Vida de profissional autônomo: dicas para captação dos primeiros clientes

shutterstock_141675481O número de profissionais autônomos no Brasil aumenta a cada dia. Com a desburocratização do processo de formalização, optar pela modalidade de trabalho autônomo está longe de ser uma alternativa insegura para o profissional.

Embora a atividade liberal acarrete muitas vantagens, como por exemplo mais flexibilidade e autonomia para gerir os negócios, ela implica também em grandes desafios. A parte mais complexa do empreendedorismo individual é se estabelecer no mercado, conquistar credibilidade no segmento e captar novos clientes.

Se você é um autônomo buscando prospectar clientes e alavancar seu negócio, mas ainda não sabe como, confira nossas dicas e descubra ótimas maneiras para atrair gente interessada em seus serviços. Seguindo esses conselhos, provavelmente não faltarão clientes utilizando seus produtos e serviços. Que tal fazer o teste?

Amplie a rede de contatos

Ampliar a rede de contatos é uma excelente medida para atrair novos clientes. Esse método visa estabelecer e fortalecer as relações com outros profissionais e empresas. Mesmo que esses profissionais atuem na mesma área que você, é importante não encará-los apenas como concorrentes, mas como pessoas que podem contribuir de alguma forma para o seu crescimento nos negócios. Se por algum motivo essas empresas e profissionais não puderem atender algum cliente, eles terão a quem encaminhá-lo. Você pode ser essa pessoa!

Além disso, tenha uma lista completa de fornecedores, faça parcerias para oferecer vantagens aos clientes e esteja disposto a trocar experiências com seus contatos. Assim você ficará a par das novidades do mercado e sempre atualizado no que diz respeito ao seu ramo de atuação

Invista em divulgação

A propaganda continua sendo a alma do negócio, portanto, invista em divulgação. Ninguém conhecerá seus produtos e serviços se você não ser visto. Busque essa visibilidade através das redes sociais, sempre aliando conteúdo de qualidade, imagens atrativas e a abordagem de assuntos que interessam ao público. Essa é uma das mais baratas e eficazes mídias no segmento corporativo. O Facebook, o LinkedIn e o Twitter são algumas das redes mais populares do nosso país, descubra em quais delas seus clientes potenciais estão concentrados e trabalhe com afinco para divulgar o seu negócio na rede.

O material impresso e os brindes personalizados também auxiliam na captação de clientes. Um autônomo não pode abrir mão de um cartão de visita de qualidade, pois esse é o tipo de coisa que as pessoas costumam guardar para usar caso precisem futuramente. A depender do segmento, panfletos, folders, cartazes, outdoors e ações promocionais também são muito  bem-vindos. Vale destacar que para que uma divulgação tenha efeitos positivos, é preciso antes de qualquer coisa conhecer bem o público, caso contrário, ela não atingirá quem deve.

Fidelize os clientes atuais

Sabia que manter os clientes que você já tem custa menos e é mais eficiente que captar novos? Isso acontece porque um cliente satisfeito, além de recorrer ao seu negócio com frequência, automaticamente apresenta seus serviços a outros consumidores. Em outras palavras, um cliente fidelizado amplifica a propaganda boca a boca, faz indicações e é porta-voz dos diferenciais do negócio.

Invista em prestar os melhores serviços possíveis, ofereça um atendimento personalizado, faça um acompanhamento pós-venda/pós-atendimento e busque melhorias constantes. O cliente reconhecerá seu esforço e divulgará o seu negócio entre amigos, colegas e familiares. Esteja certo de que essa é a propaganda mais bem aceita no mercado, pois o testemunho de um consumidor satisfeito transmite credibilidade de imediato.

Ofereça planos diversificados de pagamento

Não basta ter um bom atendimento, qualidade nos serviços e preço competitivo, é preciso oferecer aos clientes facilidade na hora de efetuar o pagamento. Isso faz toda diferença! Quantas vezes um cliente desiste do negócio porque a empresa ou o profissional não aceitam cartão de crédito? Isso é muito comum, mas não precisa ser a sua realidade.

Ofereça a possibilidade do cliente pagar de forma parcelada, através do cartão ou do boleto. Se você acha que abrir o leque de opções pode dificultar o controle das cobranças, cogite a possibilidade de automatizar esse processo através de plataformas SaaS. É barato, prático e seguro!

Não abra mão do auxílio da tecnologia, afinal, ela pode ser uma ótima ferramenta na conquista de novos clientes. Para os profissionais autônomos, os softwares de cobranças recorrentes, gestão financeira e de relacionamento podem acabar atuando como a peça que faltava para atrair mais clientes para seu negócio. Pense nisso!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.