Como vender mais no Dia das Crianças e aumentar seus lucros

por Comercial e Vendas

Publicado em 18 de agosto, 2023 | Atualizado em 19 de março, 2024

Quem ainda se lembra da infância sabe que o dia das crianças é uma das datas mais especiais para o público infantil. Porém, não apenas as crianças podem aproveitar essa data – sua empresa também pode usar o momento para se destacar e vender mais.

Diferente de outras datas, porém, o dia das crianças precisa de mais cuidado e planejamento. Afinal, seja para se comunicar com as crianças ou com seus pais, seu negócio precisa considerar uma série de fatores.

Nesse artigo, vamos trazer algumas dicas de como vender mais no dia das crianças e aumentar seus lucros. Continue lendo!

Como surgiu o dia das crianças?

No ano de 1923, o Rio de Janeiro sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. Por comemoração ao evento, ano seguinte foi decretada a Lei de número 4.867, que instituiu o dia 12 de outubro como a data oficial para a comemoração do Dia das Crianças no Brasil.

Porém, em 1955 a data começou a ganhar popularidade como evento comercial, graças a uma marca de brinquedos que iniciou uma campanha de marketing. Esse efeito se espalhou por outras marcas, que também focaram na semana da criança para vender mais brinquedos e produtos infantis.

Além disso, o dia 12 de outubro é feriado nacional desde 1980 – como dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil – detalhe que aumentou a força do dia das crianças.

Quais os principais desafios de vender no dia das crianças?

O dia das crianças é uma data importante para o comércio brasileiro. Em 2022, a estimativa é que essa data tenha movimentado cerca de R$ 13 bilhões no comércio nacional.

Para não ficar de fora, sua empresa precisa considerar quais são os principais desafios para conseguir se posicionar nessa data – e então, estabelecer estratégias assertivas para vender mais.

Atrair o público certo

O primeiro passo para ter sucesso nas suas estratégias para o dia das crianças é atingir o público certo com suas comunicações e campanhas. Afinal, você terá sempre de adaptar os seus produtos e serviços para o seu público-alvo.

Porém, no dia das crianças, o foco precisa ser especialmente os pais. Afinal, existem muitas regulamentações relacionadas à publicidade infantil. E, além disso, são os pais com o poder econômico para converter as vendas.

Sendo assim, é necessário oferecer produtos que façam sentido para a data. Porém, é fundamental equilibrar as campanhas para que elas também atraiam os pais e adultos responsáveis.

Expandir os seus produtos

Você também pode aproveitar a data do dia das crianças para expandir seus produtos ou lançar uma linha nova – que se relacione de alguma forma com a temática da data. 

Existem algumas maneiras de compor seu catálogo para que fique atrativo como presentes ou como um produto ou serviços de desejo. Para isso, você pode usar algumas técnicas de vendas assertivas. Por exemplo:

Cross selling e up selling

Você pode aplicar as estratégias de cross selling e up selling para agregar valor aos seus produtos e lucrar mais com as vendas nessa data.

O cross selling é uma técnica voltada a combinar produtos semelhantes que, ao serem vendidos como um combo, agregam valor ao cliente e aumentam seu lucro final.

Por outro lado, o up selling consiste em oferecer um upgrade ao cliente, a partir de uma versão superior ao produto original que ele busca comprar. Ou seja, o cliente ganha em custo benefício e seu negócio aumenta seu lucro.

Essas estratégias são muito eficientes porque podem ser aplicadas nas lojas físicas e virtuais.

Cuidado com as regras de publicidade infantil

Também é muito importante as principais regras de publicidade infantil. Principalmente para os meios digitais, sua empresa precisa considerar essas restrições para se manter dentro da lei e, ainda assim, alcançar o público-alvo para o dia das crianças.

Confira as principais restrições para publicidade infantil que sua estratégia precisa seguir:

  • Nunca utilize termos no imperativo, como “compre” ou “peça para seus pais”;
  • Não inclua conteúdos que desvalorizem a família, escola, vida saudável, proteção ambiental;
  • Não apresente publicidade em formato jornalístico, o que pode confundir o público;
  • Não difunda o medo nas crianças, expondo as crianças a situações perigosas ou que simulem constrangimento por não poder consumir determinado produto ou serviço anunciado;
  • Não desmereça o papel dos pais e educadores como orientadores para se ter hábitos alimentares saudáveis ao apresentar, por exemplo, produtos que substituem as refeições;
  • Não encoraje o consumo excessivo de alimentos e bebidas, menosprezando a alimentação saudável;
  • Não associe crianças e adolescentes a situações ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis;
  • E não realize merchandising em programas dirigidos a crianças ou utilizando personagens do universo infantil para atrair a atenção desse público.

