8 maneiras para o professor particular organizar sua agenda de aulas

professor particular

Planejar aulas, preparar o material, corrigir trabalhos e provas: eis a vida de um professor particular. Existem ainda, aliados às tarefas diárias, os imprevistos — como alterações de última hora, cancelamentos e atrasos — que tornam a vida do educador uma verdadeira montanha russa.

Com tantas tarefas a serem realizadas, administrar o tempo se torna uma tarefa difícil se não houver um planejamento e certos cuidados. Para que o trabalho não tome conta da sua vida, fique atento às nossas dicas para organizar sua agenda de aulas e desfrutar de mais momentos de lazer:

Defina um horário de trabalho

A inconstância das aulas particulares pode ser um fator de estresse para o professor. Dessa maneira, defina um horário de trabalho, procurando respeitá-lo ao máximo. Só assim você garante suas horas de lazer, com a família e os amigos, e evita mergulhar no trabalho de segunda a segunda.

Reserve um horário para o planejamento

Semanal, mensal ou semestral, não importa. O importante é ter um horário definido para realizar o seu planejamento. Sem planejamento não há organização e, consequentemente, sua vida profissional vira uma bagunça. Escolha um horário tranquilo para rever seus compromissos, adequar seus horários e deixar tudo pronto para o período vindouro. Lembre-se de que, quanto menos tarefas burocráticas você tiver ao longo da semana, mais tempo terá para si mesmo.

Crie um ambiente de trabalho

Mesmo que você trabalhe a maior parte do tempo em casa, ter um ambiente sossegado, sem a interferência da família, proporciona maior tranquilidade e produtividade para você. Compre móveis confortáveis, deixe o ambiente bem iluminado e organizado, gerando uma harmonia na sua rotina de trabalho.

Organize uma agenda

Pode ser em papel, no computador ou no seu smartphone, o importante é que você encontre uma maneira ágil e eficaz de marcar seus compromissos para não correr o risco de esquecê-los. As possibilidades são muitas: além da agenda tradicional, você pode usar o Google Agenda ou aplicativos como Evernote, Remindeo e Todoist, que vão auxiliar na organização das tarefas.

Considere possíveis deslocamentos

Se você se desloca muito para ministrar suas aulas, não se esqueça de considerar o tempo no trânsito, para não acabar chegando atrasado. Estabeleça horários mais espaçados para não ter que viver na correria.

Ponha a papelada em dia

Professores particulares acumulam muito papel. Deixe-os, portanto, organizados de maneira a recuperá-los facilmente quando necessário. Um fichário dividido em categorias ou pastas separadas por aluno ou turma são boas opções de organização.

Prepare materiais reaproveitáveis

Materiais exclusivos para cada turma ou aluno consomem muito tempo, e você pode acabar confundindo um e outro, impactando na qualidade da sua aula. Preze por materiais que possam ser reaproveitados, com pequenas alterações, em diversas turmas, assim você economiza tempo e pode trazer mais novidades para seus alunos.

Invista em ferramentas de gestão

A automação de alguns processos pode trazer benefícios para você, com a otimização do seu tempo, uma melhor qualidade do trabalho e um aumento significativo da produtividade. Existem alguns aplicativos que podem ser utilizados por professores particulares para realizar a gestão do seu negócio, como o Runrun.it, que gerencia suas tarefas e dá o tempo gasto em cada uma delas, aprimorando seu poder de gestão do tempo. Há ainda um sistema chamado Pauta Online, destinado especificamente a professores. Lá você pode gerenciar a vida acadêmica de seus alunos, enviar materiais exclusivos, dar feedback sobre trabalhos e ainda criar cursos online para garantir uma renda extra.

Preparado para organizar sua agenda de aulas? Qual das nossas dicas chamou mais sua atenção? Experimente nossas sugestões e compartilhe conosco os resultados!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.