Saas: Conheça as vantagens e desafios que as empresas de software como serviço enfrentam

rsz_openmichigan-gets-cc-savvy-1As vantagens da adoção do software como serviço são recíprocas: enquanto o cliente gasta menos com a administração do sistema, as empresas de SaaS têm a possibilidade de fornecer um atendimento rápido e personalizado, porque administram as aplicações diretamente na sua nuvem de hospedagem.

Jason Maynard, analista da companhia Credit Suisse, compara o modelo de fornecimento de softwares à eletricidade – a maioria das empresas não possui geradores, mas entende a essencialidade do serviço e o designa a fornecedores.

No caso do software como serviço, a economia de tempo e dinheiro é a vantagem mais aparente, mas existem outros pontos importantes que fazem com que as companhias de SaaS tenham vantagem competitiva no mercado em relação às empresas de software tradicional.

Esses benefícios conferem crescimento às empresas e sucesso na apresentação de seus produtos. Confira:

Acesso imediato às novidades

Com o tradicional software licenciado, as organizações normalmente tem que esperar o próximo lançamento para usufruir dos benefícios e inovações, ou migrar para um novo navegador ou sistema operacional. Tendo em conta o custo e a complexidade de atualização do sistema, não é prático renovar toda vez que outra versão estiver disponível.

A empresa de SaaS é capaz de fornecer inovações em uma base contínua. Assim que uma característica nova aparece no aplicativo, a empresa pode experimentá-la, garantindo um serviço completo.

Participação em uma comunidade de interesses

As instituições tradicionais de software fornecem uma experiência individual, já as de SaaS alteraram o relacionamento entre clientes e fornecedores ao oferecerem a oportunidade de discutir sobre a aplicação.

Esse tipo de intimidade traz resultados. As companhias de software como serviço podem monitorar, constantemente, como os clientes estão usando o aplicativo, gerando métricas que podem ser utilizadas na hora de oferecer funcionalidade, desempenho e usabilidade nos produtos.

A comunicação entre usuários também tende a prosperar, e pode ser incentivada e mediada pela própria organização. Os fóruns são excelentes fontes de dicas práticas e podem servir até mesmo para fornecer complementos.

Congruência com as tendências da TI

As startups fornecedoras de SaaS oferecem acesso universal para a aplicação de qualquer lugar onde haja conexão com a internet. Com isso, as startups podem explorar os recursos da mobilidade, como o acesso facilitado a dados diretamente no tablet ou smartphone.

Aplicações de e-mail, calendário, contatos, CRM social e negócios são opções que podem agregadas ao rol de produtos da sua fornecedora SaaS e oferecem praticidade para a geração da era mobile, que está conectada 24h por dia.

Portanto, facilidade, imediatismo, possibilidade de integração e prospecção de clientes, e a conformidade com as tendências da tecnologia da informação – como o cloud computing e a mobilidade – são fatores que valorizam o mercado de empresas de software como serviço.

Desafios

Tantos benefícios impulsionam o SaaS, mas não impedem que existam impasses que merecem a atenção dos gestores. Ainda mais em um setor recente, que tende a ser inovador e a realizar experimentações, sobretudo aliadas a testes cuidadosos.

Experiência do usuário – para que ganhe mercado – e segurança – para proteger os dados na nuvem – são áreas importantes pra se considerar. Criptografia de dados e funções do usuário são desafios devido à necessidade de serem resolvidos com prioridade.

Competitividade

Outra questão é que o mercado já está cheio de provedores de SaaS. O desafio é escolher um cliente como alvo e resolver algum problema registrado por ele. Solucionar uma questão considerada muito importante pelo próprio usuário em potencial fará com que ele adote o serviço.

Você deve ter em mente qual será a maneira de consultoria da sua startup SaaS em caso de solicitações de serviços e manutenção. Sua empresa pode construir um ecossistema de consultores independentes e querer faturar mais com isso. Porém, alguns clientes corporativos querem colaboradores específicos para fazer o trabalho em seus sistemas, e isso pode gerar desafios em gestão de pessoas. O dimensionamento de como os funcionários vão administrar funções está entre os desafios iniciais das organizações de SaaS.

Como a sua empresa gerencia as experiências e testes em desenvolvimento, a proteção de dados e a competitividade do mercado? Qual é o esquema de manutenção, reparos e contato com o cliente? Conte-nos como venceu as barreiras, participe nos comentários!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.