8 passos para elaborar um plano de negócios para startups

8-passos-para-elaborar-um-plano-de-negocios-para-startups.jpeg

 

Todo novo empreendedor com uma ideia genial precisa elaborar seu plano de negócios para startups. Existem diversos modelos, desde o mais simples ao mais complexo.

Se você está precisando elaborar o seu, confira esta lista com 8 passos simplificados para te ajudar. E já que estamos falando em facilitar, vamos ver rapidamente os passos para o Canvas, uma ferramenta que antecede o plano e negócios:

Modelo de negócio (Canvas)

À direita do quadro, você deve preencher 5 tipos de informação:

À esquerda, você deve preencher mais 4 tipos de informação:

Agora que você sabe como colocar a sua ideia no papel, vamos ao que interessa:

8 passos para elaborar um plano de negócios para startups

1. Detalhamento do negócio

Tenha domínio sobre seu negócio, veja o que os especialistas dizem, leia artigos, faça cursos e conheça cada detalhe com a maior profundidade possível. Isso facilitará a transição de uma grande ideia para a execução.

2. Setor de atuação

A partir da sua ideia definida e detalhada, o setor de atuação precisa estar claro para que o foco seja mantido na direção correta. Dentre os setores que uma empresa pode atuar, temos: agronegócio, comércio e serviço, educação, economia criativa, inovação e tecnologia, indústria e turismo.

3. Produtos ou serviços ofertados

Defina seu portfólio de produtos, que podem ser tangíveis (instalações, equipamentos, matérias primas, suprimentos e outros) ou intangíveis (serviços, pessoas, locação, organizações e ideias).

4. Mercado consumidor potencial

Estamos trabalhando o mercado consumidor em potencial no quarto passo, mas na prática, esse é o primeiro passo a se pensar. Muitas empresas olham para o cliente, avaliam suas dores e criam produtos e serviços. Afinal, não adianta ter um super produto e uma super empresa se não temos o super cliente.

5. Necessidade de capital

Quanto de capital humano, físico e financeiro será necessário para alavancar seu negócio? Uma boa previsão é importante para que não falte mais tarde, quando tudo já estiver funcionando. Especificamente o dinheiro necessário para seu negócio precisa ser mensurado corretamente, e logo em seguida, deve-se ir em busca de investidores. Começando por você mesmo no início, familiares, amigos, bancos, aceleradoras, investidores anjos e as venture capital.

6. Estimativas de faturamento mensal

Esse é, sem dúvida, o fator mais importante para a sobrevivência de uma empresa. A entrada de dinheiro é a responsável pela expansão do negócio, pela melhoria da infraestrutura e da qualidade. Quando fizer a estimativa, caso tenha vários produtos e serviços, faça a individual. Apenas tome o cuidado para não superestimar ou subestimá-la.

7. Previsão de Retorno do Capital Investido

Um dos maiores patrimônios de uma empresa é sua liquidez e rentabilidade. Para isso, o fluxo de caixa deve estar sem erros, perfeitamente registrado e constantemente acompanhado. Deve dar condição de tomada de decisões e, o mais importante, fornecer a estimativa do ROI (retorno sobre investimento).

8. Sócios e empreendedores envolvidos

Empreender em sociedade é como um casamento. No início, tudo é namoro e somos mais compreensíveis, porém, com o tempo, é normal que haja um certo desgaste — que precisará de manutenção para se preservar “até que a morte os separe”.

Sendo assim, definam funções, avaliem os talentos individuais para vendas, gestão, finanças e outros necessários para seu negócio. E, nesse caso, é muito importante uma boa assessoria jurídica que irá elaborar o contrato social da maneira mais clara e objetiva possível — pois é melhor ter os documentos e não precisar deles do que um dia, por qualquer desventura, precisar e não os ter.

Um plano de negócios para startups bem elaborado trará mais segurança para o lançamento da sua empresa. Então, dedique-se a ele com atenção suficiente para que tudo ocorra de maneira minimamente segura.

Pronto para fazer seu próprio plano de negócio? Deixe seu comentário!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.