10 dicas de como vender mais no dia das crianças

Agora que você entende quais são os principais desafios para vender no dia das crianças, vale mencionar as principais estratégias que podem ser utilizadas pela sua empresa durante essa data.

É claro que o dia das crianças tem maior afinidade com empresas que possuam produtos ou serviços relacionados ao público infantil. Porém, é sempre possível adaptar as estratégias para permitir que seu negócio impulsione seus resultados.

Você também pode adaptar essas estratégias para outras datas, como no dia dos pais, dia dos namorados ou mesmo na Black Friday.

1. Prepare seu negócio com antecedência

O primeiro passo para vender em qualquer data especial é se planejar com antecedência. Sua gestão precisa incluir datas com potencial de vendas dentro do plano de negócios, para estabelecer boas estratégias que ajudem a alcançar um público maior.

Especialmente no cenário do dia das crianças, é necessário adaptar seus ambientes para se comunicar de acordo com o público-alvo.

Com um potencial aumento da demanda, também é necessário aumentar seu estoque e estabelecer uma nova estratégia de precificação para se enquadrar com a campanha.

2. Entenda a concorrência e o mercado

Outro elemento importante, especialmente se o seu nicho de mercado não estiver relacionado a produtos infantis, é realizar um benchmarking.

Essa prática permite que sua gestão analise a concorrência e procure formatos viáveis para atuar no dia das crianças. 

Nesse caso, não estamos falando sobre copiar os seus competidores – e sim entender quais ações eles tomam que podem ser adaptadas para sua realidade e que façam sentido para seu negócio.

Além disso, entender os desejos do seu público também é muito importante. Entender quem são as pessoas para quem você está vendendo ajuda a estabelecer uma comunicação direta e mais assertiva.

3. Desenvolva uma campanha

E quando falamos sobre vender mais em uma data específica, é sempre importante pensar no estabelecimento de uma campanha. Afinal, quem não é visto não é lembrado, não é mesmo?

Com uma boa campanha, você pode atrair mais consumidores e potencializar suas chances de sucesso com uma campanha de dia das crianças. Para isso, confira algumas dicas:

Utilize as redes sociais

As redes sociais estão entre as melhores ferramentas para divulgar seu negócio. Através delas, é possível criar segmentações e atingir um público-alvo específico.

Por exemplo, é possível criar campanhas de anúncios focados em pessoas com filhos. Assim, você consegue dialogar com o público que será influenciado pelo dia das crianças.

Além disso, as redes sociais também podem ser utilizadas como um canal de vendas. Afinal, você pode usar esse ambiente para conversar com consumidores e converter vendas.

Com o Asaas você pode receber facilmente pelas redes sociais utilizando o link de pagamentos.

Foque em atingir os pais

Conforme comentamos, as redes sociais permitem segmentação. Porém, independente do ambiente da campanha – digital ou físico – é fundamental que seu negócio busque dialogar com os pais.

Afinal, eles são o público com verdadeiro poder de compra e com a tomada de decisão. Eles precisam entender que seus produtos são ideias para seus filhos, ou compreender que sua empresa oferece uma vantagem ou diferencial – especialmente dentro da data do dia das crianças.

Crie um funil de vendas

O funil de vendas é uma ferramenta do marketing que pode potencializar os resultados do seu negócio. Através dessa solução, sua empresa pode criar uma campanha que capture consumidores em potencial, e guie eles até a fase de conversão.

O funil funciona estabelecendo uma jornada para o consumidor, e precisa de gatilhos para incentivar o cliente a se tornar um lead qualificado e, posteriormente, converter.

Como gatilho, uma data comemorativa como o dia das crianças pode funcionar muito bem para incentivar seu público a seguir dentro do funil até a fase final de conversão.

A imagem ilustra todas as etapas do funil de vendas, baseando-se no comportamento do cliente

Engaje com seu público

Além dessas estratégias, também é muito importante que você crie um engajamento com seu público. 

Você pode aproveitar o momento do dia das crianças para trabalhar interações que unam o universo virtual ao seu ambiente físico.

Por exemplo, você pode oferecer algum entretenimento para as pessoas que forem presencialmente na sua loja. Ou mesmo oferecer um voucher de desconto, que pode ser recolhido nas redes sociais e usado presencialmente.

