Como uma aceleradora pode ajudar sua startup

aceleradoraStartups geralmente se aventuram por caminhos ainda pouco explorados pelas empresas mais tradicionais do mercado, ainda mais quando falamos do meio digital, que ainda está em franca expansão. Por isso, os caminhos parecem complexos e pode surgir uma certa dificuldade para decidir por onde prosseguir. E mesmo que você domine bem a área na qual está investindo, um auxílio a mais sempre é bem-vindo. Foi observando este contexto que as aceleradoras começaram a surgir.

Já ouviu falar em aceleradoras? Uma aceleradora de startups é um grupo de pessoas experientes e atuantes no mercado, que se reúnem sob uma bandeira para fornecer tutela para empresas inovadoras. O grupo geralmente é formado por empresários e investidores das mais diversas áreas, interessados em ajudar sua startup a crescer cada vez mais em um período de tempo menor do que você levaria se estivesse sozinho na empreitada.

Confira, a seguir, como uma aceleradora pode ser útil até mesmo para sua startup Saas!

Ampliando o campo de conhecimento

Quando você passa a trabalhar com uma aceleradora, acontece uma grande soma dos seus conhecimentos aos dos mentores. Dessa maneira, muitos outros cenários passam a ser analisados e novas oportunidades vêm à tona. Você pode entender, por exemplo, muito sobre como o seu Saas é benéfico para um público específico, mas será que é capaz de identificar com certeza qual a mais eficiente estratégia para atrair estes consumidores em potencial? Um mentor especializado em marketing é ideal nesta situação e acrescentará bagagem na hora de formular o seu plano de negócio.

Pagamento em relação aos resultados

Aceleradoras geralmente fazem sua cobrança em cima de uma pequena porcentagem do rendimento de sua startup, por isso não há preocupação ou desespero com um grande retorno imediato para cobrir o gasto. Isso inclusive faz com que você enxergue de uma maneira mais prática o interesse do grupo no seu sucesso: quanto mais você faturar, maior o faturamento deles também.

Aconselhamento certo em momentos de crise

Por contar com um corpo de mentores experientes, uma aceleradora é o local ideal para você procurar os conselhos certos quando algum tipo de crise afligir sua startup Saas. É muito difícil identificar sozinho um caminho claro por onde seguir quando se está começando, sem contar que inúmeros palpites infundados podem surgir e só vão complicar mais a situação. Mas apoiando-se em um grupo de empresários com conhecimento de tendências e de mercado, você pode tomar ações de uma maneira mais segura, contando com o conhecimento adquirido em experiências anteriores.

Investimentos precisos

Sob a tutela de uma aceleradora, você evitará que tempo e dinheiro sejam desperdiçados, pois os principais pontos carentes serão identificados e as energias serão corretamente direcionadas a cada um deles. Assim, você terá mais segurança para dosar os investimentos em desenvolvimento do software, em marketing, recursos humanos, etc. Lembre-se que o corpo de mentores é formado também por investidores, que podem acreditar na sua ideia e injetar dinheiro nela caso seja interessante e necessário, além de que pequenos aportes de capital também fazem parte dos serviços de uma aceleradora.

Estou interessado! E agora?

Esses são só alguns aspectos de algo que com certeza pode ser a força que faltava para decolar seu empreendimento. Mas agora você deve estar se perguntando: como posso conseguir uma aceleradora para minha startup Saas? Primeiro, você deve, pelo menos, colocar o seu negócio para rodar, desenvolvendo parte da sua ideia e de seu software, identificando como ele pode ser um serviço novo e útil para o mercado, ao mesmo tempo em que mostra a sua real vontade e inspiração para o ramo. Depois, realize a inscrição de sua startup em alguma aceleradora enquanto o período estiver aberto para participar do processo de seleção. Quanto mais madura e bem projetada estiver a sua ideia, melhores as chances. Você pode começar a pesquisar e  conhecer algumas aceleradoras como a Supernova e a Aceleradora.

O meio digital é um mundo em crescente expansão, que abre muitas portas para novas ideias e novos empreendimentos. Por isso, para tirar o máximo proveito da sua startup Saas, não deixe de consultar e procurar uma aceleradora, que com certeza se atentará à sua inovação. Escreva um bom projeto, mostrando a que veio e porque o seu negócio tem potencial de crescimento, que é inclusive o aspecto de maior valor para os investidores.

Já procurou uma aceleradora ou já trabalhou com alguma antes? Como foi sua experiência?

banner_rodape

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.