• Home
  • |
  • Conta Digital
  • |
  • Como funciona o cartão de crédito para empresa? Vale a pena ter um?

Como funciona o cartão de crédito para empresa? Vale a pena ter um?

Por Eduardo Kruger
Publicado em 18 de abril, 2022 | Atualizado em 20 de maio, 2022

Ter um cartão de crédito é um recurso que possibilita muitas facilidades para os consumidores. Mas essa é uma vantagem não apenas para pessoas físicas. É possível ter um cartão de crédito empresarial, pensado especificamente para as necessidades do negócio. Mas, como funciona o cartão de crédito para empresa?

Não só é possível, como é extremamente importante ter um cartão exclusivo para a empresa, para não misturar com as suas contas pessoais. Isso sem falar das vantagens que é possível ter, como crédito no mercado para investimentos que a empresa precise fazer.

Neste artigo, você vai entender como funciona o cartão de crédito para empresa. Além disso, abordamos as diferenças entre cartão empresarial, cartão corporativo e cartão pessoal, entre outros assuntos.

Continue a leitura para saber mais!

Conteúdo

Como funciona o cartão de crédito para empresa?

Um cartão de crédito pessoa jurídica funciona de forma parecida com um cartão de crédito para pessoa física. Ou seja, a instituição estabelece um limite de crédito e a empresa pode fazer compras e pagar as despesas corporativas, sendo mais prático e seguro do que ter dinheiro em mãos.

Além disso, o cartão de crédito para empresa pode funcionar como um cartão pré-pago, permitindo controlar os gastos de maneira mais fácil.

Sendo assim, a empresa tem mais possibilidades ao garantir uma excelente ferramenta para gerir melhor os gastos do negócio.

No entanto, há algumas diferenças que é importante compreender antes de optar por ter um cartão de crédito empresarial. Saiba mais a seguir.

Quais são as diferenças do cartão empresarial?

O cartão de crédito PJ apresenta algumas diferenças em relação ao cartão corporativo e ao cartão de crédito pessoal. A seguir, listamos alguns pontos que é importante entender.

Cartão empresarial vs. cartão corporativo

Cartão empresarial e cartão corporativo não são sinônimos. Eles se diferenciam principalmente pela finalidade.

O cartão empresarial, ou cartão de crédito para empresa, é aquele que é usado para fazer compras do negócio. Ou seja, tem a mesma função de um cartão de crédito para pessoa física, mas é destinado ao uso empresarial.

Já o cartão corporativo é um cartão disponibilizado para os colaboradores da empresa para despesas de trabalho, como eventos, cursos, viagens, passagens, hotéis, alimentação etc. É um tipo de cartão que pode ser pré-pago ou pós-pago, tendo limite de valor, assim como um cartão de crédito comum.

Cartão empresarial vs. cartão pessoal

Em relação ao cartão de uso pessoal, a principal diferença do cartão empresarial é que este geralmente tem benefícios específicos para empresas.

Além disso, é importante que a empresa concentre suas compras e pagamentos em um cartão para ter uma melhor gestão financeira a partir de um relatório único das transações. Quando isso é feito usando um cartão pessoal, é mais difícil separar o que é da empresa e o que é da pessoa física.

Quais são os benefícios de ter um cartão de crédito para empresa?

O cartão de crédito PJ é um recurso que oferece inúmeras vantagens para o negócio. A seguir, confira algumas delas:

Fazer compras e pagar fornecedores

Uma das principais vantagens do cartão de crédito para empresa é a facilidade para fazer compras e pagar fornecedores. Com todas as despesas reunidas em um único cartão, a empresa tem a possibilidade de fazer um controle mais fácil e preciso das finanças.

Fazer compras internacionais

Um cartão de crédito para empresa também é importante para que o negócio tenha a possibilidade de fazer compras no exterior. Ele oferece a possibilidade de desbloqueá-lo para utilizar em viagens internacionais e também pode ser usado em sites de fornecedores internacionais.

Cadastrar em assinaturas

Uma importante vantagem de ter um cartão de crédito PJ é poder assinar serviços, como: 

Aproveitar promoções das bandeiras

Com bons cartões de crédito para empresa, é possível aproveitar promoções das bandeiras. Muitas vezes, são lançadas oportunidades exclusivas de descontos e vantagens para quem tem cartões de determinadas bandeiras

Por isso, vale a pena ter um cartão que possibilite fazer compras com esses benefícios.

Fazer investimentos

Outra vantagem é que a empresa consegue fazer investimentos de melhorias para a estrutura do negócio ou mesmo fazer compras maiores. Assim, é possível aproveitar um bom preço de determinada mercadoria que dê para estocar, por exemplo.

Não ter taxas nem anuidade

Uma grande vantagem de usar o cartão de crédito PJ é que existem muitas opções que não cobram taxas nem anuidade, permitindo que a empresa tenha benefícios sem que isso impacte muito o caixa.

Como ter um cartão de crédito empresarial? 

Para ter um cartão de crédito empresarial, escolha uma instituição que ofereça as vantagens que mais sejam aplicáveis ao seu negócio, de acordo com o perfil da empresa e com aquilo que seja interessante ter como benefícios. Além disso, é importante avaliar as condições de pagamentos, os juros etc.

Para tomar essa decisão, é importante considerar instituições que realizam todo o processo de forma online e sem burocracia — mas com total segurança. Assim, a sua empresa pode ter acesso a inúmeras vantagens, mas sem precisar enfrentar processos burocráticos para isso.

Agora que você já sabe como funciona o cartão de crédito para empresa, continue em nosso blog e descubra como encontrar o melhor banco digital para  seu negócio. Saiba o que avaliar antes da escolha.

No Asaas você tem dinheiro antecipado