Boleto de cobrança: como cobrar clientes de forma automática

por Boleto bancário

Publicado em 15 de junho, 2023 | Atualizado em 4 de abril, 2024

Apesar do surgimento de diversas tecnologias que mudam as dinâmicas de pagamento para empresas e clientes, algumas soluções são tão eficientes que permanecem populares ano após ano.

Nesse sentido, o boleto bancário ainda se mantém como uma forma eficiente de cobrança, já que oferece comodidade tanto para o vendedor quanto para o cliente, possibilitando o pagamento em diversas modalidades, incluindo o pagamento em dinheiro. 

Mas, quais são as vantagens de utilizar o boleto de cobrança na sua empresa? Confira nosso artigo sobre os benefícios do boleto de cobrança e otimize seus recebimentos! Continue lendo!

O que é boleto de cobrança?

O boleto de cobrança nada mais é do que um boleto bancário que você pode oferecer para seus clientes no momento de quitar uma transação. 

Ou seja, entre os diversos meios de pagamento disponíveis no mercado, o boleto ainda aparece como uma das soluções mais populares.

Para utilizar o boleto como uma forma de cobrança, é importante que sua gestão entenda quais são as principais características dessa ferramenta e qual a melhor forma de integrá-la dentro da sua rotina financeira.

Quais são os tipos de boleto de cobrança?

Além disso, também existem boletos para diferentes necessidades, cada um oferecendo praticidade e flexibilidade tanto para quem emite quanto para quem realiza o pagamento, adaptando-se às diferentes transações comerciais e financeiras do dia a dia. Confira:

Boleto Avulso

O boleto avulso é uma modalidade que permite a geração de um documento de pagamento sem a necessidade de vínculo prévio com um contrato ou compromisso recorrente. 

Geralmente utilizado em transações esporádicas, ele oferece flexibilidade tanto para quem emite quanto para quem efetua o pagamento, sendo comum em compras pontuais, serviços avulsos ou situações sem periodicidade definida.

Boleto Parcelado (Carnê)

O boleto parcelado, conhecido também como carnê, é uma opção utilizada em vendas a prazo. Nele, o valor total da compra é dividido em parcelas, cada uma representada por um boleto com data de vencimento específica. 
Essa modalidade é comum em estabelecimentos comerciais que oferecem opções de pagamento parcelado aos clientes, proporcionando conveniência e facilitando o controle financeiro.

Diferença entre cada tipo de boleto: boleto com registro, avulso, assinatura, qr code e carnê.

Quais as vantagens de cobrar por boleto?

Nós já comentamos que o boleto possui uma desvantagem: o tempo de compensação. Porém, também afirmamos que uma das suas principais vantagens é sua confiabilidade e o acesso do público que não possui contas bancárias.

E para sua empresa? Quais são as vantagens que o boleto bancário pode oferecer para seu negócio, como método de cobrança? Pode ficar tranquilo, afinal, o boleto é um meio de pagamento muito eficiente.

Portanto, suas vantagens podem impactar sua empresa em diferentes frentes e áreas. Confira:

Melhor planejamento do e-commerce

Utilizar o boleto de cobrança pode ajudar sua empresa a estabelecer um planejamento estratégico para seu e-commerce. Nesse ambiente digital, muitas vezes o método de pagamento é um fator decisivo para a conversão do cliente.

Por isso, se o seu consumidor não estiver habituado a pagar pelo Pix ou pelos cartões de crédito, o boleto será a única maneira de converter a compra. 

Sendo assim, ao estudar seu público, você pode estabelecer estratégias e metas para vender mais pelo boleto em seu e-commerce – oferecendo descontos, por exemplo.

Melhora no fluxo de caixa

Apesar do tempo de compensação, os boletos são uma garantia a mais de recebimento. Afinal, ao oferecer um método a mais de pagamento, você aumenta o alcance da sua marca e ajuda seu fluxo de caixa a estar sempre saudável.

Diversificação das formas de recebimento

Entre as etapas fundamentais para que o processo de pagamento funcione adequadamente, sua empresa deve oferecer uma diversidade de métodos que abranjam seu público-alvo. 

Conhecer seus clientes permite que sua marca elabore estratégias, alinhando as necessidades dos consumidores com seus objetivos de crescimento.

Sendo assim, para aumentar as vendas ou garantir uma entrada maior de recursos, você precisa entender quais são as soluções que vão atrair seu público. O boleto bancário pode ser uma das mais importantes ferramentas nesse processo.

