Pagar as despesas via cartão de crédito é uma alternativa prática para muitos consumidores. No entanto, estatística da fintech TMB mostrou que 76% da população brasileira prefere o boleto como forma de pagamento.
O boleto é um meio de cobrança simples, prático e acessível para qualquer serviço — mesmo não possuindo um CNPJ. Por isso, autônomos e pessoas que recebem pagamentos avulsos também o utilizam para facilitar seus recebimentos.
Contudo, é muito comum o surgimento de dúvidas relacionadas a essa forma de pagamento. Continue lendo para descobrir se Pessoa Física pode emitir boleto e qual o passo a passo para a emissão!
Pessoa Física pode emitir boleto?
Muitas pessoas possuem dúvidas sobre quem pode emitir boleto.
A resposta é que tanto Pessoa Jurídica quanto Pessoa Física podem emitir boletos. Hoje em dia, isso pode ser feito por meio de bancos ou instituições de pagamento.
Contudo, o processo de emissão de boleto como Pessoa Física pode ser mais burocrático em instituições bancárias.
Porém, com um sistema para emissão de boletos, como o Asaas, não é preciso muito trabalho para gerar o documento e tudo é feito com segurança, facilitando o processo.
Vale a pena emitir boleto como Pessoa Física?
Algumas pessoas acreditam que o uso de boletos bancários está diminuindo com o passar do tempo.
Entretanto, a popularização do cartão de crédito e o surgimento de novas soluções não são razões para eliminar uma das formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros.
Gerar boleto é uma forma de se atentar às necessidades e preferências dos consumidores.
No Brasil, a quantidade de desbancarizados é grande, o que faz com que o boleto seja um meio mais acessível.
Além disso, é uma forma de pagamento segura e que ainda é considerada a principal escolha por milhares de consumidores.
Para emitir boletos como Pessoa Física, antes de colocar a modalidade à disposição dos clientes, é fundamental avaliar as características do negócio e as tarifas cobradas pelas instituições financeiras.
Com uma relação mais próxima dos clientes e uma modalidade mais simples de pagamento, a quitação de débitos e pendências ocorre sem dificuldades.
Como emitir boleto sendo Pessoa Física?
O pagamento por boleto bancário é uma facilidade que agrega mais valor a qualquer negócio.
Isso porque, muitas compras e negociações são deixadas de lado devido à burocracia para preencher formulários ou pela falta de opções disponíveis para pagamento.
Com um olhar atento para cada etapa e a ajuda dos recursos certos, há como oferecer o boleto como meio de cobrança com total tranquilidade. Veja abaixo como gerar um boleto sem CNPJ:
1. Escolha uma instituição financeira para gerar boleto
Antigamente, era preciso que a Pessoa Física tivesse conta corrente na instituição financeira como titular ou carteiras de cobrança. Agora, a emissão de boletos pode ser contratada diretamente na instituição.
Caso deseje emitir boleto em bancos, vá à instituição bancária, fale com o gerente e explique a necessidade. Podem existir taxas de boleto, que variam conforme bancos e solicitações, assim como as tarifas.
Outra alternativa é recorrer às fintechs, empresas digitais do mercado financeiro que costumam oferecer serviços mais baratos do que os bancos tradicionais.
Há várias opções de fintechs que atendem empreendedores e lhes auxiliam na gestão de cobranças, como o Asaas, que atende Pessoa Física e Pessoa Jurídica de qualquer porte.
2. Use meios de pagamento online
Para evitar a espera pela efetivação do processo, o segredo é apostar em métodos de pagamento online. Nesse caso, o boleto sai no nome da plataforma que faz o intermédio da emissão de boletos.
O custo é baixo e o retorno, favorável. O cadastro costuma ser rápido e a documentação solicitada pelas plataformas não é extensa.
O valor do contratante é pago por boleto, onde é cobrado determinado percentual sobre a venda. É importante usar sites confiáveis, com certificado de segurança e feedback de consumidores.
