4 dicas de como começar uma startup

Depositphotos_74411585_m-2015.jpg.jpeg

 

Decidir começar uma startup é uma decisão altamente promissora, e você estará em um ambiente desafiador para desenvolver suas ideias. Apesar desse tipo de empresa ter um processo menos burocrático e mais prático de abertura, é preciso ter cuidado.

Para que você possa abrir o seu negócio com mais segurança e ter mais chances de sucesso, separamos 4 dicas de como começar uma startup. Confira!

Crie um plano de negócio

Você pode achar que sabe do que se trata seu projeto e como ele funcionará. No entanto, se você não colocar todas as suas ideias em um plano de negócios, provavelmente, vai se deparar com várias situações que não havia previsto ou planejado — e que podem ser cruciais para o desenvolvimento da startup.

O plano de negócios é fundamental, pois ele te proporcionará uma visualização completa do seu projeto, o que facilita o desenvolvimento da ideia e o gerenciamento de recursos.

Trabalhe a cocriação

Uma segunda opinião é importante para podermos enxergar outros pontos que, sozinhos, não conseguimos ver. A cocriação consiste no desenvolvimento de ideias em conjunto, pois, sistemas de desenvolvimento colaborativo são extremamente saudáveis para o aperfeiçoamento de ideias.

Ela acontece de forma leve, dando um formato menos engessado ao projeto, e essa é realmente parte da alusão que fazemos quando pensamos em startups: um ambiente de desenvolvimento de ideias colaborativamente de forma leve.

Planeje sua organização financeira

Com seu plano de negócios em mãos, você saberá qual será sua conta final e de onde virá o lucro da startup. Por isso, definir quais os mecanismos de gerenciamento é essencial. Sendo assim, um software de gestão de assinaturas é perfeito para facilitar a vida dos gestores da startup e ainda entregar o baixo custo que ela precisa.

A definição de startup é basicamente começar negócios inovadores sem grande investimentos. Logo, a parte financeira deve ser pensada de forma que os custos sejam baixos, e o serviço, prático e eficiente. Por isso, ter o software para gestão de assinaturas irá ajudá-lo na organização financeira.

Esse software de gestão fará pagamentos, cobrança de pagamentos e recorrentes via boleto, gestão de planos, gestão simplificada de notificações, API para integração mais aprofundada, dentre outros benefícios.

Divulgue a startup

Não dá para fugir do investimento em marketing: ele é essencial para o sucesso da sua startup, não apenas para atrair clientes, mas para estruturar a startup, de forma que possíveis investidores sejam atraídos por ela ou se sintam mais seguros com o sucesso do investimento.

A melhor opção para diminuir custos e divulgar a startup é trabalhando com as mídias sociais, que são normalmente mais baratas em relação às mídias tradicionais.

Qualquer que seja o empreendimento, haverá riscos e dúvidas, mas se ele for planejado com dedicação e organização — e você tiver a consciência da melhor forma de gestão financeira —, o sucesso e o engajamento da startup serão mais palpáveis.

Agora que você conhece as nossas dicas de como começar uma startup, deixe um comentário com a sua experiência no assunto!

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.