Facilidade de emissão

O boleto bancário também possui uma vantagem muito grande em relação a outros métodos de pagamento. Ele é de fácil emissão, exigindo muito pouco dos clientes para funcionar.

O cartão de crédito, por exemplo, exige que os clientes cadastrem seus cartões. Porém, o boleto pode ser emitido em PDF ou gerando um código para pagamento prático. Com uma plataforma de automação, esses processos são feitos de forma muito rápida e prática.

Taxas inferiores

O boleto de cobrança também possui uma taxa inferior a outros métodos de pagamento. Por exemplo, as taxas de emissão de boletos bancários são inferiores às dos cartões de crédito, o que permite que sua empresa tenha um controle de gastos mais eficaz. 

Isso proporciona mais recursos disponíveis para investir em outras atividades do seu negócio ou melhorar a jornada de compra dos consumidores, ao oferecer descontos.

Aumenta a fidelização de clientes

A fidelização de clientes é uma métrica fundamental para qualquer empresa que deseje crescer e expandir seus negócios. Porém, fidelizar um consumidor nem sempre é uma tarefa fácil.

Para isso, é importante cuidar de cada contato dos seus consumidores com sua marca. E na etapa de checkout, seu cliente precisa ser suprido da necessidade de encontrar um ambiente seguro e prático.

Maior facilidade no cálculo de multas

Um fator de desvantagem inerente ao boleto bancário, é o fato de que os clientes precisam realizar um movimento externo de pagamento. Às vezes isso acompanha atrasos e esquecimentos.

Dentro do cenário do pagamento para serviços, isso pode ser até mesmo um problema recorrente. Por isso, é fundamental garantir que sejam cobradas multas e juros.

Com um sistema de automação, é possível calcular e cobrar multas e juros de forma prática, rápida e garantida – reduzindo erros humanos e otimizando seu tempo.

Possibilidade de protesto

Além do cálculo de multas e juros, os boletos bancários também permitem a possibilidade de protesto em cartório – combatendo a inadimplência dos clientes. 

O protesto é um instrumento legal para cobrança de dívidas e consiste em um registro público que comprova a inadimplência do devedor.

Ao protestar um boleto bancário, sua empresa busca pressionar o devedor a realizar o pagamento da dívida, já que o protesto pode trazer consequências negativas para ele.

Controle da inadimplência

Sendo assim, os boletos bancários também permitem um controle da inadimplência eficiente. Seja pela possibilidade de protesto ou através de um sistema de cobrança e emissão de boletos – que também acompanha um sistema de notificação.

Por exemplo, com o Asaas, é possível notificar seus clientes da necessidade de cobrança antes do prazo de pagamento, de forma preventiva, assim como após o prazo expirar (cobrança reativa).

Além disso, contar com um bom cadastro de clientes também pode ajudar a monitorar a situação dos seus clientes e entender quais boletos não foram pagos devidamente. 

Qual é o tempo de compensação da cobrança por boleto?

Sempre que falamos em boleto bancário, um fator que precisa ser mencionado é o tempo de compensação. Afinal, diferente de outros métodos de pagamento atuais, o boleto demanda um tempo útil até o dinheiro cair na conta.

Em geral, a compensação pode ocorrer em um prazo de 1 a 3 dias úteis a partir do momento em que o pagamento é efetuado pelo pagador.

Embora esse fator seja algo que afaste alguns empreendedores da ideia de utilizar boleto, esse método tradicional possui inúmeras vantagens – como trataremos mais adiante.

Como fazer cobrança por boleto bancário?

O primeiro passo para realizar uma boa venda por boleto é conhecer suas vantagens e especificidades. Nos tópicos anteriores, tratamos de como o boleto ajuda na sua gestão financeira.

Porém, aplicar ele dentro do dia-a-dia da sua empresa envolve uma boa gestão de vendas. 

Por isso, você precisa estudar seu público, analisar a concorrência, e definir objetivos claros dentro do plano de negócios para entender como o boleto de cobrança se encaixa na sua estratégia. 

Confira algumas dicas para utilizar o boleto com o máximo de eficiência e alavancar seus resultados:

1. Deixe as condições de venda claras

Antes de tudo, trabalhe uma comunicação eficiente e clara para seus clientes. Dentro do seu ambiente digital, ou da sua loja física, torne as informações e condições de venda disponíveis para que os clientes conheçam.

Isso evita problemas no momento de checkout, evitando que ocorra o abandono de carrinho de compras.

2. Ofereça descontos para pagamento no boleto

Uma vantagem do boleto bancário é a possibilidade de oferecer descontos, já que os boletos possuem taxas reduzidas. Sendo assim, você pode optar por criar promoções que atraiam um público maior e consiga fidelizar os clientes.

