Boleto bancário

O que é carnê de pagamento e como funciona?

Publicado em . Atualizado em
Por Eduardo Kruger . Tempo de leitura: 6 mins
Celular apontando para boleto do Asaas, ilustrando o que é carnê de pagamento.

No Brasil, o carnê de pagamento é uma forma popular de compras, por seu fácil acesso aos consumidores que não possuem linhas de crédito ou não têm dinheiro para comprar à vista. 

Os carnês também oferecem maior previsibilidade no fluxo de caixa ao negócio, já que as parcelas ditam os valores futuros. 

Para que você entenda como oferecê-lo aos clientes, explicaremos, o que é carnê de pagamento, como funciona e muito mais, acompanhe.

O que é carnê de pagamento?

Os carnês de pagamento são documentos semelhantes aos boletos bancários, usados para um pagamento parcelado. São os também chamados “boletos parcelados”, que podem ser usados para serviços ou para vendas de produtos.

Assim, o carnê de pagamento é uma espécie de junção de dois principais meios de pagamento: o boleto e os cartões de crédito, que permite parcelamento do valor total da compra. 

A folha do carnê traz algumas informações: 

  • Valor da parcela, que ficará disponível mensalmente;
  • Data de vencimento do pagamento;
  • Dados do beneficiário, trazendo informações de quem está recebendo o pagamento;
  • Código de barras ou QR code, para facilitar o pagamento em agências ou via internet.
Boleto carnê, como utilizar em compras, cobrança e pagamentos.

Qual a diferença entre carnê e boleto?

Embora sejam bastante parecidos, afinal, os carnês utilizam vários boletos para cobrança, esses meios de pagamento cumprem funções diferentes. 

O boleto é um título de cobrança versátil e eficiente para oferecer aos clientes. Mesmo com a ascensão de outros métodos de pagamento, ainda é uma das opções mais escolhidas entre os brasileiros. 

Existem diversos tipos de boletos bancários: 

  • Para pagamentos avulsos, para compras pontuais de produtos ou serviços; 
  • Para pagamentos recorrentes, muito utilizados em assinaturas.

Já os boletos parcelados, ou carnês de pagamento, oferecem uma linha de crédito para os clientes. Neste caso, a empresa envia todos os boletos do pagamento a prazo de uma vez, e os pagadores ficam responsáveis pela gestão e pagamento dos boletos. 

Os carnês de pagamento também podem ser usados para assinaturas, a fim de otimizar a gestão de cobrança da empresa.

Quando oferecer boleto parcelado?

Os boletos bancários, em 2023, movimentaram mais de R$ 5,8 trilhões em mais de 4,2 bilhões de documentos, segundo a FEBRABAN

Embora seja uma forma de pagamento menos utilizada com a ascensão do Pix e de outros métodos, o carnê de pagamento ainda é uma escolha decisiva para milhares de brasileiros. Ele pode ser usado de diversas formas: 

  • Parcelar compras a prazo para clientes sem acesso a crédito;
  • Realizar cobranças recorrentes e por assinatura;
  • Servir como meio de cobrança de serviços como: materiais escolares, condomínios, IPTU, etc;
  • Para oferecer menores taxas de juros em pagamentos.

Lembrando que, essa escolha deve fazer sentido para o nicho de atuação

Como funciona o carnê de pagamento?

Agora que já sabe o que é carnê de pagamento, é importante saber como eles funcionam. Afinal, os carnês proporcionam maior flexibilidade aos clientes. No entanto, o negócio fica integralmente responsável pela cobrança do crédito.

Por isso, o sistema emissor permite a cobrança de crédito e juros por boleto. Com isso, é possível cobrar taxas no parcelamento. Porém, essa determinação deve ser prevista em contrato ou no acordo entre ambas as partes da transação.

Para essa modalidade de pagamento, o tempo de compensação de carnês segue as normas estabelecidas pela FEBRABAN. No Asaas, por exemplo, para pagamentos até 13h30, o boleto é compensado no mesmo dia. Após este horário, a compensação acontece no próximo dia útil.

Não apenas a compensação, existem outras particularidades para vender no boleto parcelado. Veja mais a seguir: 

O carnê pode ser impresso, por meio de um modelo previamente estabelecido, e entregue aos clientes ou podem ser emitidos digitalmente. Para isso, é necessário usar uma plataforma de cobranças que torne esse processo mais fácil. 

Abaixo, mostraremos como fazer um carnê de pagamento físico e online: 

Imagem explicativa mostrando carnê de pagamento.

1. Carnê físico

Existem diversos modelos de carnê de pagamento físico, disponíveis na internet para impressão. Eles não possuem nenhuma validade fiscal, já que não são intermediados por instituições de pagamentos. 

Também é possível realizar a emissão do carnê em plataformas digitais, como o Asaas, imprimir e entregar ao cliente fisicamente, mantendo a segurança da sua operação.

2. Carnê digital

Existem diversas plataformas que disponibilizam a criação de carnês de pagamento digitalmente. Além de realizar o envio do documento, ainda é possível acompanhar o pagamento das parcelas e monitorar e evitar a falta de pagamento. 

A criação dos boletos parcelados no Asaas, acontece por meio de sistemas de cobrança. Assim, durante o processo de emissão do carnê, basta selecionar a opção “parcelamento”. 

Dessa forma, automaticamente, o sistema irá pegar o montante total e dividir pela quantidade de parcelas, incluindo no processo, as porcentagens de juro e multa por falta de pagamento (pré-estabelecidos). 

Além disso, você pode configurar as notificações de lembrete de cobrança, que serão enviadas por diversos meios ao cliente: e-mail, SMS, ligação, WhatsApp. 

Além disso, com o Asaas, é possível usufruir de alguns benefícios exclusivos que facilitarão a gestão financeira do negócio

  • Controle de cobranças: gestão de cada nova cobrança emitida, verificando inadimplências, pendências e pagamentos já realizados, equilibrando o fluxo de caixa;
  • Integração entre sistemas: você consegue integrar a API do Asaas com diversos sistemas de venda e serviço, sincronizando dados e garantindo mais confiabilidade nas informações;
  • Emissão de notas: a plataforma Asaas também possibilita a emissão de notas fiscais, facilitando o processo de regularização das empresas; 
  • Antecipação de boleto: quando o negócio necessitar de dinheiro sem ter valores em caixa, ao invés de recorrer a empréstimos, a antecipação facilita o recebimento das parcelas, com baixa taxa de juros. 

Para se aprofundar mais sobre as funcionalidades do Asaas e como ele pode facilitar a emissão dos carnês de pagamento, abra a sua conta PJ e comece a emitir boletos!

Compartilhar:

Escrito por

Eduardo Kruger

Diretor de produto no Asaas. Trabalha com desenvolvimento de produtos e tecnologia há quase 20 anos. Já atuou em projetos para grandes empresas, como Conta Azul, HSBC S.A., GVT, TV Globo, MasterCard e GuiaBolso. Tem experiência com gestão de times de desenvolvimento, planejamento de projetos e liderança.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notebook e celular exibindo a interface do Asaas e a frente deles um cartão do Asaas.

Asaas: conta digital completa para sua empresa

Emita cobranças, faça transferências, pague contas e gerencie seu negócio em um único lugar.
Conhecer o Asaas