O que preciso para ter uma startup Saas?

saas

O modelo de software como serviço (SaaS), também conhecido como on-demand ou feito sob demanda, está mudando a maneira de uso de aplicações nas companhias, independentemente de qual seja o porte delas. O conceito, que está associado a tendências como a hospedagem na rede, a Web 2.0 e o Office 2.0, requer não somente a implantação dessas novas tecnologias como uma estratégia inovadora de negócios para que as corporações reconheçam as vantagens, confiem e adotem a opção.

Criar e administrar uma companhia de SaaS exige uma mudança de entendimento sobre como gerenciar a empresa. Portanto, é importante ater-se a práticas que envolvam todas as áreas do negócio numa mesma perspectiva.

Para estruturar sua startup de software como serviço, comece respondendo perguntas: quais são os indicadores de sucesso mais importantes para você? Como medi-los? Quem é o responsável por encontrá-los?

Afinal, o que é preciso para montar uma boa e bem-sucedida fornecedora de software como serviço? A primeira etapa é garantir a qualidade dos seus serviços e obter um know how completo sobre Saas, contratando e treinando profissionais que sejam, sobretudo, aptos a dirigirem seus projetos. Confira peças importantes que devem ser encaixadas entre as prioridades da equipe novata no modelo empresarial deste setor.

Uma startup SaaS precisa de:

Líderes responsáveis

Seus colaboradores devem ter a visão de negócio necessária para enfrentar todas as mudanças que o gerenciamento de uma empresa de SaaS desencadeiam. A principal característica deste tipo de profissional é a consideração com os clientes. O líder entende que o contato permanente com os usuários de seus serviços é mais interessante do que tratar as negociações como transações isoladas, que geram resultados uma só vez. Os benefícios são contínuos e ilimitados para aqueles que mantém a aproximação com o público.

Uma equipe responsável também considera e respeita os ciclos de necessidades do seu consumidor. As métricas de cada etapa de implantação do software devem ser bem definidas no início do projeto. É importante manter a comunicação entre os colaboradores sempre em dia, realizando reuniões ou montando painéis que contenham os estágios em que o trabalho se encontra, os objetivos e as etapas a serem vencidas. O quadro deve estar sempre visível e disponível para consulta.

Aplicativos realmente úteis

Apesar de ter como característica a entrega agilizada, os softwares baseados na web devem não somente adaptar-se rapidamente a uma plataforma e versão, mas entregar aquilo que o cliente quer receber. Quando os usuários entram em contato com uma aplicação SaaS, eles esperam uma interface intuitiva e aberta, com possibilidade de customização e atualizações constantes, para manter o comprometimento com o serviço.

Aliás, este é um ponto importante: é melhor fornecer serviços em vez de oferecer apenas produtos, e isso deve estar claro na apresentação para o seu cliente. A contratação da solução inclui entrega, suporte e manutenção recorrente. Assim, os consumidores irão confiar e investir na sua startup, além de recomendá-la para outros usuários.

Investimentos

Vale a pena investir em uma boa infraestrutura, que seja confiável e suporte uma arquitetura escalável. Isso inclui hardware e software suficientes para manter, pelo menos, um servidor de base de dados, grande largura de banda, certificados de segurança, ferramentas de backup e sistemas de monitoramento.

Público-alvo bem definido

Saber quem são os clientes do seu software é um dos benefícios do SaaS – por meio de um clique apenas você está diante do seu cliente e de informações ricas sobre ele, diretamente na web, sem necessidade de pesquisas de campo, sistemas subjetivos de se obter algum feedback ou estratégias caras de marketing.

Seu produto é hospedado na internet e seu cliente é um internauta por excelência. Portanto, há como desenvolver aplicativos com alto padrão de experiência do usuário, baseando-se em dados virtuais do próprio consumidor. Assim fazem as fornecedoras de sucesso, como a Amazon.com ou a Google. O que você precisa fazer é simplesmente estabelecer padrões de comportamento de acordo com uma análise online dos dados da pessoa. Tudo deve ser documentado e transmitido aos profissionais de marketing de criação.

E você, empreendedor, o que está fazendo para criar, manter e aumentar a visibilidade da sua startup fornecedora de SaaS? O que é essencial para você? Participe nos comentários!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.