Como emitir nota fiscal MEI SP

Como o Estado de São Paulo não possui a modalidade da nota fiscal avulsa, que possibilita a emissão do documento inclusive por pessoas físicas, o profissional autônomo que desejar prestar consultoria para empresas, por exemplo, terá que ter um CNPJ para realizar o serviço e emitir as respectivas notas fiscais. Nesse caso, a melhor alternativa pode ser se formalizar como Microempreendedor Individual (MEI), que é uma pessoa jurídica que não precisa ter endereço comercial e que conta com uma forma simplificada de tributação. Quer saber como emitir notas fiscais sendo MEI em São Paulo? Pois confira e aprenda:

Como funciona

Para não cometer nenhum deslize nessa etapa importante, confira nosso passo a passo para aprender rapidinho:

Prestação de serviços

Primeiramente, o MEI precisa solicitar a Autorização para Impressão de Documentos Fiscais (AIDF). No caso de empresas de prestação de serviços, essa etapa pode ser feita na prefeitura. Na maioria dos casos, simplesmente com a autorização em mãos já é possível emitir a nota fiscal on-line.

Comércio em geral

Para quem trabalha com comércio no Estado de São Paulo, o procedimento para conseguir a AIDF é o seguinte: acesse o site da Secretaria da Fazenda, vá no menu de downloads, peça um requerimento de senha e baixe o formulário em PDF. Preencha tudo direitinho, com o nome da empresa, CPF, RG, endereço de cadastro no Portal do Empreendedor, CNPJ, inscrição estadual e o que mais for preciso, imprima e entregue pessoalmente juntamente com os documentos pessoais e o certificado do MEI no posto fiscal relacionado a seu endereço — a relação desses postos está disponível no próprio site. Normalmente a senha sai na hora. E prontinho! Com a senha na mão, basta acessar o site da nota fiscal paulista e emitir os documentos sempre que necessário.

Viu como não é nada complicado emitir notas fiscais sendo MEI em SP? Ficou ainda alguma dúvida? Comente aqui e compartilhe seus questionamentos conosco!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.