Programas de fidelização para sua PME: crie um com essas dicas!

Depositphotos_21795925_s

Você, que é pequeno ou médio empreendedor, já pensou em criar um programa de fidelidade para seus consumidores? A fidelização da cartela de clientes é uma importante ferramenta para a consolidação de sua empresa, e a implementação desse sistema é mais viável do que você imagina. Existem diversos tipos de programas de fidelização, basta você encontrar o que mais se adequa à realidade dos seus negócios.

É importante observar que programas de fidelidade são aqueles em que os clientes somam pontos à medida que realizam compras, para, depois, trocar esses pontos por prêmios, descontos ou até mesmo novos produtos. Existem também programas que oferecem a possibilidade de convênio com empresas de turismo, e-commerce e outros estabelecimentos comerciais, efetivamente incentivando os consumidores a comprarem em determinados locais, em detrimento de outros. Por essa razão, sua utilidade no mercado, hoje em dia, é enorme.

Quer saber como encontrar o programa de fidelização ideal para o seu empreendimento? Então confira agora mesmo nossas dicas:

Compreenda o perfil de seus clientes

O primeiro passo para a implementação de um programa de fidelidade em sua empresa é buscar o entendimento sobre os hábitos e comportamentos de seus clientes. Se seu público-alvo tem preferido empresas concorrentes, isso pode significar, por exemplo, que seus preços estão acima do preço médio do mercado, ou que seu concorrente oferece mais vantagens. Mas quais seriam os benefícios que seus clientes gostariam de receber?

Escolha prêmios compatíveis com sua clientela

Decidir o tipo de prêmio a ser oferecido aos consumidores fiéis também faz parte do processo de compreensão do perfil de sua clientela. Pode ser que eles sejam mais atraídos pela oportunidade de ganhar um celular ou um aparelho de mp3, por exemplo. Em outros casos, descontos, produtos e serviços oferecidos por seu estabelecimento podem ser mais atraentes. Para tomar essa decisão e saber qual é o prêmio dos sonhos de seus cientes cativos, sugere-se a simples realização de pesquisas de opinião entre eles.

Não se esqueça de que essa é uma oportunidade para que você agregue ainda mais consumidores à sua cartela de clientes. Por que não estabelecer como prêmio um produto ou serviço já ofertado por sua empresa? Ainda que seu valor seja mais elevado, isso pode significar boa publicidade, baixos custos de realização e, caso o cliente goste, mais negócios no futuro!

Estabeleça regras claras e preveja problemas

Definir as regras do programa de fidelidade é importante para que o empreendedor e o cliente estejam plenamente cientes de como funcionará o programa. Estabeleça, por exemplo, quanto valerá cada ponto, sua validade e por quais benefícios eles poderão ser trocados. Estipular os valores de cada programa é essencial para que você calcule o investimento necessário e verifique se o programa realmente vale os custos de sua manutenção. É bom ressaltar que os pontos não podem ser muito desvalorizados, pois isso acaba desestimulando os consumidores e gera uma frustração com relação à sua empresa.

Lembre-se também que, quanto maior for a adesão entre seus clientes, maior a necessidade de controle contra eventuais fraudes. Além disso, é importante que o controle de clientes assíduos seja acompanhado de uma constante atualização de seus cadastros e de uma minuciosa manutenção de seu banco de dados sobre eles. Quanto mais informações você tem sobre seus consumidores, maiores são as chances de você tomar as decisões acertadas!

Avalie o sucesso do programa

Não basta implementar o programa e esperar os resultados caírem do céu. É preciso avaliar constantemente o desempenho das vendas e, principalmente, o retorno dos consumidores à sua empresa. O aumento das receitas, para que o programa seja bem-sucedido, deve decorrer justamente do programa de fidelidade. Caso contrário, não há benefício em sua manutenção, não concorda? Além disso, é importante verificar com os consumidores se o programa tem agradado, se os prêmios são adequados e se eles estão satisfeitos. Na pior das hipóteses, reformule seu projeto e elabore um novo programa!

Agora que você já está pronto para criar um programa de fidelização de clientes em sua empresa, comente aqui e compartilhe conosco seus planos e suas eventuais descobertas!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.