Onde procurar recursos para alavancar o seu negócio

business team with flip board having discussion

O mercado de crédito no Brasil tem avançado muito nos últimos anos, o que favorece pequenos e médios empresários na expansão de seus negócios. Juros menores, condições mais flexíveis de pagamento e redução das garantias exigidas são alguns dos principais atrativos desse mercado em crescimento.

Apesar das diversas vantagens relacionadas à obtenção de um empréstimo, é possível também encontrar fontes de investimento mais próximas, como familiares e amigos. Abaixo, algumas dicas sobre onde procurar recursos para alavancar os negócios de sua empresa.

Crédito bancário e de financiadoras

Investir na expansão de maquinário ou esperar aumento da demanda? Contratar novos funcionários ou manter os atuais níveis de produtividade? Esses são alguns dos dilemas que todo empresário enfrenta atualmente. A tomada de um empréstimo pode ser fator decisivo para o crescimento de sua empresa, na medida em que possibilita a realização de investimentos em capital e recursos humanos.

A expansão do setor de crédito no Brasil tem acarretado maior diversificação da cartela de empréstimos disponíveis nos bancos e empresas de financiamento. As opções são cada vez mais variadas e, consequentemente, o empresário deve aproveitar a oportunidade para analisar quais vantagens são mais adequadas a seus negócios.

O empresário deve se atentar, no entanto, para o fato de que bancos e instituições financeiras cobram juros altos e exigem garantias. Quanto maior o empréstimo, maior o comprometimento de sua renda e patrimônio. Por isso, considere cuidadosamente esses fatores antes de realizar um empréstimo.

Capital próprio

Apesar de menos custosa, por não envolver juros e garantias, esse tipo de obtenção de crédito pode comprometer sua renda pessoal e prejudicar sua família. É possível considerar os lucros decorrentes desse investimento como uma forma de amortização da dívida de sua empresa com o seu patrimônio, mas o risco de haver alguma impossibilidade futura de pagamento ainda existe. Considere bem as possibilidades de suas finanças pessoais antes de realizar essa transferência de recursos.

Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis, realizada por empresas especializadas em financiamento, pode ser uma solução viável para evitar gastos excessivos no endividamento por cheque especial e outras formas de empréstimo. Além disso, aumenta o capital de giro da empresa e permite investimentos imediatos.

Desde que utilizada de forma responsável e planejada, a troca de recebíveis futuros por liquidez imediata pode ser mais vantajosa que o pagamento de juros de um empréstimo, por exemplo. Assim, considere a taxa de desconto cobrada no mercado e compare com outras cotações de empréstimo disponíveis antes de comprometer seu orçamento.

Amigos e familiares

Micro e pequenos empresários podem considerar essa a forma mais razoável de obter crédito e alavancar seus negócios. A realização de empréstimos pessoais é muito comum no mercado brasileiro, pois envolve juros abaixo daqueles praticados pelo mercado, além de poucas exigências de garantia.

Normalmente, os empréstimos são realizados com base na confiança. Mas tome cuidado, pois esse tipo de obtenção de crédito pode prejudicar relacionamentos pessoais, caso ocorra algum imprevisto em relação ao pagamento. Reflita sobre essas consequências antes de aceitar empréstimos de familiares e amigos.

Independentemente da opção escolhida, planeje-se!

Atenção! A análise das propostas creditícias é fundamental para essa decisão, portanto prefira formas de financiamento que não comprometam excessivamente o lucro de sua empresa. Além disso, considere o tempo de quitação do empréstimo, que deverá ser compensado pela expectativa de lucro advindo dos investimentos realizados.

Ainda tem alguma questão sobre economia e finanças? Deixe suas dúvidas e comentários abaixo. Participe!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.