4. Crie uma combinação de ofertas e presentes

Outro fator determinante para ter sucesso nas vendas durante o dia das crianças é a criatividade. Inclusive, essa é uma das maneiras de utilizar as datas: se apropriando de temáticas que são recorrentes para os pequenos.

Por exemplo, você pode basear sua campanha na criatividade das crianças  – criando combos de produtos que podem ser vendidos juntos, através de cross selling.

Ou você pode oferecer ofertas inesperadas, ativando gatilhos de escassez, que levem os pais a comprar durante essa data.

Vale lembrar que pelo dia da criança ser um feriado, sua loja física pode usar esse fator como impulso para comprar – especialmente se seu estabelecimento estiver presente em shoppings, e-commerces ou lojas virtuais.

5. Negocie com seus fornecedores

Negociar com fornecedores também pode fazer toda a diferença para um evento como o dia das crianças. Afinal, com o aumento da demanda, você pode realizar um pedido maior para repor estoques.

Com uma boa negociação, parceria e confiança, tanto seu negócio quanto o fornecedor podem sair ganhando – aproveitando melhor o potencial de lucros da data.

6. Prepare seus ambientes para receber o público

Aqui está a dica de ouro para seu negócio: prepare seus ambientes para receber o aumento da demanda. Em qualquer data comemorativa essa dica é importante, porém, no dia das crianças isso se torna ainda mais relevante.

Afinal, seja para agradar o público infantil ou os pais, você pode focar em criar uma experiência temática para esse dia. 

Invista nas cores, na criatividade, em chamar a atenção e dialogar diretamente com as crianças – sejam elas pela idade, ou pela criança interior dentro do seu público adulto. Não tenha medo de errar!

Além disso, existem alguns elementos operacionais que você também pode se atentar. Por isso, confira algumas dicas para preparar seu negócio nessa data:

Loja física 

No dia das crianças, as lojas físicas precisam ter um cuidado extra com o ambiente. Além dos clientes precisarem circular pela loja com facilidade para encontrar os produtos certos, também é necessário cativar.

Você pode criar uma ambientação temática e dinâmica, que incentive os pais a entrar e que eles se sintam confortáveis a trazer os filhos. 

Além disso, você também deve considerar a conveniência para o consumidor. Por exemplo, pais com filhos muitas vezes não querem gastar muito tempo na sua loja – por isso eles precisam de um atendimento rápido.

Filas devem ser dinâmicas, portanto cuide para que esse momento seja baseado na eficiência. Permitir o pagamento pelo QR code Pix, por exemplo, pode ser uma forma de ajudar nesse processo.

Loja virtual

Por outro lado, em um ambiente online o foco deve ser a segurança e proteção dos dados do seu cliente. É claro que você pode utilizar o layout do site para atrair os clientes e interagir, criando identificação com o dia das crianças.

Porém, é importante que a experiência seja baseada em dinamismo, eficiência e segurança. O cliente precisa encontrar os produtos facilmente, entender os preços, descontos, condições de pagamento e ser direcionado ao checkout. Finalizando a compra.

Isso significa propor meios de pagamento eficientes, mas também contar com soluções como gateways de pagamento.

Assim, você consegue facilitar o processo de compras e evitar o temido abandono de carrinho.

Vale ressaltar que seus produtos precisam ter descrições claras, assim como informações sobre preços e condições de frete.

Você também pode integrar algumas soluções na sua plataforma através das APIs de pagamento. Elas disponibilizam ferramentas muito úteis nessa fase de conversão, melhorando a experiência do seu cliente e aumentando suas taxas de conversão de vendas.

Restaurantes para o dia das crianças

Os restaurantes podem se tornar uma ótima opção para toda a família durante o dia das crianças. Portanto, é fundamental que seu estabelecimento se prepare para essa data com carinho e criatividade.

Desde sua comunicação online, até a decoração do espaço físico pode ser adornada para criar uma experiência marcante para os clientes. 

Além disso, você também pode adaptar algumas estratégias que comentamos aqui – como o cross selling, para oferecer combos especiais ou descontos voltados para pais que levarem seus filhos para um almoço ou jantar.

E esse cuidado não precisa ficar apenas dentro do estabelecimento físico, você também pode criar combos e promoções personalizadas nos aplicativos de delivery. Nesse cenário, também é viável oferecer outras opções de pagamento – como o ticket refeição. 

Além disso, você também pode criar produtos especiais para crianças, como sobremesas temáticas.

