7 dicas para profissionais autônomos melhorarem seus serviços

7 dicas para profissionais autônomos melhorarem seus serviços

Procurar não só manter com se superar quando o assunto é qualidade na prestação de serviços é uma postura fundamental para os profissionais autônomos. Afinal de contas, é seu próprio trabalho que garante a continuidade dos negócios. Por essa e tantas outras razões, esse é um aspecto com o qual profissionais autônomos devem estar sempre preocupados, buscando melhorar constantemente a qualidade de seus serviços. Mas como colocar isso em prática? Pois nós temos 7 dicas valiosas! Confira:

Encontre seus clientes ideais

Muitas vezes, os problemas relacionados à prestação de serviços e aos clientes pode estar justamente em um desencontro de expectativas. Imagine que você é um designer freelancer que adota uma postura mais moderna em seus trabalhos, voltando-se para empresas e um público mais jovem. Concorda que com esse perfil será um pouco mais complicado atender às exigências de um tradicional escritório de advocacia? Então por que não focar em conseguir uma cartela de clientes que realmente tenha a ver com o tipo de serviço que você oferece? Acredite: a partir daí muita coisa pode mudar!

Aprenda a lidar com reclamações

Isso faz parte do processo de identificação de problemas e aprimoramento dos serviços. Uma boa ideia para colocar esse aprendizado em prática é enviar regularmente um formulário de satisfação aos clientes após a prestação do serviço. Peça um feedback honesto sobre a qualidade do serviço e do atendimento, bem como sugestões sobre como melhorar. Você pode se surpreender com as respostas!

Corrija possíveis problemas

A partir desses feedbacks, faça uma análise mais minuciosa de suas possibilidades e implemente as sugestões plausíveis dadas pelos clientes. Como muito provavelmente nem todas serão pertinentes, é preciso saber filtrar aquilo que realmente pode melhorar a qualidade de seu atendimento do que não faz sentido para seus planos e a realidade do seu negócio. Faça isso constantemente, de forma que a melhoria se transforme em um processo contínuo.

Procure sempre cumprir com o prometido

O básico do bom atendimento para os profissionais autônomos diz respeito a cumprir com o que foi prometido. E isso vale tanto para a qualidade do trabalho produzido quanto para aspectos paralelos — como prazos de entrega, por exemplo. E por falar em cumprimento de prazos de entrega, que tal conferir essas dicas de gestão do tempo para quem trabalha sozinho?

Facilite os meios de pagamento

Boa parte de um bom relacionamento com os clientes está relacionada às transações de cobrança e pagamento. Nesse contexto, por que não facilitar ao máximo as formas de pagamento para seus consumidores? Procure então conhecer as formas mais convenientes para seus clientes — se é cartão de crédito, boleto bancário ou transferência, por exemplo — e as coloque em prática!

Mantenha-se atualizado

Um bom profissional autônomo está sempre de olho nas últimas tendências do mercado e no que seus concorrentes andam fazendo. Isso faz com que seu trabalho não fique ultrapassado e ele consiga manter sua cartela de clientes sempre satisfeita. Pensando nisso, procure estar sempre em contato com outros profissionais da área, faça cursos de atualização profissional e pós-graduação, leia notícias sobre o tema e, de uma forma ou de outra, modernize seu trabalho!

Crie rotinas de revisão de qualidade

Para melhorar a qualidade de seus serviços, independentemente da área em que atue, é importante criar rotinas de checagem do trabalho. Assim, se você é um advogado autônomo, por exemplo, que tal fazer uma revisão minuciosa dos contratos e das peças judiciais antes de apresentá-las aos clientes? Dessa forma você oferece um trabalho muito mais bem acabado.

E então, curtiu nossas dicas? Em que pontos você ainda precisa melhorar? Aproveite para deixar outras recomendações aqui nos comentários e contribuir para nossa lista!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.