Empresas Saas: 4 erros comuns que devem ser evitados!

 

As empresas Saas trabalham com um modelo de negócios vantajoso, visto que é econômico para os clientes, permite crescer de forma escalável e facilita a previsão de receitas. Contudo, esses empreendimentos também devem lidar com questões delicadas e importantes, como provar o valor do seu software ao público, administrar inúmeras cobranças e manter sua base de assinantes fidelizada. Por isso, é importante ficar atento aos erros que podem atrapalhar o sucesso do seu empreendimento.

Você conhecerá, neste artigo, as 4 principais falhas vistas em áreas como planejamento, gestão, marketing, vendas e cobranças. Acompanhe!

Não fazer projeções adequadas de faturamento

Como as empresas Saas costumam receber por intervalos mensais ou anuais, teoricamente seria mais fácil identificar e controlar a previsibilidade de receitas. Mas isso fica só na teoria, pois há muitos fatores a se considerar quando se trabalha com pagamentos recorrentes.

Os principais deles são:

  • Possíveis mudanças nos contratos;
  • Upgrades e downgrades no valor dos planos;
  • Ativação de promoções com descontos;
  • Entradas e saídas de assinantes.

Para evitar erros em sua gestão financeira, você deve considerar essas hipóteses e analisar o histórico real delas, avaliando a média anual de cancelamentos e novas assinaturas, promoções e alterações nos prazos e valores dos contratos.

Não fazer Inbound Marketing

As empresas Saas comercializam soluções tecnológicas que podem ser vistas como complexas, dependendo do seu público-alvo. Diante disso, é importantíssimo investir em uma estratégia de atração de clientes baseada em conteúdos que os ajudem a entender melhor o seu negócio.

O Inbound Marketing é capaz de gerar leads e novos clientes por meio da produção e divulgação de conteúdo relevante e útil em um blog, suas redes sociais e e-mail marketing. Esses conteúdos devem abordar os problemas do seu público e mostrar que o seu software é a melhor solução.

Esse tipo de marketing é indicado para empresas Saas porque atrai somente os clientes interessados em suas soluções. Não há uso de propagandas invasivas que aparecem para pessoas que podem não ter interesse na sua proposta, como comerciais de TV. Os consumidores chegam por meio de suas pesquisas no Google e em redes sociais, por exemplo.

Oferecer seus serviços sem personalização

Uma das características das empresas Saas é a sua flexibilidade. É um erro grave desconsiderar as estruturas e demandas próprias de cada cliente. Além do mais, quanto mais personalizado for o seu serviço, mais ampla será a sua cobertura.

Para explorar essa individualização, você pode:

  • Oferecer planos de contratação personalizados, diferenciando-os pelo tempo de uso, preços e recursos disponíveis;
  • Dar liberdade para o cliente escolher a melhor data de pagamento;
  • Deixar o cliente decidir o sistema de consumo e cobrança do serviço, como número de usuários ou quantidade de dados transferidos.

Gerir incorretamente suas cobranças

A gestão de pagamentos se torna mais complicada quando há muitos clientes usando planos mensais, ou seja, quando há uma demanda maior de geração de boletos. O cliente não pode ser surpreendido com cobranças indevidas e duplicadas ou com bloqueios e cancelamentos de suas assinaturas sem motivos. Do seu lado, a dificuldade também aumenta para detectar inadimplentes e identificar a liquidação de faturas.

Uma das soluções para isso é investir em plataformas que automatizam a sua gestão de assinaturas. Assim, você poderá enviar os boletos no tempo certo, monitorar os pagamentos e controlar os status de uso de cada cliente. Tudo isso de forma mais rápida, econômica e fácil.

Além dos erros que listamos aqui, vale lembrar rapidamente da importância em acompanhar o sucesso dos seus clientes. Visitá-los frequentemente, oferecer um suporte eficiente e manter um relacionamento pós-pagamento é fundamental para aumentar as chances de renovação.

Por fim, é relevante notar que boa parte dos erros está ligado a uma certa desatenção em áreas estratégicas, como planejamento e cobranças, e a falta de segmentação, tanto na hora de atrair potenciais clientes quanto no momento de vender o seu produto. O caminho para corrigir essas falhas e colocar seu negócio no rumo certo se passa pela adoção de novos critérios em suas projeções, novas estratégias de marketing e vendas e novas tecnologias.

E aí, você entendeu como as empresas Saas podem solucionar esses erros? Deixe o seu comentário e aproveite para curtir a nossa página no Facebook.

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.