Prestadores de serviços

Por outro lado, se sua empresa está dentro do segmento de serviços, também existem algumas opções para se adaptar ao dia das crianças. Seja em academias ou escolas de idiomas, você pode criar estratégias que remetem a data.

Uma ideia, por exemplo, seria incentivar que os pais pudessem levar os filhos para participar das atividades. Ou mesmo criar um evento paralelo, como uma festa ou celebração, voltado para clientes e seus filhos.

Uma estratégia muito utilizada é aproveitar esses momentos para fidelizar consumidores. Por exemplo, você pode criar um sorteio especial de dia das crianças, para que os pais ganhem brindes que agradem os filhos.

O foco está em oferecer uma experiência especial, seja do seu negócio ou contratada com um parceiro, para um dos seus clientes.

Vale lembrar também que para prestadores de serviços é sempre muito importante contar com um bom sistema de cobrança de assinatura – tornando mais fácil a fidelização e satisfação dos clientes.

7. Foque na experiência do consumidor

O dia das crianças pode ser utilizado para oferecer uma experiência diferente ao consumidor – seja ele adulto ou criança. Para isso, sua gestão pode apostar em oferecer algo a mais além dos produtos.

Essa estratégia trata de ir além do básico, dando ao cliente algo que faça ele se lembrar de você, independente do produto que está vendendo.

Ofereça brindes

Um exemplo de como marcar seu consumidor é oferecendo um brinde para ele. É importante que o brinde seja condizente com seu segmento e tenha relação com seu produto principal, mas que seja simples e útil.

Quer um exemplo muito legal de brindes? Os marca páginas que são oferecidos por livrarias na venda de livros. Eles são úteis para os leitores e podem ser muito criativos e marcantes.

Ofereça amostras grátis

Outro exemplo de algo que pode fazer a diferença são as amostras grátis. As amostras são uma forma de gerar curiosidade ou aumentar o desejo do seu consumidor pelos seus produtos. 

Oferecer uma amostra pode incentivar o cliente a seguir comprando ou mesmo adquirir um outro produto, talvez superior, como demonstramos na estratégia de cross selling.

Ofereça vouchers

Vouchers também são um método interessante de demonstrar a importância dos clientes e cativar através de uma data especial. Você pode oferecer vouchers antes do dia das crianças, permitindo que os clientes utilizem na data.

Ou mesmo oferecer durante a data, para que eles sigam comprando com sua marca no futuro.

8. Foque na fidelização

A fidelização dos consumidores é sempre o foco de uma campanha comemorativa. Afinal, você pode utilizar a sua campanha de marketing para aumentar o público, focando em desenvolver estratégias igualmente eficazes para fidelizar esses clientes.

Como fazer isso? É importante focar em duas estratégias especiais para aumentar sua taxa de fidelização: ambas voltadas para o pós-vendas. Confira:

Suporte no pós-vendas

O suporte é fundamental para manter seu cliente fidelizado no pós-vendas. É essencial que o consumidor consiga obter ajuda caso tenha algum problema com seu produto e serviço.

Essa assistência precisa ser eficiente e responsável, como um serviço de atendimento ao cliente que mostre as qualidades da sua marca.

Programa de fidelidade

Além do suporte, também é interessante desenvolver um programa de fidelidade. Através deles, seu negócio consegue bonificar clientes que consomem seus produtos com frequência.

Existem inúmeras modalidades de programas de fidelidade, e para que um funcione dentro do seu negócio, você precisa entender o perfil dos seus clientes e oferecer benefícios que estimulem a manutenção deles.

9. Ofereça os principais meios de pagamento

Para criar uma experiência completa, também é fundamental que seu cliente encontre os principais meios de pagamento como opção dentro do seu negócio. 

Não adianta criar uma ótima experiência e atendimento, para que no final da compra, o cliente não consiga finalizar o pedido por não encontrar a forma de pagamento mais favorável.

Quais meios de pagamento você precisa oferecer? Confira os principais métodos, seja para o meio online ou presencial:

Cartão de débito

Ainda é um dos meios de pagamentos mais populares do Brasil. E com as atualizações que devem chegar nos próximos anos, esse método promete continuar dinâmico e eficiente – até mesmo com pagamentos instantâneos.

Cartão de crédito

Através do cartão de crédito seus clientes podem realizar os pagamentos com maior autonomia. Através do cartão é possível parcelar ou mesmo organizar melhor as financeiras para encaixar uma compra.

Pix

O Pix é o meio de pagamento mais popular do Brasil. Seja para vendas presenciais ou físicas, o Pix possui inúmeras maneiras de ser utilizado e sua vantagem está no dinamismo e facilidade pelo qual essa solução pode ser utilizada.

