Chegou a hora de captar investimento para minha startup?

investimentoTirar um projeto do papel nem sempre é fácil. O empreendedor deve ter muita iniciativa, persistência e racionalidade para enfrentar os problemas e realizar os ajustes necessários na ideia inicial. Ao fazer isso, ele molda o negócio e o produto fica cada vez melhor.

Mas como convencer um investidor a gostar da sua ideia de negócio? Será que sua startup já está apta a receber investimentos? Separamos alguns conceitos para você identificar se já está na hora de marcar reuniões com possíveis investidores.

Eu conheço bem o mercado onde pretendo atuar?

Provavelmente esse será o primeiro ponto que um investidor irá observar em você, empreendedor. Para que seu negócio esteja apto a receber investimentos, você precisa demonstrar amplo conhecimento do mercado em que atua. E não se trata somente de identificar a concorrência.

Se o seu negócio receber investimento, ele será capaz de ganhar escala mantendo a qualidade do produto? Quais são as vantagens e desvantagens dos concorrentes? Onde estão as oportunidades? Jogamos essas perguntas no ar apenas para que você pense se conhece bem o terreno onde pretende construir uma empresa.

Minha startup resolve um problema do mercado?

Qual lacuna do mercado sua startup preenche? O que ela faz que pode mudar significativamente a maneira com que os empreendedores desse mercado atuam? Se você estiver entrando em um mercado novo, com pouca ou nenhuma concorrência, será preciso provar ao investidor que esse mercado realmente existe.

No caso de você entrar em um mercado já consolidado, será preciso provar que seu produto ou serviço possui um diferencial significativo que pode mudar a dinâmica da área.

Tenha em mente que encontrar novos nichos não é fácil e você precisará de muitos dados e argumentos para comprovar sua ideia. E ao defendê-la, demonstre entusiasmo e utilize números e outras informações para mostrar porque seu projeto é capaz de atingir o sucesso. Muitos investidores valorizam esse tipo de coisa.

Meu produto está adaptado aos clientes?

Nos estágios iniciais da sua Startup você precisará criar um Mínimo Produto Viável, (MVP da sigla em inglês). Basicamente, o MVP é uma versão simples e reduzida da sua ideia, mas que possui em si o conceito do seu negócio. O MVP pode ser construído e testado a um baixo custo e normalmente é a melhor ferramenta de aprendizado da startup.

Uma das características que investidores procuram nos empreendedores é a capacidade deles em ouvir o que os clientes pedem e conseguir traduzir isso em melhorias no produto. O MVP serve justamente para você testar a ideia do seu negócio e aprimorá-la para a clientela.

O modelo de negócio é escalável no longo prazo?

É praticamente impossível responder a essa pergunta sem um modelo de negócio. Tenha um modelo detalhado, com previsões realistas e que possam dar uma ideia clara a respeito do retorno sobre o investimento (conhecid como ROI, da sigla em inglês).

Esse modelo de negócio precisa ser sustentável no longo prazo e também escalável. Pense se ele poderá aumentar rapidamente de tamanho e se os clientes continuarão adquirindo seus produtos pelos próximos anos.

Se você conseguiu responder todas as perguntas que colocamos aqui, então chegou a hora de abordar os investidores. Faça uma lista de contatos, prepare uma bela apresentação e boa sorte!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.