Usar tecnologia em todos os processos é uma maneira mais eficiente de manter seus registros em dia, ter um histórico financeiro perfeito e realizar eventuais consultas para administrar melhor a entrada de dinheiro.
A gestão melhora, as vendas aumentam e há uma preocupação a menos para lidar. Sendo assim, é possível direcionar a atenção para outras ações que alavanquem as vendas.
3. Conheça o seu público
Além de pesquisar sobre os serviços para emissão de boletos, é imprescindível conhecer o público-alvo.
Entender os hábitos e necessidades de consumo dos clientes ajuda a definir quais são as modalidades de pagamento preferidas e as expectativas com relação à cobrança.
Criar uma política de cobrança também ajuda na hora de organizar a forma de contato, a estratégia de redução de inadimplência financeira e o desenvolvimento de um vínculo adequado com os clientes.
Quais bancos emitem boleto para Pessoa Física?
Para facilitar a vida dos empreendedores, as ferramentas para emissão de boletos estão cada vez mais estratégicas e funcionais. Com elas, há como poupar tempo e focar no que interessa: as vendas.
Existem diversas alternativas no mercado para emitir boletos sendo Pessoa Física. No entanto, a maioria dos bancos não possui acesso facilitado a esse tipo de serviço. O ideal é buscar por fintechs que possuem o foco em gestão de cobrança.
Comece a emitir boletos com o Asaas
Ao falar em ferramentas online para emissão de boletos, o Asaas é uma das plataformas mais indicadas. O sistema é completo e realiza cobranças de maneira totalmente automática, online ou pelo Aplicativo (Android e iOS).
O Asaas conta com um sistema para emissão de boletos que cria, programa, envia e ajuda a gerir todos os documentos.
Os boletos podem ser enviados por e-mail ou SMS, e o empresário recebe notificações assim que um pagamento é efetivado.
Os boletos são gerados em apenas 30 segundos e não é preciso pagar nenhum valor pela emissão do documento. A taxa é cobrada apenas quando ele for pago pelo cliente. Consulte as taxas do Asaas.
Além disso, se você planeja crescer e transformar seu negócio em Pessoa Jurídica em algum momento, pode continuar a utilizar o serviço.
O Asaas garante todas as vantagens de emissão de boletos, sendo Pessoa Física ou possuindo um CNPJ.
Agora que você já sabe que Pessoa Física pode gerar boleto e quer usufruir de todas essas vantagens, abra sua conta digital e comece a emitir boletos com o Asaas.
olá, sou pessoa física, preciso, emitir boletos , que após a data de vencimento, seja cobrado na boca do caixa 10% mais juros de mora, vc tem esse serviço.
Olá, José
No Asaas é possível fazer a configuração de jutos e multa após o vencimento do boleto. Aqui você pode entender melhor como funciona: https://ajuda.asaas.com/pt-BR/articles/6933888-como-adicionar-juros-multa-e-desconto-nas-cobrancas
Olá! Alguns conhecidos desistiram dos serviços do Asaas informando que vocês não liberam o dinheiro como as outras instituições financeiras fazem “prendem” o dinheiro e quando é parcelado também fazem o mesmo. Fiz o cadastro hoje, mas estou em dúvidas devido as informações que estas pessoas informaram. Gostaria que me esclarecessem mais como funciona a liberação do dinheiro. Grata,
Olá, Sandra!
Após o pagamento do boleto, o valor leva 1 dia útil para cair na sua Conta Asaas e fica disponível para saque. Nas cobranças via cartão de crédito, o prazo é de 32 dias corridos após a data de confirmação de cada parcela. Já no débito, a compensação ocorre em até 3 dias úteis após a confirmação do pagamento. Com o saldo em conta, os prazos de transferência variam de acordo com as configurações do seu cadastro ou a forma que pretende sacar seu dinheiro.