Como criar um programa de fidelidade para seus clientes

programa de fidelidade

Com a concorrência cada vez mais acirrada entre pequenos e grandes empreendedores, fazer com que o cliente volte a comprar em uma loja, seja ela física ou virtual, é um grande desafio. Muitas vezes, fidelizar um cliente pode ser mais desafiador que levá-lo a comprar pela primeira vez.

Mas existem soluções simples que podem garantir a volta do cliente mais vezes e fazer com que ele indique os seus serviços para outras pessoas. Criar um programa de fidelidade, por exemplo, pode ser mais fácil do que você pensa. Veja abaixo as nossas dicas e monte o seu!

Crie um cartão fidelidade

O cartão é um dos programas mais simples e fáceis de se fazer e uma excelente forma de começar a sua estratégia. Para o pequeno empreendedor, é importante destacar que não há necessidade que ele seja magnético: um cartão feito no papel, mas que ofereça um benefício para o cliente, já é um bom começo. Por exemplo, o empreendedor pode marcar nele quantas vezes o cliente comprou no estabelecimento e após uma determinada quantidade oferecer um desconto atrativo ou um brinde, respeitando o gosto do cliente. Na sorveteria, se o cliente tiver oito vistos no cartão fidelidade ele leva para casa um litro de sorvete de brinde.

E a sua estratégia de programa de fidelidade não precisa parar por aí. Você pode oferecer descontos, prazos especiais e até mesmo fazer o sistema de acúmulo de pontos. Para isso, é necessário um bom cadastro de clientes.

Cadastre seus clientes

Para conseguir montar um programa de fidelidade eficaz tanto para você quanto para o seu cliente, é preciso antes de tudo conhecer o público com o qual você lida, pois só assim você vai conseguir desenvolver ações que possam agradá-lo.

O primeiro passo para isso é cadastrar os clientes: colete nome, telefone, e-mail, endereço e, o mais importante, quais são as preferências e interesses, inclusive nas formas de pagamento. Para conseguir essas informações, é possível que você tenha que oferecer algo em troca, como um desconto ou a participação em alguma promoção, mas, acredite, vai valer a pena. Sabendo do que seus clientes gostam ficará muito mais fácil agradá-los. Seu atendimento se tornará individualizado e isso já contribui para que ele volte e aceite o programa de fidelidade que você vai oferecer.

Deixe as regras claras

Para alcançar sucesso com o programa de fidelidade, ele deve ter as regras de funcionamento claras. Todas as condições e as vantagens que o cliente tem ao usá-lo devem estar bem explicadas e acessíveis, para não gerar dúvidas e desconforto. Além disso é importante lembrar que o programa tem que ser fácil de usar e oferecer vantagens para o cliente.

Ofereça canais diretos de comunicação

Manter um bom relacionamento com os clientes vai contribuir diretamente para a adesão deles ao programa de fidelidade. Por isso, além de ter o cadastro dos seus clientes, é importante estar em constante contato com eles.

Enviar um e-mail marketing oferecendo descontos exclusivos em produtos para o consumidor membro do programa de fidelidade é uma estratégia simples e barata. Mas lembre-se de mandar coisas que sejam de interesse do cliente, e não apenas produtos aleatórios que estejam baratos ou em promoção. Além disso, esteja presente na vida do cliente, mesmo que no início apenas online. Crie páginas para o relacionamento nas redes sociais e use-as para informar e engajar o seu cliente, de forma que ele se sinta à vontade para conversar com você também por esses canais.

E então, pronto para começar o seu próprio programa de fidelidade? Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.