Se você já tem uma conta no Asaas e está buscando melhorar a organização e controle de acessos da sua conta. Ou, se você ainda não usa os nossos serviços, mas busca um ecossistema financeiro completo, com subcontas fáceis de gerenciar, continue a leitura.
Meu nome é Diego Contezini, sou CEO e fundador do Asaas. Hoje vou levar você para conhecer uma das funcionalidades do Asaas, que ajuda muitos clientes por aqui: as subcontas, ou contas filhas.
Neste texto, vou explicar em detalhes o que são e para que serve a subconta Asaas, suas características, funcionalidade e como você pode começar a usá-las hoje para escalar o seu negócio. Vem comigo!
Navegue pelo conteúdo
O que são as subcontas Asaas?
Um dos braços de nossa API de pagamentos, as subcontas Asaas é a solução perfeita para você ganhar mais controle da operação, automatizar a rotina e escalar as vendas com segurança. Pois ela acaba com a conciliação manual, repasses confusos e falta de transparência nas operações.
Você centraliza os recebimentos por meio da criação de “contas-filhas”, vinculadas a um mesmo CNPJ. Este recurso garante uma visão consolidada do fluxo financeiro sem perder o nível de detalhe de cada unidade ou parceiro.
Isso significa que você pode acompanhar toda a operação em tempo real, com autonomia e clareza na distribuição das informações.
Sem essa segmentação, a gestão financeira pode ficar confusa, gerando impacto em diversos pontos da rotina, como:
- Ineficiência no controle do fluxo de caixa;
- Falta de transparência para parceiros e unidades;
- Dificuldades na apuração fiscal e contábil;
- Demora na execução de repasses e fechamento de contas;
- Risco de erros manuais e fraudes.
Como as subcontas Asaas funcionam na prática?
Imagine que sua conta principal no Asaas é a “conta-pai” do seu negócio. Mas, vamos supor que você esteja expandindo e precise abrir uma filial. Ela precisará ter todo o processo de gestão independente, embora atrelado a da sede, certo?
Para isso, você pode criar uma “conta-filha”, exclusivamente via API, que atua de maneira autônoma, vinculada à sua conta principal. Isso é uma subconta Asaas.
Tratam-se, portanto, de contas únicas, que estão atreladas à conta principal para garantir governança e controle.
Aqui na plataforma, por default, as subcontas herdam as características/configurações da conta raiz, como taxas, permissões, white label, etc. Mas outras configurações devem ser realizadas individualmente, como: webhooks, determinações fiscais para emissão de notas, cadastro de clientes, cobrança, etc.
É importante ressaltar que, atualmente, não é possível transformar uma conta existente em uma conta-filha. Mas é possível criar até 20 contas filhas por dia, via Sandbox.
Porém, não existe só um tipo de subconta que oferecemos em nosso ecossistema financeiro. Vou explicar a seguir.
Os diferentes tipos de subcontas do Asaas
Os requisitos para as criações de subcontas Asaas pelos nossos clientes seguem duas vertentes: a criação de subcontas “padrão”, e a de subcontas white label.
Elas possuem características diferentes entre si, e podem ser úteis em situações diversas, a depender do seu tipo de negócio. Veja:
- Subconta padrão: a criação desta modalidade de conta permite ao usuário final o acesso ao painel da conta digital Asaas. Assim, o usuário da subconta pode acompanhar suas operações, emitir relatórios e realizar controles. Neste caso, o Asaas envia um e-mail para iniciar o processo de onboarding desta conta-filha.
- Subconta White Label: o usuário final não acessa o painel Asaas, mantendo toda a responsabilidade desta conta, com a conta-pai. Com ela, toda a operação ocorre por meio da sua plataforma, garantindo a manutenção da sua marca e experiência de uso customizada.
Os diferenciais da subconta white label Asaas
Um dos grandes diferenciais do Asaas são as subcontas white label. Elas foram desenvolvidas para acompanhar os avanços mercadológicos e tecnológicos.
Muito usada por clientes que querem oferecer serviços financeiros em suas próprias plataformas, no modelo Banking as a Service. Com a subconta white label, você preserva sua marca enquanto oferece nossos recursos financeiros.
