Como vender mais e com mais qualidade

vender mais

Com o alto nível de concorrência e as diversas opções do mercado, independentemente do segmento, existe uma tendência chamada comoditização, em que todas as ofertas são percebidas como similares pelos consumidores.

Portanto, é a organização dessas ofertas que aumenta a qualidade das vendas e, para isso, é necessário um planejamento específico. Desse modo, separamos algumas dicas que irão auxiliá-lo a elaborar um plano de vendas com metas e analisar quais desafios devem ser vencidos para vender mais e com mais qualidade. Confira!

Conheça bem o produto ou serviço oferecido

Um dos primeiros passos é conhecer bem o que você oferece. Mostrar que, como vendedor, você conhece a fundo e admite erros e limitações de seus produtos e serviços transmite confiança ao possível cliente, que assim ficará mais disposto a fazer perguntas. Por isso, esteja sempre preparado.

Elabore um planejamento

Antes de vender, você precisa planejar. Identifique o seu perfil de clientes, estude a tendência de compras e que tipo de problemas ele quer resolver por meio da aquisição do seu produto ou serviço. Em casos em que você já conhece o seu cliente específico, antes de reuniões ou encontros comerciais, estude o que ele faz e como você pode ajudá-lo. Dessa forma, você irá conduzir a negociação e partir para o fechamento com confiança e credibilidade.

Invista na sua equipe

Uma equipe de vendedores profissionais precisa ser totalmente formada por pessoas que estejam dispostos a superar diariamente novos desafios. Invista em treinamento, novos talentos, reformule estratégias de vendas, reúna e motive a equipe, faça o que for necessário para alcançar as metas de vendas.

Priorize o atendimento em geral

Invista no atendimento, principalmente naquele que tem contato direto com o cliente e que muitas vezes é a “cara” da empresa para o cliente, pelo menos inicialmente. Através de uma boa recepção e de um atendimento eficiente, os profissionais dessa área podem mostrar que a sua empresa é a solução para os problemas que o seu possível cliente tem.

Ofereça e seja o melhor

Estude, fique atento ao mercado, às mudanças da sua empresa, aos consumidores, esteja sempre aperfeiçoando o seu conhecimento com o passar do tempo.

Mostre o que o seu produto ou serviço pode fazer pelo cliente, solucionando de forma prática e eficaz os problemas que ele pretende resolver. Empenhe-se para garantir satisfação e não apenas produtos e, com isso, você conseguirá vender mais e com mais qualidade.

Crie ações de fidelização

Algumas ações como “na compra de X unidades leve uma grátis” ou “na compra de X reais ganhe um brinde” são exemplos muito comuns de formas de fidelização. Cartões e cupons que dão direito a serviços gratuitos também são iniciativas que deixam os clientes com a sensação de obter vantagem e representam um bom mecanismo de fidelização.

Tenha uma boa reputação e invista no marketing

Se um possível cliente seu procurar pelo seu nome no Google, o que ele vai encontrar? Certifique-se de que ele encontre boas informações e referências. Tenha sempre o site, o blog da empresa e as mídias sociais atualizadas. Invista também em publicidade e marketing, mesmo que de forma simples, como, por exemplo, mudando uma embalagem. O essencial é que se utilizem todos os mecanismos de marketing possíveis para atrair novos clientes e assim vender mais e melhor.

Invista em um pós-vendas eficiente

O processo de encantamento do cliente não acaba com a venda feita: após o serviço, continue exercendo o mesmo bom atendimento e agregando valor na montagem, manutenção ou trocas de produtos e tenha sempre um plano de garantia estendida. Clientes satisfeitos fazem com que sua carteira de clientes floresça, pois não hesitam em indicar seus préstimos a amigos e parceiros de trabalho. Um e-mail de agradecimento e/ou uma pesquisa de satisfação sobre o produto podem significar muito na hora de fazer seus clientes se lembrarem de você com uma boa sensação.

E você, já usa alguma dessas estratégias na sua empresa? Qual delas chamou mais a sua atenção? Está pronto para colocar todas em prática? Deixe um comentário e compartilhe também a sua experiência!

banner-rodape-post-blog

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.