Como adquirir clientes para sua empresa de SaaS?

O momento não poderia ser melhor para os fornecedores de SaaS. As PMEs (pequenas e médias empresas) representam um mercado em contínuo crescimento no Brasil. Por motivos como economia, segurança e flexibilidade, os sistemas SaaS se tornaram bastante atraentes para elas.

Mas como fazer para que esse público conheça o seu produto SaaS? Qual a melhor maneira de atingir estes empresários? Separamos algumas dicas para você aumentar a sua carteira de clientes.

Fale diretamente para seu público com Social Ads

O primeiro passo é saber qual é o perfil de cliente ideal para o seu produto. Pergunte-se quais problemas o seu serviço soluciona e quais as empresas são potenciais clientes. Em seguida, desenhe o perfil dos tomadores de decisão nessas empresas.

Lembre-se de que algumas PMEs podem não possuir uma diretoria de TI, ou um departamento de compras. Neste caso, informações como localização, faixa etária, formação acadêmica e os interesses pessoais podem ser cruciais para sua campanha. Depois de elaborar o perfil de público, você estará pronto para investir em Social Ads.

Tanto o Facebook quanto o LinkedIn possuem ferramentas de anúncios segmentados por perfil de usuário. Ambas são igualmente eficientes. Além dos filtros clássicos de gênero, faixa etária, escolaridade e localização, o Facebook oferece a opção de direcionar seus anúncios de acordo com interesses pessoais dos usuários. E você ainda pode anunciar para todas as pessoas que deram um ‘like’ na página de um concorrente, por exemplo.

Já o LinkedIn adiciona na fórmula a segmentação de acordo com a área de atuação da empresa em que o usuário trabalha. Ainda há a opção de segmentar por cargo, faculdade que ele estudou e também por grupos específicos que ele participa na rede.

Tanto o LinkedIn como o Facebook usam um sistema de leilão de anúncios para eleger quais serão exibidos. Você pode pagar de duas maneiras: por clique (CPC) ou por mil exibições (CPM).

Invista nas palavras-chave do seu negócio.

Os principais motores de busca existentes na internet trabalham com palavras-chave. Para exibir os resultados, eles indexam os sites de acordo com as palavras-chave presentes no conteúdo da página. A técnica de SEO ajuda a organizar o conteúdo de seu site para aparecer no topo da lista de resultados de busca. Outra maneira de ficar no topo dessa lista é investir em links patrocinados.

Confira

  • Cinco dicas de SEO:

    1. Defina palavras-chave para cada página do seu site

Não aborde mais de um tema por página.

2. Estruture tópicos para seus textos

Organizar o conteúdo ajuda tanto o buscador quanto o leitor.

3. Personalize o conteúdo do meta-description

Evite que o Google exiba os 160 primeiros caracteres do texto, cortando palavras e frases ao meio.

4. Tenha seu conteúdo linkado por outros sites

Se páginas importantes linkarem seu conteúdo, ele aparecerá mais acima na lista de resultados.

5. Faça um sitemap

Isso ajuda o buscador a entender a estrutura do seu site e ele indexará melhor.

  • Cinco dicas de AdWords:

1. Encontre as palavras certas

Defina palvras-chave que descrevam bem o seu produto ou serviço. Não use palavras muito generalistas.

2. Faça grupos de anúncios

Segmente e agrupe suas palavras-chave. Escreva anúncios específicos para cada grupo de palavras.

3. Defina os canais certos

Escolha se deseja exibir seus anúncios nos resultados do Google, nos vídeos do YouTube ou em páginas de conteúdo.

4. Defina uma meta de conversão

Estabeleça um objetivo claro para sua campanha.

5. Monitore resultados

Verifique constantemente se seu objetivo foi atingido com o Google Analytics.

Seja um provedor de soluções para seus clientes.

Marcar presença nos interesses do cliente não é tarefa simples. Para isso existe o Content Marketing. Nessa estratégia, sua empresa passa a ser uma provedora de soluções. Pare de pensar somente em vender. O que sua empresa precisa é fazer a diferença no dia-a-dia dos clientes.

Pense nos serviços relacionados ao seu produto. Enumere os que podem ser úteis para seus clientes e faça a ponte entre eles. Por exemplo, uma loja de móveis poderia montar um blog especializado em design de interiores. As dicas do blog irão instruir o público sobre como deixar uma sala bonita e ainda farão indicações para produtos da loja.

Além disso, os posts poderão ser compartilhados pelos leitores. Por meio das indicações sua empresa atingirá públicos que nunca havia imaginado.

 

Inove nos modelos de negócio

Tenha sempre em mente que muitos tomadores de decisão são conservadores. Eles possuem aversão aos riscos e dificilmente irão optar por um sistema que nunca utilizaram antes. Flexibilize os seus modelos de negócio para superar esse entrave.

Ofereça um período de testes gratuito para que eles possam usar o serviço e verificar a sua qualidade. Depois de conquistar o cliente, jamais o abandone. Programas de relacionamento ajudam a manter os clientes existentes e a atrair novos.

Crie um programa que forneça pontos sempre que eles renovarem uma assinatura. Remunere com ainda mais pontos  os usuários que indicarem novos clientes para o sistema. Em seguida, encontre uma boa finalidade para os pontos. Faça com que as pessoas tenham como meta acumulá-los. Dê a eles a chance de trocar esses pontos por descontos em assinaturas, em serviços conveniados ou até mesmo por brindes.

Com as estratégias corretas, você pode conquistar e fidelizar clientes, alavancando cada vez mais o seu negócio.

Boas vendas!

banner_rodape

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.