Soluções MPOS: conheça os prós e contras

NFC - Near field communication / easy pay with mobile phone

Os MPOS são tecnologias acopladas a smartphones, tablets ou algum outro dispositivo wireless, que realizam as funções de uma caixa registadora ou de um terminal eletrônico de vendas. São praticamente pontos de venda móvel! Tal recurso tecnológico possibilita uma solução de pagamento integrada por meio de um dispositivo móvel, que proporciona um terminal de atendimento para negócios dos mais variados portes, de empresas de pequeno e médio volumes a profissionais que se deslocam por conta de seus serviços, de maneira que aceitam cartões de crédito e de débito em qualquer local e a qualquer hora.

Porém, como todo e qualquer avanço tecnológico, essa inovação traz, sim, muitos benefícios para seu negócio, mas também carrega consigo algumas inconveniências. Quer saber mais sobre os prós e os contras de um sistema MPOS para tirar suas próprias conclusões? Então confira agora mesmo nosso post e fique por dentro dessa novidade:

O funcionamento do MPOS

Dependendo do software, um MPOS pode funcionar como um simples dispositivo autônomo ligado à conta de negócios e a um banco de dados, ou pode ser vinculado a um sistema de ponto de vendas maior, ligado a uma rede central. Normalmente, com o objetivo de proteger os dados do titular do cartão de crédito ou de débito, esses registros são encriptados e armazenados em nuvem, e não dentro do próprio dispositivo usado pelo estabelecimento ou pelo profissional.

Os prós do sistema

Uma solução de ponto de venda móvel pode agilizar bastante os processos de venda e de pagamento aos clientes, proporcionando melhores experiências de atendimento a seus consumidores e um aumento na produtividade da equipe envolvida no negócio. Um MPOS permite que se conduza as operações financeiras de onde se estiver, liberando o vendedor mais rapidamente para realizar outras operações, diminuindo significativamente o desperdício de tempo e possíveis retrabalhos. Sem contar que os clientes ficarão muito mais satisfeito, visto que se eliminará o tempo de espera para o fechamento dos negócios.

Além disso tudo, o pequeno ou médio empresário não precisará arcar com uma onerosa infraestrutura a fim de conseguir realizar suas transações financeiras, tendo que investir em um registro eletrônico mais complexo ou em um serviço de suporte ao software, por exemplo, já que qualquer smartphone, tablet ou dispositivo do tipo pode ser transformado em um MPOS a partir de um simples e rápido download padrão. Tem-se, inclusive, a possibilidade de contar com docking stations opcionais para ler códigos de barras e imprimir recibos. De forma geral, há uma redução dos custos operacionais e um considerável aumento de receitas para o negócio.

Os contras do MPOS

A principal desvantagem em se usar um MPOS é ter que fazer um breve treinamento de seus funcionários ou da sua equipe para saber usar bem todos os recursos dessa tecnologia, criando uma rotina de procedimentos que deve ser devidamente respeitada. Assim, o colaborador que não interagir bem com a interface do MPOS poderá acabar demorando mais para cumprir o atendimento e o pagamento do cliente.

Além disso, o dono do negócio vai se deparar com algumas taxas de cobrança das administradoras de cartão de crédito, só vindo a efetivamente receber o montante pago dias depois. Também passa a haver a necessidade permanente de uma boa conexão discada — telefone — e a eventualidade de algum vírus ou malware interceptar as operações financeiras. Por isso, deve-se investir em softwares de proteção para a devida prevenção dessas possibilidades.

A cada dia que passa, aumenta ao redor do mundo a concretização de transações sem dinheiro em espécie. Assim, aproveitar uma solução MPOS no seu negócio pode ser um bom recurso para se administrar pagamentos e outras demandas financeiras com cartões. Porém, é preciso levar em conta os custos adicionais que essa implementação e sua posterior manutenção trarão.

Agora comente aqui e nos conte se você já pensou em utilizar um ponto de venda móvel em seu negócio. Efetivou a ideia ou o plano ficou só no papel? Compartilhe suas experiências e impressões conosco!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.