Obtenha clientes para sua startup Saas através das redes sociais

Empresas que oferecem serviço Saas (software como serviço) já devem ter percebido o potencial das redes sociais. São nelas que boa parte dos usuários de internet gastam considerável tempo, diariamente. E o melhor: é um período, na maioria dos casos, compreendido como distração. Por perceberem o tempo gasto nas redes sociais como lazer, os usuários estão em momento de relaxamento e tranquilidade. O que significa que estão abertos ao que a internet pode lhes apresentar. Agora você já está entendendo do que se trata, certo? Negócios!

O importante é que essas pessoas configuram um grupo de possíveis clientes e podem ter uma reação bastante favorável a anúncios ou outras abordagens que objetivem apresentar um novo produto ou serviço. Mas essas abordagens devem ser interessantes e capazes de gerar engajamento, afinal, as pessoas já estão fartas da propaganda que exalta um produto para vendê-lo a qualquer custo. Tendo isso em mente, veja as redes sociais como mais um canal de captação de clientes e trace sua estratégia.

Comece a sua estratégia de obtenção de clientes

Planejamento e pesquisa são os itens essenciais para criar uma estratégia de marketing nas redes sociais. Elas não servem para você lançar o seu conteúdo (alinhado ao trabalho da sua startup Saas) em todos os canais, para qualquer grupo. Facebbok, Twitter, Linkedin, Instagram e até canais de vídeos são ferramentas muito úteis para encontrar grupos já segmentados, com interesses comuns. Que tal sair em busca de empreendedores de Saas? Onde você, que faz parte da área, está? Procure seu público, conheça-o, estabeleça contato, produza coisas interessantes, interaja e se torne parte dos interesses das pessoas que o compõe. Para obter todo esse sucesso nas redes sociais, saiba como consegui-lo:

Fale a linguagem do seu futuro cliente

Faça uma delimitação de público. Eis um oásis para quem sabe explorar as potencialidades das redes. Isso porque elas permitem traçar características, tendências e padrões dos grupos de usuários. Desta forma fica simples para quem quer divulgar um serviço. Sabendo exatamente com quem se fala, você consegue escolher a abordagem correta e com maior chance de alcance.

Acompanhe o exemplo. Sua Saas é voltada para administração de dietas? Pesquise nas redes as comunidades  que tratem do tema, descubra o que pensam os membros, quais são os tópicos mais recorrentes de discussão e invista em atender a demanda desse grupo. Também verifique qual o tipo de postagem gera mais engajamento (perguntas, dicas, vídeos explicativos, etc). Suponhamos que, depois de profunda análise do perfil dessas comunidades e dos tópicos de debate, sua empresa conclua que as jovens de 20 a 25 anos de classe média de São Paulo têm muito interesse em frequentar restaurantes badalados que ofereçam cardápio light. Ótimo. Anuncie nesses lugares, vincule sua Saas a imagem de algum restaurante muito requisitado, ofereça na rede social alguma parceria que estimule assinatura dos serviços da sua empresa, como promoções de jantares em um desses locais.

Ofereça conteúdo diversificado

Além de pesquisar a fundo sobre as especificidades de cada grupo presente nas redes, sua Saas também pode se comunicar com o público de forma direta. O bacana da revolução virtual está na simplicidade de contato, sem grandes mediadores. As comunicações não só ficaram mais rápidas como, também, mais informais.

Crie uma página da sua empresa nas redes onde seus potenciais clientes se encontram. Ofereça ajuda em casos de dúvidas, publique frequentemente sobre as novidades no software, interaja com as pessoas, faça enquetes, promoções, esteja presente. Seja criativo! Estimule, por exemplo, o público a seguir sua página por meio de promoções, o que gera uma relação mais próxima com o cliente.

Você deve se preocupar em manter conteúdo diferenciado em cada rede na qual você está. Divulgue um conteúdo para quem segue o Twitter de sua SaaS, outro para aqueles que curtem sua página no Facebook e um diferente para o Instagram, por exemplo. Existem diferentes tipos de redes sociais, certo? Então aproveite as características específicas de cada uma delas e explore suas potencialidades, além de levar os clientes até seu site!

Uma dica é desenvolver uma ação que integre as várias redes utilizadas pela sua Saas. Você também pode propor competições no Facebook sobre uma curiosidade a respeito de sua empresa, disparar tweets sobre novidades da Saas e ainda publicar fotos no Instagram que ilustrem as potencialidades do serviço oferecido. Existem, ainda, outros veículos que podem ser explorados com a produção de vídeos e podcasts. Não faltam ferramentas! Mas tenha em mente que, ao usar as redes sociais deve-se desenvolver uma ação coerente e que, no fim das contas, comunique uma mensagem consistente, apesar de você explorar a linguagem diferenciada em cada canal.

Tome cuidado com as gafes

Redes sociais são ponto de encontro, espaço para debates, fofocas, expressão de opiniões e arena para reclamações. Quem nunca se deparou com um post que foi compartilhado milhares de vezes sobre alguma loja que tratou mal uma compradora, ou um restaurante que cobrou dos clientes uma quantia absurda e equivocada? Então, faça uso da tecnologia e mantenha-se a par do que falam da sua empresa. Ferramentas como o SproutSocial, o Hootsuite, o TweetFeel e o Kwead podem ajudar nessa empreitada.

Monitore reclamações, dirija-se ao reclamante e tente sempre sanar a insatisfação. Explique, desculpe-se, corrija a postura. Isso requer maturidade do setor de comunicações da empresa e reflete confiabilidade. O software travou, o cliente perdeu uma oportunidade importante por causa de um problema técnico e colocou a boca no mundo injuriado com o serviço? É chato, mas acontece. Desculpe-se, procure de alguma forma reparar o prejuízo do cliente e conserte o problema no software. Certifique-se de que o problema não se repetirá e comunique isso nas redes sociais que participar. Mantenha um canal de comunicação aberto e franco e as redes trabalharão a seu favor.

A estratégia de captação está muito ligada à relação de confiança na empresa. Se você produzir um bom conteúdo para o público certo e nos canais onde realmente terá visibilidade, sua startup ficará conhecida e será sinônimo de bons serviços. Outra boa ideia é firmar parcerias e disseminar seus conteúdos em outros sites e blogs, lembrando sempre de compartilhar o link nas redes sociais.

E você, o que faz para ganhar o público nas redes sociais?

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.