Quais são os profissionais fundamentais para sua startup SaaS

startupA construção de uma startup SaaS de sucesso envolve uma longa jornada de problemas, decepções, mudanças e, com muito trabalho duro, vitórias. De tudo que o empreendedor encontrará nesse caminho, pouca coisa será influenciada pelo seu produto, serviço ou mercado no qual ele escolheu se inserir. Na verdade, tudo será baseado no time que ele escolheu para estar ao seu lado.

Isso serve para ilustrar a importância de saber decidir quais são os profissionais fundamentais para a empresa, independentemente do estágio no qual ela se encontra. Eles serão peças-chave que conduzirão o restante do time frente aos obstáculos e, principalmente, estarão alinhados com os princípios e objetivos dos fundadores.

Sua empresa também precisa de um time campeão para chegar ao sucesso! Abaixo listamos três profissionais fundamentais para a sua startup SaaS.

Alguém que desenvolva o negócio

A concorrência no mercado de SaaS é grande e bem capacitada. Entrar nele sem alguém que tenha experiência no desenvolvimento do negócio e conheça bem o setor é arriscado. Esse profissional será responsável por coordenar a estrutura do seu serviço e mapear, principalmente, quem serão os parceiros fundamentais ao negócio. Além disso, é uma pessoa que deverá acompanhar você em reuniões com investidores e clientes em potencial, dessa forma, precisa ser alguém de sua confiança.

Mais do que isso, é preciso alguém com espírito de liderança já que esse profissional, muitas vezes, ocupa cargos de comando na empresa.

Um responsável pelo marketing

Startups de softwares as a service costumam disputar a atenção de consumidores com vários outros serviços. Isso implica em baixas taxas de conversão, algo menor que 5%. Dessa forma, é muito importante ter alguém no time que seja capaz de desenhar, criar e executar campanhas de marketing que incrementem esses números.

Através dessas campanhas e da forma como você se relaciona com seus clientes será decidido o futuro da empresa. Uma grande rotatividade de clientes, aliado à um custo alto de aquisição pode ser fatal para a operação. Saber como atrair e reter o público é tarefa do marketing e ação fundamental para o crescimento da sua startup.

O colaborador da área de tecnologia

Há várias alternativas hoje para a área de tecnologia nas startups. Como o setor de TI tem crescido bastante, é comum que muitos fundadores optem por terceirizar a criação do seu serviço para outras empresas e até mesmo para outros países, na busca por custos menores.

Mesmo que essa seja sua estratégia, é importante ter um profissional da área de tecnologia no seu time. Ele servirá para medir a qualidade do seu software, cobrar ajustes e melhorias e até auxiliar o seu departamento de suporte com possíveis problemas que clientes irão enfrentar.

Possivelmente, esses três profissionais não serão suficientes, mas serão fundamentais. Dependendo do seu mercado você pode querer alguém mais especializado ou flexível, essa avaliação também precisa ser feita se o estágio da sua startup é mais de expansão ou captação de recursos, por exemplo. Entender esses fatores menores é uma habilidade exigida aos empreendedores que pretendem criar grandes empresas e times vitoriosos.

Alguma dúvida sobre esses e outros profissionais fundamentais? Aproveite os comentários abaixo para entrar em contato.

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.