Atualmente, existem diversos tipos de contas bancárias que empreendedores e empresas podem utilizar para facilitar a compensação das transações bancárias. Por exemplo, a conta corrente é uma conta especial para depósitos, que pode ser utilizada para pessoas físicas ou jurídicas.
Ela permite realizar transações básicas como depósitos, saques, transferências e pagamentos, podendo ser individual ou conjunta, gratuita ou com funcionamento mediante pagamento de mensalidade.
Nas próximas linhas, explicaremos mais sobre o que é conta corrente, como usá-la e a diferença com outras modalidades de conta bancária, como a conta poupança. Continue lendo!
O que é conta corrente?
A conta corrente é um tipo de conta bancária projetada para facilitar as transações financeiras do dia a dia. Diferente de contas de poupança, destinadas principalmente para guardar dinheiro, a conta é focada na movimentação frequente de fundos.
A conta corrente proporciona todas as funcionalidades de gestão financeira para um negócio, como: transferências, depósitos, saques, pagamento de contas e, ainda, pode disponibilizar cartões de crédito ou débito para compras.
Essa modalidade também permite o uso de serviços adicionais, como o cheque especial e a possibilidade de realizar transações eletrônicas por meio de aplicativos móveis. É possível criar contas correntes tanto em bancos tradicionais, quanto em fintechs, como o Asaas.
Quais os tipos de conta corrente?
Existem alguns tipos de contas correntes que podem ser mais eficientes para o dia a dia de empresários. Além de contar com as facilidades necessárias, ainda existem outras características que devem ser consideradas na escolha da melhor conta corrente.
Veja algumas opções de conta corrente existentes no mercado atualmente:
1. Conta corrente gratuita
Todas as instituições financeiras são obrigadas a oferecer pelo menos 1 modalidade de conta corrente sem tarifas ou taxas adicionais, segundo regulamentação do Banco Central.
Esse tipo de conta corrente tem o pacote mínimo de serviços (transferência, Pix, saque, etc), sem cobranças adicionais. No entanto, para alguns serviços específicos, poderá haver a cobrança. O pacote mínimo inclui:
- 10 folhas de cheque por mês;
- Cartão de débito;
- Solicitação de 2 extratos bancários por mês;
- 4 saques por mês;
- 2 transferências bancárias entre contas da mesma instituição.
2. Conta corrente com mensalidade
Essa modalidade de conta corrente oferece mais benefícios do que a conta básica, mediante pagamento de taxas pré-acordadas com a instituição financeira. Ou seja, há a cobrança de uma taxa de manutenção mensal da conta.
No entanto, esse tipo de conta corrente vem acompanhado de diversos benefícios, que variam conforme a instituição financeira: taxas menores, desconto em produtos financeiros, cheque especial sem juros por alguns dias, etc.
Além de também proporcionar acesso a outras vantagens, como programas de pontos, recompensas, parcerias com outras lojas, etc. Vale ressaltar, no entanto, que melhores benefícios estão atrelados a um saldo mínimo.
3. Conta digital
As contas digitais possuem as mesmas facilidades e funcionalidades de uma conta normal: fazer e receber pagamentos, pagar contas, sacar dinheiro, etc. Elas também rendem o dinheiro, mesmo quando ele está parado.
No entanto, por se tratar de uma conta digital, não possui o suporte básico de contas correntes de bancos tradicionais, como: agências físicas, operadores de caixas, etc. Geralmente, necessitam do uso do internet banking, de aplicativo de conta digital ou de caixas eletrônicos.
4. Conta conjunta
Essa modalidade de conta corrente é compartilhada com uma ou mais pessoas — podendo ser utilizada tanto por pessoas físicas, quanto jurídicas, junto a parentes ou sócios em um negócio.
Cada usuário tem acesso normal à conta, podendo usufruir do dinheiro para todas as funcionalidades disponíveis, como cartão de crédito separado, ou contratadas com a instituição financeira.
5. Conta corrente PJ
Todo negócio precisa ter uma conta em uma instituição financeira para realizar o recebimento dos valores e pagamento de obrigações. E, por possuírem CNPJ, não podem utilizar o mesmo tipo de conta corrente de pessoas físicas.
Por isso, as instituições financeiras oferecem as contas PJ, para separar as movimentações financeiras de PFs e empresas, mantendo todas as transações do negócio centralizadas. Além de úteis para a organização, também oferecem condições especiais para obtenção de crédito e serviços mais focados para empresas:
- Taxas menores;
- Cartões de crédito empresariais;
- Linhas de crédito diferentes;
- Etc.
Qual a diferença entre conta corrente e poupança?
Embora ambas sejam modalidades de conta bancária, a conta corrente e a conta poupança têm finalidades e características distintas. Geralmente, podem ser utilizadas em conjunto, com uma conta poupança atrelada a uma conta corrente.
Atualmente, por conta da rentabilidade de contas digitais e o baixo rendimento de poupanças (atrelado à taxa Selic), essa modalidade perdeu um pouco a sua popularidade, embora ainda seja bastante utilizada pela população brasileira.
Veja a diferença entre os tipos de conta bancária:
Conta Corrente
- Ideal para transações diárias e frequentes, como recebimento de salários, pagamentos de contas e transferências.
- Permite o uso de cheques e cartão para realizar pagamentos e saques.
