Como captar investimentos para minha startup

investimentoEmpresas de base tecnológica possuem um perfil de crescimento e lucro diferente, que é alicerçado na inovação e escalabilidade. Por isso, o perfil de investimento nestas empresas também é diferente dos formatos tradicionais, como empréstimos bancários.

De acordo com a Associação Brasileira de Startups somente em 2012 as mais de 10 mil startups nacionais movimentaram cerca de 1,7 bilhões de reais. Este capital de risco que está girando no mercado de tecnologia partiu de diferentes fontes. Sabe quais são elas? A seguir destacamos as principais formas de captar investimentos para seu negócio. Confira:

Preparação

Antes de ir atrás de investidores para seu negócio certifique-se de que ele está suficientemente maduro para ser apresentado. Você deve ter um time preparado que inspire confiança em quem vai colocar dinheiro na sua startup. Além disso, os investidores levam em conta também o grau de inovação de sua proposta e o potencial de crescimento do público. É uma solução já existente? Qual será o alcance? Estas são algumas perguntas que você deve responder antes de apresentar seu projeto.

Análise de estágio

Outro passo importante para definir quais são as melhores possibilidades de captar recursos para sua startup é identificar o estágio de seu negócio. Existem fundos de investimento que são específicos para empresas iniciantes, enquanto outros modelos focam no desenvolvimento e crescimento. Qual é o estágio de seu negócio?

Além dessa questão é preciso planejar também quantos rounds de investimento sua startup irá buscar e qual o montante esperado em cada um deles. É recomendável buscar recursos para no máximo 18 meses em cada rodada. Além disso, caso você não queira abrir mão do controle acionário de sua empresa, estabeleça a margem de no máximo 20% de abertura das ações para investidores.

Com estas informações em mente confira algumas formas de captar investimentos para sua startup.

1) Investidores-anjo

Os investidores-anjo são assim conhecidos por acreditarem no potencial das startups e injetar recursos ainda na fase inicial dos projetos. Os anjos atuam junto ao empreendedor com o objetivo de obter crescimento e um rápido retorno do investimento. Muitos deles auxiliam como mentores, dão apoio na gestão além de ampliarem a base de contatos de sua startup. Antes de apresentar sua proposta, identifique o ramo de atuação dos investidores-anjo e certifique-se de que estão alinhados em seus objetivos. E esteja preparando sempre! Seu pitch, aquela apresentação sobre seu negócio, precisar estar na ponta da língua em diferentes versões, de 30 segundos à 10 minutos.

2) Incubadoras e Aceleradoras

As incubadoras também são formas de captar recursos para as empresas iniciantes. Elas oferecem mais do que recursos financeiros e muitas vezes ofertam infraestrutura básica como local de trabalho e apoio à gestão financeira. Muitas incubadoras no Brasil estão ligadas a Universidades e iniciativas governamentais e tem como objetivo comercializar tecnologias emergentes e impulsionar os negócios regionais. Confira aqui uma lista das incubadoras nacionais.

As aceleradoras são um formato de incubadora, porém com fundo de investimento privado. Em geral são empresas já estabelecidas que buscam em novos negócios oportunidades de investimento. Diferente das incubadoras, os programas das aceleradoras são mais curtos e possuem foco em pequenas equipes. A ABS estima que existam 42 aceleradoras nacionais no Brasil. Confira aqui.

3) Programas nacionais e internacionais

Outra forma de captar recursos para sua empresa de base tecnológica é por meio da participação em programas nacionais e internacionais direcionados a Startups. Este formato vem crescendo ao longo dos últimos anos e com isso estão se tornando bastante competitivos. A vantagem desse formato é que uma vez selecionadas, as startups já tem a garantia de mentoria, treinamento e algum aporte financeiro. Confira no site da ABS os programas e seus editais.

Uma startup se desenvolve de forma diferente das grandes empresas. Portanto, é importante conhecer os investimentos adequados a este tipo de negócio. E você, agora já sabe como irá captar investimentos para sua startup?

banner_rodape

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.