Boleto bancário

O Boleto bancário é um método de pagamento muito seguro e muito prático. Facilitando o pagamento de pessoas desbancarizadas, os boletos seguem relevantes e precisam ser uma opção de método de pagamento.

10. Cuide do seu fluxo de caixa

Por fim, fica uma dica de ouro para seu evento, que vai muito além do dia do cliente. Cuide do fluxo de caixa do seu negócio.

É fundamental que seus custos – sejam operacionais ou de marketing – permaneçam equilibrados.

Você também precisa cuidar das entradas e saídas e definir indicadores que permitam analisar o desempenho do seu negócio durante essa data. Todos esses cuidados e informações podem potencializar seu negócio para atingir resultados cada vez melhores.

Aproveite para cuidar da sua gestão financeira

A gestão financeira é um cuidado constante que sua gestão precisa ter com todos os procedimentos financeiros do negócio. Durante um evento como a campanha para o dia das crianças, sua demanda pode aumentar.

É através da gestão financeira que sua empresa pode estabelecer metas, traçar um planejamento e escalar seu negócio.

E como manter a gestão financeira em dia? A melhor maneira é contar com uma parceira que possa otimizar os pontos fortes do seu negócio, sem deixar seu planejamento financeiro de lado.

Conta digital completa

O Asaas, por exemplo, é uma conta digital completa e com inúmeros recursos para facilitar a administração financeira da sua instituição. Através do Asaas, você pode vender mais, controlar pagamentos, se comunicar com os clientes e até mesmo emitir notas fiscais.

O Asaas é perfeito para negócios que queiram vender mais, não apenas no dia das crianças, mas durante o ano todo. 

Quer entender como, confira algumas das ferramentas que a conta PJ do Asaas oferece:

Soluções de pagamento

Conforme já comentamos, o Asaas ganha a possibilidade de oferecer os principais meios de pagamento do mercado – como Pix, cartão de crédito e débito e boleto bancário.

Além disso, você também ganha o dinamismo para vender pelas redes sociais, através do link de pagamento.

Integração via API

O Asaas também possibilita que você realize integração de ferramentas na sua loja virtual, através de APIs

De modo geral, uma API de pagamento permite que você potencialize seus resultados, integrando ferramentas fundamentais para manter um bom fluxo de vendas no seu ambiente online. Entre as principais ferramentas estão:

  • Checkout transparente: o checkout transparente é uma solução muito importante para reduzir seus índices de abandono de carrinho de compra. Com essa ferramenta, você mantém os clientes numa mesma página – agilizando o processo e evitando redirecionamentos.
  • One click buy: o one click buy também é uma solução que facilita a conversão e torna todo o procedimento mais prático e fácil. Com ele, seu cliente pode finalizar uma compra diretamente da página do produto.
  • Whitelabel de pagamento: Por fim, também vale citar as whitelabel de pagamentos. Essa ferramenta torna seu ambiente de vendas numa plataforma funcional, mas sempre mantendo sua interface visual.

Régua de cobrança

Com a plataforma do Asaas você pode desenvolver uma régua de cobrança. Através dela, você pode notificar seus clientes da necessidade do pagamento e realizar cobranças.

A grande vantagem de uma régua de cobranças está em poder enviar notificações de cobrança preventivas (antes do vencimento) e reativas (após o vencimento).

O Asaas também oferece a possibilidade de criar e enviar cobranças por e-mail, SMS ou WhatsApp, facilitando o recebimento dos pagamentos.

Plataforma de gestão

A plataforma do Asaas também fornece relatórios financeiros detalhados, emitir notas, gerenciar os recursos recebidos e permitir que você tome decisões estratégicas para impulsionar seus resultados. 

Com o suporte do Asaas, sua empresa terá ferramentas eficientes para aumentar a eficiência e a produtividade. Como consequência, seu negócio também vende mais e encontra um caminho assertivo para crescer.

Quer conhecer todas as vantagens que a conta digital do Asaas pode trazer para seu negócio? Conheça a plataforma!

O banner tem a imagem de um notebook e nele está escrito: Chega de burocracia! Com a conta digital do Asaas você tem tudo o que precisa para gerenciar sua empresa em um único lugar. Clique e saiba mais.
O banner tem a imagem de uma mulher e nele está escrito: conta digital PJ completa e sem mensalidade. Nossa conta digital tem tudo o que a gestão da sua empresa precisa. Clique e saiba mais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.