Efeito tesoura: o que é e quais são suas causas

Efeito_tesoura_o_que_é_e_quais_são_suas_causas.jpg.jpeg

A dificuldade financeira pela qual algumas empresas passam é causada por diversos fatores como, por exemplo, uma má gestão de seu capital de giro. O resultado disso é o surgimento do efeito tesoura. É importante que as empresas trabalhem as finanças de forma preventiva, e deve utilizar seus índices para este fim. Os dados apurados periodicamente podem diagnosticar antecipadamente problemas que possam atrapalhar a liquidez de uma empresa, deixando os gestores atentos – e preparados – para eventuais problemas que possam acontecer e aptos a desenvolverem medidas para solucionarem estas questões. Para entender o que é o efeito tesoura e como ele pode influenciar seu negócio, continue lendo este post.

O que é o efeito tesoura?

O conceito, desenvolvido pelo francês Fleuriet na década de 70, baseia-se no fato de uma empresa precisar de capital de giro cada vez maior e dispor de um saldo em tesouraria cada vez menor, negativo. O nome efeito tesoura vem da forma como as linhas do gráfico dessa relação ficam dispostas: como uma tesoura aberta.

Qual a causa do efeito tesoura?

Pode-se ter como fator responsável o crescimento no volume operacional do negócio. Observa-se que as empresas que apresentam esta discrepância financeira têm como principais causas o endividamento, o crescimento nas vendas e prejuízos recorrentes.

A forma como os recursos serão utilizados deve ser levada em conta para se evitar o efeito tesoura. Para o uso de empréstimos, prazo e taxas devem estar em conformidade ao seu ciclo de vendas. Se a opção for por investimento em imobilizado, é importante que as taxas sejam baixas e os prazos longos. Estas medidas são importantes para manter o saldo da tesouraria positivo, caso contrário, o efeito tesoura será inevitável.

A melhor forma de uma empresa obter recursos próprios para financiar seu capital de giro é a partir do lucro líquido. Dessa forma, os recursos próprios serão reutilizados para investimento no negócio. Caso a empresa esteja tendo prejuízos em períodos sucessivos, as suas reservas diminuirão e o saldo em tesouraria ficará cada vez mais negativo.

Minha empresa está vendendo mais: isso quer dizer boa saúde financeira?

Se o aumento das vendas significar que a empresa está contraindo empréstimos para pagar as dívidas já existentes, a saúde financeira estará prejudicada e pode levar uma empresa à falência.O ideal é reinvestir seu lucro no próprio negócio, para assim, aumentar as vendas.

Um ponto importante na gestão do capital de giro é o impacto que ele terá no fluxo de caixa da empresa. A quantidade de capital de giro para o funcionamento do negócio tem estreito relacionamento com o fluxo de caixa da empresa. Portanto, se o fluxo for longo, a necessidade de capital de giro aumenta e vice-versa.

O que o efeito tesoura pode nos dizer?

Através do modelo de Fleuriet, pode ser avaliada, ao longo do tempo, a posição de liquidez da empresa, assim identificando sua saúde operacional e financeira. Dependendo do resultado conseguimos avaliar se se a empresa está ou não passando por problemas de liquidez. O primeiro passo para uma análise financeira é verificar as margens da empresa. Isso é fundamental, já que caso o valor de venda seja abaixo do seu custo, a empresa está condenada. É preciso entender as diferenças entre lucro e faturamento também.

Como se livrar do efeito tesoura?

As ferramentas para análise auxiliam as empresas que vislumbram um crescimento continuo, com menos riscos. Além de transparecer a real situação da empresa, os dados que podem ser coletados ajudam nas tomadas de decisões.

Para uma análise preliminar, transformam-se os valores das demonstrações financeiras em números relativos ou percentuais. O objetivo é melhorar a compreensão e visibilidade, identificando vantagens e desvantagens. Daí, compara-se os valores obtidos em um período estipulado com aqueles levantados em períodos anteriores.

Análise utilizando indicadores

Os dados das demonstrações financeiras são de grande importância para medir a eficiência operacional de uma empresa. A análise dos indicadores (ou índices) financeiros e econômicos auxilia a execução financeira, orçamentária, e patrimonial. Além disso, fornecem resultados seguros para análise.

A melhor forma de evitar o efeito tesoura é aumentar vendas, sem diminuir o saldo. Equilíbrio nas finanças garante a saúde do seu negócio. Curta nossa pagina do Facebook e participe dos nossos posts!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.