Me tornei MEI e já fez 3 anos. Agora sou obrigada a pagar um contador mensalmente? Onde posso obter informações detalhadas sobre esse assunto?

Será que realmente é necessário ter um contador todos os meses para ser um MEI e emitir nota fiscal? A resposta é não.

De acordo com a lei complementar nº 128, o MEI está desobrigado do pagamento de uma empresa contábil ou de um contador. Isso significa que ele terá custos menores que uma microempresa, mas pode ter um pouco mais de trabalho para organizar as finanças.

É importante guardar todas as cópias das notas fiscais emitidas, além de registrar quanto compra e quanto ganha. Isso ajuda a ter um controle das finanças, até porque o MEI só pode ter faturamento de até 60 mil reais por ano.

Se você quer reduzir esse trabalho, pode contratar um contador ou instalar um software de gestão financeira, embora isso não seja obrigatório. Mas essa opção é melhor para o seu bolso e você acompanha de perto o desempenho da sua empresa.

O MEI não está livre de toda e qualquer formalidade. Por exemplo, é importante que seja feito o Relatório Mensal de Despesas Brutas e que ele seja anexado às notas fiscais do mês anterior. Esse documento deve ser preenchido até o dia 20 do mês correspondendo ao mês anterior. Por exemplo, você tem até o dia 20 de fevereiro para preencher o relatório de janeiro.

Para obter mais informações, é bem simples: basta acessar a página do Portal do Empreendedor e pesquisar tudo o que você precisa saber sobre MEI.

Que tal compartilhar com a gente suas experiências como MEI? Comente!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.