Começando a trabalhar como professor particular? Veja as dicas para se destacar no mercado

Professor particular

Em 2014, ao todo, serão oferecidas mais de 50 mil vagas em Concursos Públicos. Além disso, cada vez mais, os jovens precisam se empenhar para conseguir aprovação no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), para conseguir uma vaga em uma boa faculdade. E também existem aqueles alunos que têm dificuldade em estudar sozinhos em casa e não conseguem gravar o conteúdo das aulas no cursinho ou na escola. Como esses assuntos se conectam?

Eles podem representar uma grande oportunidade de turbinar a renda para quem dá aulas particulares. Veja algumas dicas para se tornar um professor particular requisitado no mercado:

Especialize-se em uma área de conhecimento

Caso você vá para a área de Concursos Públicos, por exemplo, é muito importante ser expert em um assunto para passar todo o conhecimento para o aluno. É preciso não só dominar o conteúdo sobre a qual você dará aulas, como também saber tudo sobre o setor de concursos, as questões mais abordadas e a melhor forma para que o aluno grave a matéria.

Tenha uma ótima metodologia

Muitos estudantes não conseguem gravar as matérias porque não sabem como estudar direito. Além de transmitir conteúdo, é fundamental que o professor particular ajude o aluno a estabelecer uma agenda de estudos com horários rígidos de leitura, exercícios e até de descanso. Uma boa forma seria traçar metas para que o aluno possa cumprir. Peça a leitura de um número determinado de páginas com os exercícios correspondentes, por exemplo.

Divulgue seu serviço

Atualmente, a oferta de cursinhos é muito grande e, com as redes sociais, os alunos conversam entre si em todas as partes do país. É importante estar presente nessas discussões para conhecer as principais carências dos estudantes.

Além disso, é preciso estar nas redes sociais comentando posts e divulgando seu trabalho, para que as pessoas cheguem até o seu conteúdo. Uma boa maneira de divulgar, é filmar trechos de aulas para disponibilizar no youtube e manter um blog com dicas e textos sobre a matéria na qual você é especialista. Assim, você marca presença sem gastar dinheiro!

Organize sua agenda

É fundamental manter uma agenda atualizada com todas as informações sobre cada aluno. Lembre-se: um estudante que procura um professor particular é porque deseja um atendimento individualizado. E você não vai conseguir guardar tudo sobre todos os seus alunos na memória!

Defina onde irá ministrar as aulas

O professor particular precisa ser disponível para ir até a casa do aluno, atender na própria casa ou em escritórios. Nos dois últimos casos, é preciso cuidar para que o ambiente de estudo seja sempre limpo, organizado e silencioso.

Monte um bom material didático

Muitas vezes, o aluno tem dificuldade de estudar utilizando os apenas os livros, portanto é importante montar um material didático rico, com apostilas, textos eletrônicos, videoaulas e podcasts. Assim, você consegue cercar o aluno de opções, para que ele possa estudar da maneira que achar mais conveniente.

Trabalhe com a cobranças automáticas

Receber o dinheiro diretamente das mãos do aluno após o final de cada aula é coisa do passado. Procure um sistema de cobrança eletrônica que emita boletos de diversas formas, com possibilidade de emissão de notas eletrônicas. Além de passar uma imagem de profissionalismo, o sistema ajuda o professor a saber o andamento do seu negócio e organiza todas as entradas vindas dos pagamentos.

E você? É um professor particular em busca de destaque? Comente!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.