Conheça os 7 livros sobre vendas indispensáveis para ter sucesso na área

Por Diego Contezini
19 de fevereiro, 2020

Trabalhar com vendas exige muita paciência, motivação e determinação todos os dias, afinal, o mercado é desafiador e os clientes estão cada vez mais conscientes da concorrência e exigentes. Tem de haver muito estímulo para se manter entusiasmado e de alto astral para atrair e encantar os clientes todos os dias, certo?

Vender vai muito além de gerar receitas e ganhar comissão. É instigar os consumidores, persuadi-los, oferecer um excelente atendimento e prestação de serviço e fidelizá-los para que voltem a comprar com você. Assim, como consequência, você aumenta seus lucros e o negócio expande. Quer saber como fazer isso? Selecionamos sete livros sobre vendas que são verdadeiras aulas! Acompanhe!

1. O poder do hábito

Este é um best seller de Charles Duhigg que não poderia faltar na nossa lista. Por trás de todo hábito, seja ele bom ou ruim, há uma rotina que pode ser feita de maneira consciente ou inconsciente. E quem trabalha com vendas precisa cultivar bons hábitos para que consiga obter o sucesso desejado.

Com a leitura desse livro, você se propõe a refletir sobre sua rotina, como ela influencia os seus resultados e no seu relacionamento com os clientes. Entende também como identificar costumes ruins e transformá-los para aumentar sua produtividade e o desempenho nas vendas. É uma obra bastante atual e seus ensinamentos podem ser aplicados em várias áreas da vida.

2. As armas da persuasão

Robert Cialdini reúne no livro vários dos seus estudos sobre técnicas de vendas. São abordadas estratégias inteligentes para persuadir (e não manipular, como o autor deixa clara essa diferenciação) com argumentos realmente convincentes para o cliente de que aquele é o melhor produto ou serviço para ele.

Por meio da explicação de como funcionam gatilhos mentais como reciprocidade, afeição, aprovação das outras pessoas, autoridade, escassez, coerência e compromisso, o autor trata do processo de convencimento e como propor essas armas durante uma negociação. Você vai gostar desse clássico das vendas!

3. A Bíblia das vendas

Não é à toa que A Bíblia das vendas tem este nome, afinal, tanto no seu aspecto físico quanto em volume de conteúdo se parece realmente como tal. O autor Jeffrey Gitomer queria que as pessoas reconhecessem sua obra relacionando-a ao livro mais vendido do mundo — a Bíblia — por isso, se propôs a escrever um dos melhores livros sobre vendas.

O exemplar já ajudou e ainda ajuda milhares de companhias, pequenas empresas e vendedores individuais a alcançarem o sucesso com lições de relacionamento com os clientes, técnicas de persuasão e um verdadeiro beabá, com direito a mandamentos e valiosos ensinamentos para se dar bem na área comercial.

4. Como fazer amigos e influenciar pessoas

Este é outro best seller lido em todo o mundo e traduzido para mais de 30 idiomas. Sua relevância se dá pelo fato de ele nos ensinar a nos relacionar com as pessoas de uma forma melhor, entender o ponto de vista delas e aprender como persuadi-las, característica fundamental na área de vendas.

De acordo com o autor, Dale Carnegie, Como fazer amigos e influenciar pessoas se propõe a fazer oito coisas principais na vida do leitor que o beneficiarão para sempre e em todas as áreas:

  1. tirá-lo da rotina mental, dando novos pensamentos, visões e ambições;
  2. facilitar a maneira de fazer mais amigos e de modo mais rápido;
  3. aumentar a popularidade;
  4. influenciar as pessoas a pensarem do seu jeito;
  5. aumentar o poder e a habilidade em conseguir as coisas que deseja;
  6. evitar discussões e manter as relações mais agradáveis e amenas;
  7. conversar melhor e ter um papo mais interessante;
  8. despertar o entusiasmo nas pessoas próximas a você.

Todos esses ensinamentos resumem como se tornar um verdadeiro líder, uma pessoa mais tolerante, consciente das opiniões e dos defeitos das outras pessoas e como aceitar isso. Além de se tornar mais influente no ambiente em que vive e claro, no trabalho. Ficou interessado nessa leitura rica e prazerosa? Aposte nesse livro e se surpreenda!

5. Receita Previsível

Essa obra de Aaron Ross e Marylou Tyler é muito utilizada por diversas startups que atuam diretamente com tecnologia. Inclusive, é considerado um importante guia de vendas por grandes empresas do Vale do Silício.

Receita Previsível aborda a necessidade de lidar com a elaboração de um fluxo contínuo de trabalho e fugir da insanidade que pode ser a área de vendas, se não houver um planejamento bem estruturado.

6. O Milagre da Manhã

Lá em cima falamos sobre a necessidade de identificar hábitos ruins, eliminá-los e conquistar práticas saudáveis, certo? Mas o que você pode não ter se dado conta é que dormir e acordar bem influencia de maneira assustadora em todas as atividades da nossa rotina, incluindo as do trabalho e consequentemente, no nosso humor.

Neste famoso livro de Hal Elrod são explicadas algumas das atitudes que tomamos quando não nos deitamos e acordamos de maneira que beneficie o nosso corpo. Por exemplo, quando você tem o hábito de dormir muito tarde e tem de acordar cedo, provavelmente vai acordar de mal-humorado, não fará sua rotina matinal (técnica fundamental abordada no livro) e isso acaba se refletindo em todo o seu dia.

Elrod explica que muitas pessoas acreditam que são “noturnas”, mas que isso não passa de um mito e que qualquer um, por mais que tenha cultivado hábitos nada saudáveis, consegue se transformar em uma pessoa que acorda cedo e rende muito mais ao longo do dia. Para o autor, tudo é transformado a partir da decisão de se levantar antes das 8 horas da manhã e pelo modo de enxergar os acontecimentos.

7. Os segredos da arte de vender

Vender é propor ao consumidor uma experiência ou um produto que dará a ele a certeza de que aquilo pode melhorar a sua vida. Mas como o vendedor consegue ativar esse gatilho e trabalhar isso com o cliente? Por meio de técnicas! E são elas que são abordadas no livro de forma descomplicada.

Na obra, Zig Ziglar trata com exemplos de comportamentos, histórias, conceitos e outras ferramentas como desvendar o verdadeiro segredo da arte de vender qualquer coisa para qualquer pessoa. Além de fazê-la entender que aquilo é realmente importante para ela. Vale a pena a leitura para alcançar sucesso na sua carreira!

Ao atuar com vendas, além de se motivar todos os dias para alcançar seu objetivo e atingir suas metas, todo profissional precisa conhecer e dominar técnicas e estratégias inteligentes para aumentar seu poder de negociação e, como resultado, obter mais lucros. Apostando nessas dicas de livros sobre vendas você estará no caminho certo para trilhar seu caminho na área comercial.

O que achou das nossas dicas? Existe algum que você acha fundamental fazer parte dessa lista? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos que também trabalham neste segmento!