Além de evitar a criação de uma infraestrutura própria, é uma forma menos onerosa de desenvolver ainda mais o seu negócio. Ela pode auxiliar a sua empresa:
- Manter a identidade da sua marca presente em toda a jornada do cliente, sem mostrar o Asaas;
- Oferecer todas as funcionalidades financeiras do Asaas, como emissão de boletos, cobranças via Pix e cartão, carnês, recorrência, antifraude, antecipação, links de pagamento e automação de notas fiscais;
- Manter integridade operacional, pois todas as comunicações automáticas, como e-mails de boas-vindas, não são enviadas pelo Asaas, mas controladas pela sua plataforma.
Mas, vou te falar uma coisa muito importante: para ativar essa modalidade, é necessário um alinhamento técnico prévio com o seu gerente de contas. Ou seja, é preciso primeiro ativar a opção white label, para depois seguir com a criação das subcontas.
Sem essa etapa, a criação de subcontas ocorrerá na versão padrão, com a interface e comunicações do Asaas visíveis para o usuário final.
Tem também uma particularidade técnica muito importante, mas que não posso deixar de falar: as subcontas possuem suas próprias chaves (API Key) e WalletId. Se a conta pai perder a chave, é preciso excluir uma conta antiga, para liberar os dados, e criar uma nova.
A criação das subcontas ocorre via API com geração automática de chaves de acesso (API Key), facilitando a integração e escalabilidade da operação.
Para quais modelos de negócio a subconta Asaas é vantajosa?
Se você precisa gerenciar vários centros de custo em uma só conta, essa solução é perfeita. As subcontas não são somente uma solução tecnológica, mas permitem simplificar a gestão financeira do seu negócio.
Com elas, você tem mais autonomia e organização, facilitando a gestão de parceiros ou unidades.
Com a funcionalidade, você pode se beneficiar de transparência com seus clientes e franqueados, agilidade na distribuição e organização das receitas, conformidade fiscal e tributária, além do controle da conta-filha.
Não sei qual é o seu segmento ou nicho de mercado, mas algumas empresas podem ter mais vantagens no uso desse recurso.
Aqui no Asaas as empresas mais aderentes a esse modelo, são:
- Marketplaces: para gerenciar vendedores e repasses de comissões de forma automática;
- Franquias: para segmentar receitas e despesas por loja, garantindo autonomia e controle na supervisão;
- Plataformas SaaS: que precisam separar e individualizar faturamento e cobranças de múltiplos clientes;
- Empresas com centros de custo diversificados: para melhorar a gestão interna sem perder a visão do impacto geral;
- Empresas que buscam separar as vendas online das vendas presenciais.
Como começar a usar as subcontas no Asaas?
As criações de subcontas Asaas acontecem por meio da nossa poderosa API de pagamentos. Portanto, o processo deve ser feito seguindo os códigos, que disponibilizamos em nossa documentação.
Mas, de maneira geral, eu indico que, antes de você começar o processo prático, você realize um mapeamento da sua estrutura financeira. Quantas contas deverão ser abertas? No modelo padrão ou white label? Sua conta do Asaas já está ativa?
A partir das respostas, você pode seguir em frente no processo. É importante lembrar que é possível testar as funcionalidades também em Sandbox, nosso ambiente de testes, antes de implementar o recurso.
Antes de começar, você deverá ter a nossa API habilitada. A partir disso, o processo acontece via endpoint POST /v3/accounts. Cada subconta que você criar receberá uma chave exclusiva e walletId para operar.
Veja a documentação que disponibilizamos para facilitar o seu processo de criação de subcontas Asaas.
Só relembrando que, a partir da criação, todos os detalhes desta nova “conta-filha” devem ser definidos, como taxas, cobranças, notificações e dados fiscais.
As subcontas Asaas são grandes aliadas no processo de gestão financeira das empresas, facilitando processos, garantindo mais organização e apoiando o crescimento do seu negócio.
Como CEO, vou deixar aqui última uma dica muito importante: que tal conhecer mais sobre a API de pagamentos Asaas? Tenho certeza que você vai encontrar mais funcionalidades que podem auxiliar o seu negócio!