o Pix e carteiras digitais. 

Assim, o mPOS agiliza os processos de venda e pagamento, já que reduz os custos operacionais e melhora a experiência do cliente. Dessa maneira, permite o controle de recebimentos, independente do lugar em que o vendedor esteja. 

Seu celular é a nova maquininha. Receba por aproximação (NFC) em segundos. Baixe o Asaas Tap!

Qual a diferença entre mPOS, POS e TEF?

O mPOS, POS e TEF são sistemas de processamento de transações financeiras. Cada um deles tem uma função própria, mas estão presentes nas principais maquininhas que existem no mercado atualmente. 

A escolha de qual utilizar vai depender do tipo de negócio e do ambiente de vendas no qual a empresa está. Conheça a diferença entre os sistemas: 

  • POS (Point of Sale): é um sistema de ponto de venda tradicional, geralmente encontrado em lojas físicas. Exemplos de POS são as caixas registradoras, que processam transações de vendas. Esse sistema pode ser usado para gerenciar estoque, imprimir recibos e realizar transações em lojas físicas.
  • mPOS (mobile Point of Sale): o mPOS é um POS que utiliza dispositivos móveis, como celulares e tablets, para funcionar como um terminal de pagamento. Ele é portátil e oferece flexibilidade para processar pagamentos em qualquer lugar. 
  • TEF (Transferência Eletrônica de Fundos): é um sistema usado em transações com cartões de crédito e débito em lojas físicas. Ele é responsável por transferir informações financeiras entre o ponto de venda (POS) e o banco adquirente.

Como funciona o mPOS?

O mPOS é uma solução de pagamento que permite a realização de transações financeiras por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets, pareados a uma maquininha de cartão

Seu objetivo é proteger os dados de cartão, criptografando e armazenando os dados na nuvem. Ele pode funcionar de duas formas:

  • Como um dispositivo ligado à conta bancária e a um banco de dados; ou
  • Com um dispositivo vinculado a um sistema de ponto de vendas maior, ligado a uma rede central.

Neste caso, a escolha vai depender do tipo de negócio e do planejamento estratégico que a empresa segue.

Assim, no aplicativo, é preciso selecionar a forma de pagamento desejada, com o valor e uma possível condição (parcelamento, por exemplo). Após a confirmação das informações, os dados são enviados para a maquininha. O cliente, então, realiza o pagamento da forma desejada. 

Após a comprovação do pagamento, há a emissão de um comprovante de vendas, enviado conforme as opções do app — geralmente por SMS, e-mail ou WhatsApp. 

Quais são as vantagens e desvantagens do mPOS?

O mPOS é uma solução eficaz para empresas que desejam aceitar pagamentos de forma conveniente e segura. Além de reduzir o tempo de espera do pagamento, ele também fornece recibos digitais imediatos, melhorando a experiência do cliente.

No entanto, a usabilidade de um mPOS pode ser vantajosa ou não para um modelo de negócio. É sempre importante entender como funciona a integração do sistema, as suas funcionalidades, mas também suas limitações. Assim, é possível tomar decisões mais assertivas a respeito da gestão de pagamentos da empresa. 

Vantagens do sistema mPOS

O sistema mPOS pode ser vantajoso de diversas formas — afinal, como o próprio nome já sugere, ele é um sistema mobile. Como acompanha todo o processo de compra, traz grandes vantagens à empresa, como:

  • Mobilidade: uma das maiores vantagens do mPOS é a capacidade de realizar transações em qualquer lugar (lojas físicas, eventos, postos de venda). Assim, a empresa ganha conveniência e flexibilidade para receber os pagamentos. 
  • Simplicidade de configuração: a configuração do sistema é rápida e fácil. Basta ter um leitor de cartões, um dispositivo móvel e um aplicativo de pagamentos, que permita diversos meios para receber.
  • Relatórios e análises: por meio da geração de relatórios, é possível fazer análises para entender as vendas, tendências de compra e comportamento do cliente.
  • Taxas mais atrativas: diferente de outros provedores, o mPOS não costuma ter cobrança de taxas altas, que costumam ser mais acessíveis do que as dos terminais POS. 
  • Integração com NFC: em muitos casos, os mPOS podem ser integrados com o NFC (Near-field communication), possibilitando o pagamento por aproximação, trazendo mais eficiência no processo.

Desvantagens do sistema mPOS

Embora o mPOS traga consigo bastantes vantagens na usabilidade, sendo de simples integração e permitindo o recebimento independente do lugar, ainda assim, é preciso entender alguns pontos que podem ser desvantajosos para o negócio. Como, por exemplo: 

  • Dependência de conexão: para funcionar, o mPOS depende de uma conexão de dados confiável e estável. Caso contrário, sua capacidade de processar pagamentos será afetada.
  • Taxas de transação: as empresas podem enfrentar taxas de transação que variam dependendo do provedor de pagamento e do volume de vendas. Por isso, é importante fazer uma pesquisa de mercado antes de começar a utilizar o recurso.
  • Limitações de hardware: os dispositivos móveis podem ter limitações em termos de desempenho e durabilidade, conforme o tipo de aparelho utilizado.

A evolução do mPOS para pagamentos sem maquininha (Tap on Phone)

A internet proporcionou uma evolução nos meios de pagamento. Afinal, o cartão de crédito segue sendo uma das formas mais utilizadas no Brasil. Segundo a Abecs, no primeiro semestre de 2024, foram mais de 22,1 bilhões de transações realizadas com o cartão. 

Porém, hoje, além dos métodos tradicionais para receber os pagamentos, como a maquininha de cartão, por exemplo, as empresas podem optar por tecnologias mais avançadas. E isso fica mais evidente principalmente para os pagamentos digitais. 

Embora o mPOS seja uma solução prática para aceitar pagamentos com mobilidade, ele ainda depende de um leitor de cartão externo, o que pode gerar custos adicionais e limitações de uso. 

Pensando nisso, surgiram as soluções Tap on Phone, que transformam o próprio smartphone do vendedor em um terminal de pagamento por aproximação, sem necessidade de hardware adicional.

O Asaas Tap é um exemplo dessa evolução. Com ele, você aceita pagamentos por cartão e carteiras digitais diretamente no celular, sem mensalidade e com taxas acessíveis. 

Vantagens do Asaas Tap.

Além disso, todas as transações ficam integradas à conta digital Asaas, permitindo controlar vendas presenciais e digitais em um único lugar, gerar relatórios detalhados e acompanhar seus recebíveis.

Comece a usar o Asaas Tap e transforme seu celular em um terminal de pagamentos completo.

Sua gestão não pode depender do risco do erro manual. Eleve a gestão financeira com Asaas. Experimente agora!
Compartilhar:

Escrito por

Aline Steinwascher

Aline Steinwascher é CLRO do Asaas e especialista em Segurança e Tecnologia. Pioneira em inovação jurídica no Brasil, usa excelência técnica e visão estratégica para transformar o Direito em crescimento. Com vasta experiência em fintechs e cofundadora da Plain, ela garante no Asaas que a tecnologia opere sob um arcabouço legal robusto. Seu propósito é simplificar o Direito. Ela afirma: "Meu propósito é gerar impacto e mostrar que o Direito pode ser simples, estratégico e transformador." Confie na expertise de Aline Steinwascher.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notebook e celular exibindo a interface do Asaas e a frente deles um cartão do Asaas.

Asaas: conta digital completa para sua empresa

Emita cobranças, faça transferências, pague contas e gerencie seu negócio em um único lugar.
Conhecer o Asaas