O Pix funciona desde 2020 e trouxe facilidades que mudaram a forma do brasileiro fazer pagamentos. Agora, finalmente é possível fazer transações a qualquer hora do dia, incluindo finais de semana e feriados.
Além do dinheiro cair na hora, os custos são reduzidos e há segurança garantida pelo Banco Central. Devido à sua inovação e demanda, a grande maioria de bancos e fintechs do país aderiram ao sistema, como a Caixa.
Continue acompanhando para entender como funciona o Pix para conta poupança Caixa e como realizar o cadastro para fazer e receber pagamentos.
Como funciona o Pix da Caixa para Pessoa Física?
Para quem possui conta na Caixa, seja poupança ou conta-corrente, há como usar o Pix sem dificuldades. Tudo é feito pelo aplicativo da Caixa no celular, de forma rápida e prática.
Na Caixa, é possível ter até 5 chaves Pix cadastradas (para Pessoa Física), e valor limitado em transferências por dia, conforme o canal de atendimento.
Após o cadastro da chave Pix, há como efetuar pagamentos instantâneos para qualquer banco ou fintech a qualquer hora, todos os dias da semana.
Como funciona o Pix da Caixa para empresas?
Empresas também podem utilizar o Pix da Caixa em seus negócios para o pagamento de contas, salários dos funcionários, fornecedores ou impostos.
Com o Pix para empresas, é possível gerar cobranças Pix com QR code. Assim, os clientes têm mais comodidade na hora do pagamento: basta apontar a câmera do celular para o código digital e efetuar a transação.
A Caixa é um dos únicos bancos tradicionais que ainda não cobram tarifas adicionais em transações Pix para Pessoa Jurídica MEI e EI. No entanto, não oferece nenhuma vantagem além das novidades tradicionais do sistema.
É possível fazer Pix para conta poupança Caixa?
É possível fazer Pix para conta poupança Caixa. O Pix Caixa permite transferências instantâneas entre os diferentes tipos de conta existentes: conta corrente, conta poupança e contas de pagamento.
Caso a conta poupança Caixa ainda não possua uma chave Pix cadastrada, a transferência pode ser feita por meio dos dados bancários, como número da agência, número da conta e o tipo de conta.
Como criar um Pix na conta poupança da Caixa?
Todo o processo é feito diretamente de um dispositivo móvel, sem necessidade de aprovação interna. Basta seguir o passo a passo abaixo para cadastrar a chave Pix na Caixa:
- Acesse o aplicativo Caixa no celular e efetue o login com os dados bancários;
- Toque em “Pix” no menu inicial;
- Selecione a opção “Cadastrar Chave”;
- Se você tem conta-corrente e conta poupança na Caixa, o aplicativo exibirá uma tela ou menu para escolher a conta que deseja configurar;
- Agora, escolha um tipo de chave para incluir. As opções são: CPF, número de celular, e-mail ou chave aleatória Pix. Selecione e clique em “Continuar”;
- Digite os dados e confirme;
- Se optar pelo e-mail ou número de celular, digite o código de confirmação enviado por SMS ou no endereço eletrônico;
- Confira os dados, marque a declaração de leitura e continue;
- Digite a senha da conta Caixa.
Pronto! Agora já é possível utilizar essa chave Pix para receber transações instantâneas em sua conta.
Como fazer um Pix da conta poupança Caixa?
Agora que a chave Pix já está atrelada a conta, é preciso enviá-la para quem irá efetuar a transação para receber um Pix.
Caso queira efetuar um pagamento, siga o passo a passo abaixo:
- Com o aplicativo Caixa aberto no celular e login efetuado, acesse o menu Pix;
- Selecione “Pagar/Transferir”;
- Toque no tipo de chave informado pelo recebedor (CPF/CNPJ, Celular, E-mail ou chave aleatória);
- Digite a chave Pix no campo “Buscar…”;
- Insira o valor a ser transferido no campo apropriado;
- Confira os dados e clique em “Confirmar”;
- Digite sua assinatura eletrônica da conta e continue.
Pronto! Um comprovante será exibido e, caso necessário, envie ao recebedor. O pagamento será compensado em poucos segundos e o dinheiro já está disponível na conta do destinatário.
Quanto tempo demora para cair um Pix na conta poupança da Caixa?
O Pix para conta poupança Caixa é processado da mesma forma que uma transferência para conta corrente.
Dessa forma, o pagamento é feito instantaneamente. Em poucos segundos o dinheiro cairá na conta do destinatário, independentemente do banco ou tipo de conta.
Qual a diferença do Pix em bancos e do Pix em fintechs?
As fintechs têm dominado o mercado de instituições financeiras do Brasil nos últimos anos. Além disso, o Pix ajudou a popularizar o formato, pois possui um sistema totalmente digital, rápido e democrático.
Mas afinal, qual a diferença entre um banco tradicional e uma fintech?
Os bancos tradicionais já são conhecidos pela sua estabilidade e estão presentes no país há décadas. Eles geralmente estão mais focados no gerenciamento de risco, mas isso não significa que as fintechs não sejam seguras.
As fintechs são empreendimentos financeiros em modelo de startup. Elas podem oferecer carteira digital, poupança, conta-corrente e até cartões de crédito. Seu foco está na agilidade, acessibilidade e simplicidade em sistemas modernos e mais humanizados.
Dessa forma, o Pix oferece as mesmas vantagens em ambas as instituições.
Para empresas, o processo de gerar cobranças Pix é mais fácil em uma fintech, pois ela já está preparada para resolver tudo pelo aplicativo da instituição. Além disso, as tarifas são ainda mais baixas ou até gratuitas.
O Asaas, por exemplo, é uma fintech focada nas necessidades dos empreendedores. A plataforma oferece uma conta digital PJ completa com tudo o que é necessário para gerenciar um negócio.
Você conhece o Pix Asaas para empresas?
O Asaas é uma fintech de gestão de pagamentos. Com a conta digital completa do Asaas, é possível gerar cobranças via Pix para sua empresa em poucos cliques.
Confira abaixo os benefícios de realizar transações Pix no Asaas:
1. Mais comodidade para os clientes
Com o recebimento via QR code Pix do Asaas, os clientes terão maior facilidade ao efetuar pagamentos. Essa funcionalidade está disponível para pagamentos presenciais, onde é possível receber por meio da leitura do QR code no celular, e pagamentos online.
Em pagamentos online, é possível emitir um boleto com QR code. Assim, há como oferecer duas opções de pagamento ao cliente ao mesmo tempo, aumentando as chances de fechar a venda.
2. Taxas de Pix reduzidas
O Pix no Asaas tem tarifas mais baixas que as de cartão de débito, por exemplo.
Pague apenas R$ 0,99 por pagamento recebido nos 3 primeiros meses. Após o período promocional, o preço é ajustado para R$ 1,99 por transação recebida. Consulte as taxas do Asaas atualizadas.
3. Cobrança Pix personalizável
É possível personalizar a cobrança Pix como se fosse um boleto bancário. Adicione data de vencimento, juros em caso de atraso e até descontos.
No entanto, ao contrário do boleto tradicional, no Pix, o pagamento cai em poucos segundos diretamente na conta.
Quer usufruir de todas essas vantagens? Abra sua conta digital PJ agora mesmo e comece a receber por Pix no Asaas!