Uma prática comum de gestão financeira é buscar formas de tornar o recebimento de pagamentos mais acessível. Seja por meios ou condições de pagamento mais acessíveis, toda empresa deve manter-se atualizada nas tendências do mercado.
Uma das condições de pagamento mais usadas pelos brasileiros é o parcelamento — em outubro de 2024, cerca de 62,3 milhões de cidadãos possuem compras parceladas, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas em parceria com o SPC.
Uma das formas que tem ganhado popularidade nas compras online é o link para pagamento parcelado. Para saber mais sobre o que é, como funciona e como implementá-lo na empresa, acompanhe as próximas linhas.
O que é link de pagamento parcelado?
Link de pagamento parcelado é uma ferramenta digital, utilizada por empresas ou prestadores de serviço, que facilita o recebimento de valores no ambiente digital. É um bom método de pagamento para implementar em uma nova empresa.
Uma vez que receber pagamento via link é uma alternativa bastante prática, tanto o pagador quanto o recebedor usufruem dos benefícios de utilizá-lo. O primeiro, por poder escolher, na página de finalização de venda, a forma de pagamento ideal para ele.
Para o recebedor, o link de pagamento parcelado dispensa a necessidade de um site próprio ou um cadastro em uma plataforma de marketplace para a venda online. Assim, é possível começar somente com uma conta em uma instituição financeira que ofereça essa possibilidade de venda.
Como funciona o link para pagamento parcelado?
Para gerar link para pagamento parcelado, é preciso utilizar plataformas digitais, como o Asaas, que ofereçam esse serviço e processem as transações realizadas.
Além, também, das plataformas passarem maior confiabilidade ao cliente que recebe o link, que terá a confiança de que os dados informados e os detalhes da compra estarão seguros.
O link para pagamento é uma ferramenta que permite a empresas e prestadores de serviço oferecerem a seus clientes a possibilidade de pagar em várias parcelas, de maneira prática e segura. Veja como funciona:
- Geração do link: o empreendedor ou empresa cria um link personalizado para pagamento na plataforma, como a do Asaas. Durante o processo, é possível definir o valor total da venda e configurar o número de parcelas que o cliente poderá escolher.
- Envio ao cliente: após criar o link, o usuário pode enviá-lo diretamente ao cliente por e-mail, SMS ou redes sociais, facilitando o acesso do comprador ao pagamento.
- Processo de pagamento: o cliente, ao receber o link, pode acessar uma página de checkout transparente, onde verá as condições de pagamento, inclusive a opção de parcelar o valor. Ele escolhe o número de parcelas desejado e escolhe a forma de pagamento para concluir o pagamento.
- Recebimento do valor: O vendedor recebe o valor das parcelas diretamente em sua conta vinculada ao link.
É sempre importante oferecer links para pagamento parcelado em locais como o Asaas. Afinal, eles disponibilizam relatórios de pagamentos e alerta sobre os recebimentos, tudo integrado à gestão financeira da plataforma.
Os valores do link para pagamento parcelado caem na hora?
Não, os valores a serem recebidos por vendas via link para pagamento parcelado não caem na hora, já que dependem das formas de pagamento escolhidas pelo cliente. Por exemplo, em links pagos via cartão de crédito, o tempo de compensação seguirá o fluxo da operadora do cartão.
Além disso, ao optar pelo pagamento parcelado, a empresa receberá os valores conforme o vencimento da fatura. No entanto, atualmente, é possível solicitar a antecipação de recebíveis de faturas pagas no cartão de crédito e boleto.
Por exemplo, no Asaas, é possível receber o valor total da venda à vista em até 1 dia útil, mesmo que o cliente tenha escolhido pelo parcelamento, mediante a aprovação do crédito e pagamento de uma taxa.
Confira as taxas e condições da antecipação no Asaas.
Como usar o link para pagamento parcelado?
Além de ser uma prática ferramenta para empreendedores, o link para pagamento parcelado também por proporciona mais segurança e confiabilidade na transação.
Esta forma de pagamento também faz parte da jornada de compra digital de grande parte dos consumidores, unindo a simplicidade da operação com a eficácia para impulsionar resultados de negócio.
Confira algumas estratégias eficazes para utilizar o link de pagamento parcelado:
1. Ações promocionais e campanhas
O link de pagamento parcelado se torna uma ferramenta poderosa em campanhas promocionais e ações de marketing, atraindo clientes pela conveniência e acessibilidade.
Quando as condições de pagamento são facilitadas, os consumidores tendem a perceber maior valor nas ofertas, o que pode resultar em um aumento na conversão de vendas.
Assim, em uma loja virtual sem site, por exemplo, basta criar um link para cada produto e enviá-lo ao cliente; ou ainda fechar uma venda grande, com todos os produtos em um link personalizado, para o cliente escolher como pagará pela compra.
2. Oferta de produtos, serviços e pedido de doações
É muito comum o uso de link de pagamento parcelado para a venda de produtos e serviços e até mesmo para receber doações em campanhas beneficentes. A facilidade de compartilhar o link e também para o cliente pagar garante o sucesso desses projetos.
