Como as empresas tem usado o SaaS para aumentar as suas vendas

Como_as_empresas_tem_usado_o_SaaS_para_aumentar_as_suas_vendas.jpg.jpeg

O modelo de Software as a Service tem se espalhado pelas empresas. Seus benefícios são bem conhecidos, como a segurança, a economia com estrutura e as possibilidades de conhecer melhor o próprio negócio.

Não bastasse isso, o SaaS tem sido utilizado — e com muita eficácia — como ferramenta de aumentar vendas, impulsionando os números por meio de processos dinâmicos e precisos. Esse não é o único ganho obtido com o SaaS. O relacionamento com os clientes tem passado por uma transformação bastante positiva, aumentando a fidelidade e o retorno.

Como isso tem sido feito? Veja neste post!

Utilizando a atenção no cliente a favor da empresa

A internet mudou completamente a forma de realizar negócios. A atenção dos clientes está muito mais volátil, muitas informações tendem a ser deixadas de lado, enquanto dados objetivos são lidos e vistos pelos usuários.

Em 75% dos casos, compradores finalizam seus pedidos sem ao menos entrar em contato com a empresa vendedora. As equipes de venda se concentram no setor interno, diminuindo o número de vendedores externos.

O modelo de Software as a Service permite utilizar essa realidade a favor da empresa. Todo o conceito é baseado em serviços hospedados na internet, com transmissão, medição e análise de dados.

A experiência aos seus usuários

As empresas que contam com esse serviço repassam a experiência aos seus usuários. As plataformas de aumentar vendas estão muito mais automatizadas, com respostas mais rápidas e precisas.

Isso não é apenas para o comprador, mas também para a equipe de vendas. O acesso aos dados, aos produtos e aos registros fica informatizado.

O cliente consegue o que quer de maneira mais rápida, sem precisar perder tempo com procedimentos desgastantes. Isso faz parte da experiência do consumidor, conceito importantíssimo dentro de CRM (Customer Relationship Management), que é a Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Automatizando canais de atendimento e de gerenciamento

CRM é uma estratégia difundida, colocando o relacionamento com o cliente em primeiro lugar no plano de ação da empresa. Muitas vezes, é confundido com os sistemas de CRM, que são as plataformas tecnológicas utilizadas, especificamente, para aplicação dessas estratégias.

Já falamos aqui da importância desse tato sensível na hora de lidar com os clientes, principalmente se tratando de cobranças. Mas o que isso tem a ver com o SaaS e com aumentar as vendas? Simplesmente tudo.

Muitos desses sistemas são feitos sob o modelo SaaS. A ideia por trás do conceito é automatizar canais de atendimento, o gerenciamento de vendas e os sistemas de organização empresarial.

Análise completa da oferta e demanda dos produtos

O impacto dessa estratégia nas vendas é direto. A comunicação empresa-cliente é muito mais dinâmica, o que permite compreender melhor o perfil dos seus consumidores.

Assim, a segmentação é sólida, o processo de aumentar vendas é contínuo e a satisfação do consumidor aumenta. Não só isso, o uso de CRM permite uma análise bem completa da oferta e demanda dos produtos, facilitando, ainda, os contatos e a identificação de oportunidades.

Transformando a sua utilização em uma espécie de jogo

SaaS estão sempre mudando. Não é um sistema pronto e fechado, mas uma aplicação sob constante atualização e mudança.

Esse é um desafio e um ponto forte. Para usar essa força a favor da empresa, criou-se o conceito de gameficação — transformar a utilização em uma espécie de jogo, incentivando seus usuários.

Com certeza, você já viu isso acontecer. Muitos aplicativos oferecem recompensas se você cumprir determinados objetivos.

Dropbox

O Dropbox, por exemplo, tem uma lista de missões a serem cumpridas pelos novos usuários. Não é uma obrigação, mas um divertimento para o usuário. Essas missões têm como objetivo apresentar o aplicativo ao utilizador, navegando pelas ferramentas e compartilhando essa experiência nas redes sociais, viralizando o produto e vendendo a ideia para outros possíveis clientes.

Pitzi

A Pitzi, aplicativo de seguros de smartphone, usa a mesma estratégia, recompensando o usuário com benefícios no produto pela recomendação a outros amigos. É uma maneira de transformar seu cliente em seu vendedor.

O SaaS é uma realidade crescente, em constante mudança e aprimoramento. Seu uso não se restringe mais às questões técnicas, mas ao sucesso das empresas.

Tem uma experiência com SaaS ou gostaria de conhecer mais sobre o assunto? Compartilhe com a gente nos comentários!

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.