Inadimplência: 5 dicas para melhorar seus recebimentos

Inadimplência

Não receber pagamentos dos clientes em dia pode transformar o fluxo de caixa de qualquer empresa em um verdadeiro pesadelo. Quando isso acontece, a empresa perde o controle sobre as entradas financeiras, o que pode impactar em todos os processos da organização e impedir que ela também consiga fazer seus pagamentos em dia.

A boa notícia é que existem diversas maneiras de reduzir as chances dos clientes não pagarem.

Confira 5 dicas simples para evitar a inadimplência:

Escolha o dia de vencimento

Pensar no dia ideal para pagamento do cliente é uma medida simples, mas extremamente efetiva. Em primeiro lugar, busque entender como funciona o negócio do cliente para verificar qual a melhor data para o desembolso. Não hesite em perguntá-lo, caso necessário.

Em geral, os vencimentos funcionam melhor nos primeiros dias do mês, antes do dia 10, pois na maioria das vezes é quando as pessoas recebem seus salários e pagam as contas.

Dê opções de pagamento

Cada cliente possui um jeito de ser e muitos até preferem desembolsar um pouco mais para ter mais comodidade na hora de pagar. Por isso, identifique os métodos de pagamento preferidos por seus clientes e disponibilize o recebimento por meio de boletos e cartões. Apesar de pagar taxas, sua empresa irá aumentar as chances de receber em dia, pois, em caso de inadimplência, a própria operadora de cartão ou o banco que emite o boleto irá garantir a receita.

Muitas empresas preferem não oferecer opções de pagamento por temerem os custos, mas acabam tendo mais prejuízos em função das altas taxas de inadimplência.

Use a tecnologia

A tecnologia é a grande aliada dos empresários que querem aperfeiçoar seus processos sem gastar muito para isso. A implantação de um software de cobrança recorrente, por exemplo, é uma excelente forma de automatizar as cobranças, gerando faturas, enviando-as para os clientes e notificando-os sobre os vencimentos que se aproximam.

Isso permite que os clientes recebam as contas com periodicidade definida e recebam lembretes com frequência, reduzindo as chances de esquecimento.

Ofereça incentivos para quem paga em dia

Quando a inadimplência já se tornou uma cultura entre seus clientes, uma boa forma de estimular o comportamento contrário é oferecendo benefícios para aqueles que cumprem suas obrigações em dia.

Sua empresa pode oferecer descontos, pontuação em programas de fidelidades e até mesmo brindes para aqueles que pagam sempre no prazo.

Opte por pagamento antecipado

Outra forma interessante de se proteger contra a inadimplência é começar a fornecer o serviço somente após o pagamento da fatura. Embora um pouco mais radical, essa medida pode ser útil em algumas áreas de atuação em que os clientes costumam atrasar seus pagamentos.

Em função dos prejuízos que traz para qualquer empresa, a inadimplência é realmente um mal a ser combatido. No entanto, com um pouquinho de disciplina e o apoio de ferramentas especializadas, você pode reduzir os atrasos nos pagamentos e manter um controle financeiro muito mais preciso e previsível.

Gostou das nossas dicas? Coloque- as em prática e deixe seu comentário sobre o assunto!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.