3. Ofereça a opção de parcelamento

Além do pagamento à vista, o boleto bancário também permite o parcelamento, conforme já comentamos. Essa solução é muito útil para criar uma variedade maior de estratégias para seu time de vendas.

Assim, é possível vender produtos com valor alto, oferecendo a opção de parcelamento para que os clientes tenham autonomia sobre a forma de pagamento. 

Isso ajuda sua empresa a ser mais sustentável e consegue desenvolver um processo de conversão mais eficiente.

4. Disponibilize Boleto com QR Code

No Asaas você também pode otimizar suas vendas no boleto bancário através do Boleto Turbinado. Essa solução permite realizar vendas utilizando um boleto que já possui um QR Code Pix integrado.

Assim, você combina a tecnologia e praticidade do Pix com a segurança e eficiência do boleto bancário.

QR code no boleto bancário do Asaas.

5. Envio de encomenda após a confirmação

O boleto bancário exige que o cliente realize o ato de pagamento fora do ambiente da sua loja. Isso implica em um tempo de compensação e processo da confirmação de pagamento.

Porém, em qualquer circunstância, sua empresa não pode perder tempo e, uma vez que o cliente efetue o pagamento, você deve enviar o produto. 

Isso exige um controle de estoque eficiente, assim como uma logística elaborada que entregue o produto dentro dos prazos estipulados.

Essa função é essencial para manter a satisfação do cliente em alta e conquistar seu público por um tempo mais longo.

6. Utilize uma régua de cobrança

A régua de cobrança é uma estratégia que ajuda sua empresa a manter um padrão de cobrança com seus clientes, mantendo o mesmo tom de voz e sendo mais eficiente para alcançar esses consumidores.

Através da régua de cobrança, sua equipe pode estabelecer quais as boas práticas e melhores maneiras de contatar o consumidor e evitar a inadimplência.

Lembrete de pagamento

Entre os métodos que são utilizados na sua régua de cobrança, estão os lembretes de pagamento. Eles atuam em dois momentos importantes da etapa de cobrança – e funcionam muito bem em conjunto com os boletos bancários.

O sistema de notificação pode enviar mensagens através de SMS, WhatsApp e e-mail. Nesses canais, os métodos de cobrança se dividem em “cobrança preventiva” e “cobrança reativa”. Confira:

Cobrança Preventiva

A cobrança preventiva tem como objetivo evitar que seu cliente esqueça da data do pagamento. A cobrança preventiva pode ser feita mais de uma vez, sempre próxima da data de pagamento.

Cobrança Reativa

Por outro lado, a cobrança reativa acontece quando o cliente não efetua o pagamento no prazo estipulado. Essa mensagem precisa ser cuidadosa, indicando para o cliente que o não pagamento irá resultar em juros e multas, mas sem apropriar um tom agressivo.

A imagem mostra todo o fluxo da régua de cobrança, desde a preventiva até a reativa

7. Otimize seu tom de voz

Entre todos esses momentos de cobrança ou contato com o consumidor, é fundamental que sua empresa utilize o tom de voz correto. 

Isso vai indicar ao consumidor que apesar dele não ter efetuado a quitação, existe uma boa vontade da sua marca em negociar e manter as relações positivas.

Muitas vezes, o consumidor acaba esquecendo a data do pagamento ou teve algum problema no processo, por isso irá precisar de suporte e atendimento.

8. Tente negociar e renegociar dívidas

Porém, no caso do consumidor ignorar as mensagens de cobrança, esse processo pode se tornar uma dívida e levar ao protestos do boleto – conforme já comentamos. Nesse caso, ambos os lados podem ser desgastados durante um processo judicial.

Por isso, é fundamental manter o canal de negociações aberto e estar preparado para dialogar com o consumidor e resolver a situação.

9. Utilize uma plataforma para emissão de boleto de cobrança

Vale ressaltar que o Asaas é uma conta digital que oferece muitos benefícios para tornar sua empresa mais eficiente e em crescimento constante.

Uma parceria com o Asaas pode fazer sua empresa atingir suas metas de venda, além de tornar suas finanças mais dinâmicas, mantendo um bom capital de giro e permitindo que você invista em diferentes áreas do negócio.

Além disso, o Asaas também permite que você integre soluções na sua plataforma de vendas, através de APIs – o método mais prático para otimizar sua estratégia de vendas. 

Confira as condições especiais que preparamos para que seu negócio venda cada vez mais através do boleto Asaas!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.