O que preciso fazer para conseguir um empréstimo empresarial no banco?

Business men

A hora da expansão é um momento importante para uma empresa. Seja na ampliação das instalações ou do leque das atividades, no desenvolvimento de uma inovação ou, ainda, na expansão geográfica, é preciso contar com uma fonte de recursos segura, que proporcione o impulso necessário para que o crescimento seja sustentável e traga retornos a curto, médio e longo prazos.

Uma das opções para promover o crescimento da sua empresa é por meio do empréstimo bancário empresarial, ou seja, o financiamento do seu sonho feito por uma instituição bancária de sua confiança. Apesar de não ser um processo muito simples, se você já tiver um bom relacionamento com seu gerente, fica bem mais fácil.

Neste artigo falaremos a respeito dos documentos solicitados para que você consiga seu empréstimo empresarial. É claro que cada instituição financeira tem suas próprias normas e exigências, por isso tome essa lista de documentos apenas como base. Então vamos lá:

Contrato social

O contrato social é o que determina a criação da empresa, como se fosse uma certidão de nascimento da pessoa jurídica. Nele estão contidas informações relacionadas à natureza do negócio, tipo de produto ou serviço comercializado, local de registro, duração da sociedade e o capital inicial da organização.

Na busca por crédito empresarial, você deve anexar não só o contrato social original como também todas as suas eventuais alterações, visando dar ao banco uma visão completa de como o seu negócio vem se desenvolvendo.

Balanço patrimonial

O balanço patrimonial é uma demonstração contábil que revela a situação financeira e econômica da empresa. Nele estão contidas informações a respeito do ativo e do passivo da empresa, ou seja, dinheiro em seu poder e dívidas ativas no mercado.

Para fins de tomada de crédito empresarial, solicita-se, usualmente, o balanço patrimonial dos últimos três exercícios, visando confrontar os resultados da empresa nos últimos anos e verificar se ela terá condições de assumir o pagamento do empréstimo bancário.

Parecer de auditoria independente

Por se saber que existe manipulação de dados contábeis, faz-se necessária uma auditoria independente. Assim, mesmo que a companhia tenha seu balanço patrimonial bem alinhado, é preciso apresentar ao banco uma avaliação de uma empresa independente para corroborar com as informações prestadas por meio dos documentos apresentados.

Cópia das folhas da DIPJ

Essas são informações fiscais obrigatórias por lei enviadas periodicamente à Receita Federal. A empresa deve estar em posse desse documento, apresentando o recibo completo da entrega da Declaração Integrada de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica ao banco.

Balancete analítico

O balancete analítico contempla informações de fluxo de caixa e deve ser apresentado juntamente com o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), que deve ter sido realizado dentro de 120 dias a partir da data de solicitação de crédito junto ao banco.

Outros documentos

No decorrer da análise de crédito, o banco pode solicitar alguns outros documentos que venham a completar o dossiê da empresa no que tange à sua situação contábil, econômica e financeira, com o intuito de se resguardar de uma possível inadimplência.

Você pôde perceber que solicitar um empréstimo bancário empresarial não é tão simples, mas também não é impossível. Só é preciso ter uma atividade comercial muito bem estruturada e organizada para que se consiga apresentar os documentos necessários à obtenção do empréstimo.

Quer saber mais sobre o que os bancos avaliam na hora de emprestar dinheiro? Então clique aqui e confira nosso post sobre o assunto. E não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar suas ideias e experiências!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.