Como arrumar emprego em uma startup?

startupAs startups são empresas criadas por pessoas que não se acomodam ao mundo que lhes é dado. E, para arregaçar as mangas e colocar as mãos à obra, precisam de funcionários que estejam disposto a correr os riscos juntos com eles.

Perfil do funcionário

O modus operandi aqui exige que você execute várias funções. É preciso ter a capacidade de operar mais de uma tarefa, de dominar os meios para chegar ao fim. Exige ainda muita dedicação, responsabilidade, noção global do que precisa ser feito. Ao contrário das longas horas dedicadas à uma função perdida, na startup a noção de todos os passos dessa cadeia fará parte das suas atividades.

As startups exigem um perfil específico de profissional, que tem a ver com as próprias características desse tipo de empresa. Um negócio que se baseia em ideias ousadas, requer altas doses de dinamismo, disposição para correr riscos, procurar soluções criativas, aversão à rotina e coragem. Se você conserva essas qualidades nas doses necessárias, irá se adaptar muito bem.

Pessoas que já possuem as características listadas tendem a crescer muito mais trabalhando em uma startup. É quase um modelo de negócio feito para espíritos empreendedores que não encontram pares em outros lugares. Os depoimentos de quem optou por sair do mercado de trabalho convencional mostram que o encontro entre as virtudes certas e as startups podem ser uma  das melhores opções na carreira.

Como encontrar uma startup?

É preciso conhecer o mercado das startups para poder selecionar o segmento que tem mais em comum com você. Antes de se candidatar a uma vaga, procure saber se o perfil da empresa se encaixa no seu. Lembre-se de que precisará estar em sintonia para que a parceria funcione da melhor maneira para todos.

A Startup Brasil mapeou as empresas do tipo por todo país. Elas estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste e os segmentos que têm a maior quantidade de startups são os das redes sociais e de e-commerce. A pesquisa oferece um bom panorama, mas o mercado está em constante movimento e é preciso estar sempre atento para novas possibilidades.

Para ficar de olho nas vagas de trabalho oferecidas por aquelas com as quais mais se identificou, vale acompanhar seus sites. Mas caso haja várias que despertem seu interesse, há algumas opções de endereços na internet que reúnem as ofertas de emprego especificamente em startups.

Trabalhando em uma startup

Optar por trabalhar em uma startup é como fazer um investimento no mercado de ações. Você precisa analisar a empresa e se identificar com seu produto, o serviço que ela presta, seus valores e até com as pessoas que também trabalham lá. Você tem que  comprar aquela ideia e estar disposto a fazer o que puder para que ela dê certo. É como fazer parte de um time, onde se divide o esforço e os louros.

Esse tipo de estrutura de trabalho pressupõe um ambiente onde todos estão conectados e lutando por uma crença em comum. E, com certeza, esse é um ambiente bem mais humano e agradável que aquele compartimentalizado, de hierarquia definida e rígida. Assim, dentro de uma startup, as experiências são infinitamente mais ricas e você pode desempenhar muitos papéis dentro da empresa. Se você valoriza mais a experimentação do que a repetição, seu lugar é entre os que pensam como você.

Aqui você pode sugerir soluções novas, inventar uma maneira melhor de cumprir suas metas, executar uma variedade de papéis e tarefas. As startups são empresas abertas à inovação por natureza. Sua criatividade pode fluir e suas sugestões serão bem-vindas.

Como são poucas pessoas desempenhando várias funções, seu trabalho será reconhecido mais facilmente e você verá que seus esforços acompanham o crescimento da empresa. Em uma startup, crescer depende do seu suor e é muito mais fácil perceber a importância do papel que executa na história daquela companhia.

Fazer parte da equipe de uma empresa nos moldes das startups é equilibrar o risco com a possibilidade de encontrar uma experiência que o mercado convencional não pode te oferecer. Esteja preparado para dar duro e ser reconhecido por isso!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.