No caso de doações, há a possibilidade de deixar o valor em aberto, para o contribuinte preencher de acordo com o que possa e queira doar.
3. Vendas online em sites ou redes sociais
Na internet, vender com link de pagamento é ainda mais aceito e vantajoso para os clientes, já que esse é um formato muito usado em sites e redes sociais.
Oferecer aos clientes a possibilidade de pagar em parcelas diretamente por meio de links em plataformas como Instagram, WhatsApp ou Facebook facilita a experiência de compra e gera maior confiança. Esse formato de pagamento é amplamente utilizado em compras online.
Com poucos cliques, o consumidor finaliza a transação sem complicações, aumentando a taxa de conversão e a fidelização.
Qual o melhor link para pagamento parcelado?
Atualmente, diversas instituições financeiras oferecem o link para pagamento parcelado. Assim, é fundamental pesquisar entre os disponíveis, aquela plataforma que ofereça funcionalidades que auxiliarão a empresa em diversas áreas, como gestão financeira, de cobranças, emissão de notas, etc.
O Asaas oferece a criação de link de pagamento para cobrar clientes, além de ter todas as funcionalidades disponíveis em uma conta digital completa, que auxiliam nos processos financeiros da empresa, como:
- Gestão de cobranças;
- Cobrança por assinatura;
- Notificação de cobrança;
- Automação de notas fiscais;
- Antecipação de recebíveis;
- Sistema ERP completo;
- API de pagamentos;
- Diversas formas de pagamento;
- Consulta e negativação Serasa, e muito mais!
Essas são apenas algumas das funcionalidades proporcionadas pelo Asaas, além da possibilidade de gerenciar cadastros dos clientes e personalizar os links de pagamento de acordo com cada pedido.
Como fazer um link de pagamento parcelado no Asaas?
Agora que você já sabe o que é um link de pagamento parcelado e como ele funciona, entenda o passo a passo de como gerar link de pagamento no Asaas.
- Escolha o valor do link de pagamento: o primeiro passo para criar um link de pagamento parcelado é escolher o valor que essa cobrança terá. Essa opção está disponível em “Criar Cobrança” > “Criar Link de Pagamento”.
- Nomeie o link conforme sua finalidade: em seguida, preencha o valor, dê um nome ao link de pagamento e preencha uma breve descrição sobre a venda, conforme a finalidade que ele tiver. Neste passo, também é possível definir se o cliente receberá lembretes de cobrança e subir imagens (de produtos, da sua empresa, etc.).
- Escolha a condição de pagamento: no terceiro passo, selecione a condição de pagamento que estará disponível para o cliente: parcelado ou por assinatura. No primeiro, é possível escolher o número de parcelas aceitas pela empresa, e no segundo, deve-se escolher a recorrência da cobrança (data, vezes, etc.).
- Escolha a forma de pagamento: o próximo passo é referente à forma de pagamento, que pode ser: boleto, Pix, cartão de crédito ou o próprio cliente pode selecionar uma das formas. É importante lembrar que link de pagamento não aceita cartão de débito.
- Compartilhe o link de pagamento com o cliente: após gerado o link de pagamento com a cobrança configurada, basta compartilhá-lo com o cliente. E pronto! Ele terá uma forma bastante simples de pagar e a sua empresa, de receber.
Após entender melhor a funcionalidade, comece a criar links de pagamento no Asaas e melhore a gestão de pagamentos da sua empresa!
Olá. Para o caso de uma compra parcelada em 12x no cartão pelo cliente, é possível renovar ela no ano seguinte? E ainda no caso da parcela de 12x, qual seria a taxa para vocês repassar todo o montante em 30 dias?
Olá, Sérgio!
O parcelamento dura conforme a quantidade de parcelas definida, portanto, ao final das 12 parcelas, será necessário fazer um novo parcelamento de 12x.
Sobre as taxas de antecipação, nós temos a opção de antecipar todo o parcelamento em até 2 dias úteis, para isso é necessário ter limite disponível. Para conhecer suas taxas, acesse o Menu do usuário, Taxas. Caso você não tenha uma conta Asaas, acesse nossa página de Preços.
Ola é possível fazer o pagamento parcelado por pix?
Olá, Marcia
Sim, com o Asaas é possível criar link de pagamento parcelado no Boleto, Pix e cartão de crédito.
Saiba mais sobre link de pagamentos aqui: https://www.asaas.com/link-pagamento
Boa noite!
Quem paga a taxa é o cliente ou quem fornece o link? Não tem a opção de incluir o valor, e o próprio link informar os valores do parcelamento com a taxa embutida?
Olá, Jeanne
Pelo link de pagamento não é possível gerar cobranças parceladas com juros, mas você pode acrescentar juros e multa por atraso.
Você pode fazer o repasse do valor da taxa de recebimento por link para o seu cliente, porém, os cálculos e acréscimo de valor devem ser feitos durante o processo de compra. Você pode simular as vendas no cartão de crédito em nossa página https://www.asaas.com/cobranca-cartao ou na plataforma Asaas.