Por que a retenção de clientes é mais importante do que a aquisição de clientes?

retenção de clientesEmpresas que atuam no mercado de Software como Serviço conhecem a importância de manter as assinaturas mensais do serviço sempre renovadas, já que elas representam parte substancial da receita do negócio. Sabe-se também que a gestão dos planos precisa estar aliada aos serviços de suporte e relacionamento com objetivo de reter este cliente.

Pesquisas de mercado apontam que o custo de aquisição do cliente (CAC) pode ser de até 7 vezes maior do que os valores envolvidos na retenção dos consumidores. Além disso, um estudo semelhante da Market Metrics indicou que é cerca de 65% mais fácil converter uma venda com um consumidor já existente do que com um novo cliente. Isso acontece porque as pessoas já confiam nas marcas e empresas que conhecem.

Sendo assim, as estratégias de retenção de clientes e assinaturas são essenciais para manter o lucro de sua startup de Saas. Saiba porque conservar seus clientes é mais importante do que adquirir novos consumidores e veja o que é preciso fazer para garantir o seu serviço.

O relacionamento com o cliente é capaz de fidelizá-lo

Primeiramente, é preciso estar atento para o fato de que o perfil do consumidor mudou muito nos últimos anos. Atualmente, os clientes de todos os segmentos estão mais exigentes, atentos ao mercado, às tendências e sempre dispostos a questionar as empresas. Com a presença cada vez maior das tecnologias, os consumidores se acostumaram a ter acesso fácil às informações, que vão desde a comparação de preços até características técnicas dos produtos e o atendimento da empresa.

Neste contexto, as experiências de compra precisam ser cada vez melhores para que seu negócio possa de fato reter aquele novo cliente. Os consumidores atualmente não apenas valorizam um atendimento eficiente como desejam também ter uma experiência personalizada de compra. É justamente neste ponto que se encontra a diferença da estratégia de marketing eficaz: não basta apenas atender, mas construir um relacionamento com o cliente.

O marketing centrado no consumidor é uma das maneiras mais eficientes de retê-los ao promover mais do que um simples canal de comunicação, mas sim um relacionamento individual. Por meio de experiências personalizadas esta estratégia gera uma percepção positiva de sua marca e seus serviços garantindo a fidelidade dos consumidores.

Para construir este bom relacionamento é imperativo ter um atendimento impecável. Fazer com que o cliente confie na solução de sua empresa e que eventualmente até se torne divulgador de sua marca recomendando-a.

Mantenha clientes e veja os consumidores satisfeitos com o serviço

Ter um cliente satisfeito com sua empresa é o primeiro passo para sua manutenção. Para construir um relacionamento com seus consumidores é fundamental operar em diversos canais. Além do atendimento tradicional de SAC por telefone, utilize também as redes sociais. Envie um cartão desejando feliz aniversário por e-mail ou até mesmo por correio. Cultive este relacionamento oferecendo promoções e ofertas especiais. Destaque sempre as vantagens e benefícios que apenas sua empresa oferece.

Considere, ainda, aderir ou criar um programa de fidelidade para sua marca. Desta forma você promove os melhores e mais frequentes clientes. É possível também fazer um clube de assinaturas mais antigas ou valorizar determinada categoria de consumidores da forma mais interessante para sua empresa, seja por custo do plano, número de usuários ou tempo de serviço. O importante é diferenciar cada um dos clientes!

Outra estratégia certeira para a retenção de seus clientes é oferecê-los informações relevantes e atuais sobre sua área de atuação. O marketing de conteúdo é uma forma de mostrar também a utilidade de seu serviço, assim como criar a confiança dos consumidores na sua empresa. Divulgue informações utilizando as redes sociais e crie formatos de interatividade como pesquisas de opinião e comentários.

Atuando com estas estratégias sua empresa certamente não irá perder clientes para a concorrência. Por fim, não deixe de valorizar todos os aspectos de seu negócio e busque sempre aprimorar a qualidade de seu serviço e os custos. Afinal de contas, reter os clientes já existentes é muito mais lucrativo do que investir na aquisição de novos consumidores!

banner_rodape

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.