- Geralmente não oferece rendimento sobre o saldo disponível na conta.
- Pode estar sujeita a tarifas e taxas de manutenção mensal, além de exigir um saldo mínimo para abertura e manutenção da conta.
Conta Poupança
- Destinada principalmente à economia e ao acúmulo de recursos para objetivos de curto ou longo prazo.
- Oferece rendimento sobre o saldo disponível na conta, geralmente calculado com base na Taxa Referencial (TR) mais uma taxa de juros definida pelo banco.
- Não permite o uso de cheques, sendo mais limitada em termos de transações financeiras. As retiradas são realizadas por meio de saques ou transferências para a conta corrente.
- Geralmente isenta de tarifas de manutenção e possui um limite máximo de movimentação financeira por mês, estabelecido pelo Banco Central do Brasil.
Como funciona uma conta corrente?
A conta corrente é uma das modalidades mais comuns de conta bancária, tanto para pessoas físicas quanto para empresas. Por ser de fácil utilização e ter recursos utilizados em transações financeiras, o indicado é procurar uma instituição financeira que abranja as necessidades do negócio.
De maneira geral, uma conta corrente funciona com as seguintes funcionalidades:
- Depósitos e retiradas: os titulares da conta podem realizar depósitos de dinheiro, cheques e transferências eletrônicas para adicionar fundos à sua conta. Eles também podem fazer retiradas de dinheiro por meio de saques em caixas eletrônicos, transferências para outras contas ou pagamentos de contas.
- Movimentação de recursos: a conta corrente permite a movimentação frequente de recursos, permitindo que os titulares realizem diversas transações financeiras, como pagamentos de contas, transferências para terceiros, compra de produtos e serviços, pagamento de cheques e débitos automáticos.
- Registro e controle: os titulares da conta têm acesso a extratos bancários que registram todas as transações realizadas na conta, garantindo maior controle financeiro. Isso inclui a verificação de depósitos, saques, transferências e pagamentos. Isso permite um controle efetivo sobre as finanças e uma visão clara dos saldos disponíveis.
- Tarifas e taxas: as contas correntes estão geralmente sujeitas a tarifas e taxas, como taxas de manutenção mensal, tarifas por transações realizadas, taxas por uso de cheques, entre outras. Os custos associados variam conforme a instituição financeira e o tipo de conta corrente escolhida.
- Pagamento de contas, transferências e extratos: a conta corrente permite pagar contas de consumo, como: água, luz, telefone e internet, por meio de débito automático, transferências eletrônicas ou emissão de cheques. Além disso, os clientes podem transferir fundos entre suas próprias contas bancárias ou para contas de terceiros, utilizando, por exemplo, o Pix, DOC e TEC, gerando extratos e comprovantes das transações.
Como abrir uma conta corrente?
Abrir uma conta corrente pode ser um processo relativamente simples, mas é importante seguir algumas etapas para garantir que tudo seja feito corretamente.
É importante ressaltar que, para abrir uma conta corrente, é necessário ter mais de 18 anos, ou contar com a autorização dos pais/responsáveis para legalizar o procedimento. No mais, o passo a passo dependerá da instituição financeira escolhida, mas seguirá basicamente os seguintes passos:
- Escolha do banco: primeiro, é preciso decidir em qual banco abrir a conta. Considere fatores diversos fatores, entre conta digital ou tradicional, localização da agência, taxas, serviços oferecidos e reputação do banco.
- Documentos necessários: os documentos necessários podem variar conforme o banco e o tipo de conta corrente e acesse o aplicativo do banco para abertura de conta.
- Preenchimento de formulário de abertura de conta: preencha um formulário de abertura de conta, fornecendo suas informações pessoais, como nome completo, data de nascimento, endereço, profissão, entre outras.
- Apresentação dos documentos: entregue os documentos necessários ao funcionário do banco para verificação e registro. Eles podem fazer cópias dos seus documentos para os registros do banco.
- Escolha do tipo de conta e os serviços desejados: durante o processo de abertura, escolha o tipo de conta e os serviços adicionais que deseja, como cartão de débito, talão de cheques, acesso ao internet banking empresarial, entre outros.
- Ativação da conta: após a abertura da conta, o banco fornecerá os detalhes da nova conta, como número da conta e agência, e instruções sobre como acessar e utilizar os serviços bancários.
Lembrando que as etapas exatas podem variar dependendo do banco e da localização, então é sempre bom verificar os requisitos específicos do banco escolhido antes de iniciar o processo de abertura da conta corrente.
Conheça a conta corrente digital para empresas
O Asaas é uma conta digital completa e com diferentes recursos para ajudar o negócio a crescer e se desenvolver. Na instituição financeira, é possível usufruir de diversos benefícios focados na gestão financeira de um negócio.
Com o Asaas, a empresa garante soluções para as mais variadas necessidades, como, por exemplo:
- Receber e realizar pagamentos de maneira eficiente, sem maquininha de cartão;
- Auxílio na gestão de venda presencial e online;
- Soluções de cobrança dos clientes, com automatização de processos;
- Emissão de notas fiscais;
- Gestão financeira completa, com consulta de fornecedores no Serasa e relatórios financeiros.
Abra já sua conta digital para pequenas e médias empresas no Asaas, e usufrua de todas as funcionalidades para a gestão de um negócio!