Como fidelizar clientes? Conheça essas estratégias e aumente o seu lucro

por Comercial e Vendas

Publicado em 24 de janeiro, 2019 | Atualizado em 29 de janeiro, 2024

Uma das ações mais constantes em muitas empresas são as estratégias de como fidelizar clientes. Ter pessoas que são fiéis aos produtos ou serviços do seu negócio faz toda a diferença na lucratividade da empresa.

Isso porque a tendência desses tipos de clientes é voltar ao estabelecimento e comprar mais vezes e em maior quantidade, tendo em vista que você já mostrou que é confiável para eles.

Sendo assim, a fidelização de clientes deve ser uma busca constante em todo o tipo de negócio. Neste artigo, mostraremos a importância disso para sua empresa, os benefícios e o que deve ser feito para chegar até esse nível. Acompanhe!

Qual é a diferença entre fidelização e satisfação dos clientes?

Antes de qualquer coisa, vamos definir o que é essa tal fidelização de clientes e, principalmente, diferenciá-la do conceito de satisfação. Fidelizar é a prática de tornar um comprador fiel ao seu estabelecimento.

Isso significa que ele desconsiderará a concorrência e sempre procurará a sua empresa para adquirir algum produto ou serviço. A fidelização chega a níveis tão elevados que o cliente prefere pagar um pouco mais caro para poder fazer negócios com uma empresa ao qual ele é fiel.

Essa fidelidade é conquistada mediante uma série de processos e estratégias que agregam um real valor para o cliente e vamos mencioná-las em outro tópico neste artigo. Porém, a fidelização é um processo completamente diferente da satisfação.

Um cliente pode passar pela sua empresa, comprar e sentir-se satisfeito, mas nunca se tornar um comprador fiel. A satisfação é um processo que vem antes da fidelização. Ela precisa existir para que esse laço de fidelidade seja criado entre um estabelecimento e uma pessoa.

Por que investir em fidelizar clientes?

Ter um bom número de clientes fiéis em seu negócio pode aumentar em muito a sua capacidade de gerar vendas, o que vai impactar os seus lucros. Isso vai acontecer porque essas pessoas tendem a voltar ao seu estabelecimento inúmeras vezes.

Além disso, a tendência, como já comentamos, é que esses mesmos clientes, quando retornam a um estabelecimento, comprem ainda mais que das primeiras vezes. Isso ocorre devido um princípio psicológico simples.

Elas confiam nos produtos ou serviços da sua empresa e, além disso, sentem-se seguras e confortáveis para fazer negócios com você. Elas sabem que sempre terão os melhores itens em sua loja, portanto, não têm medo de gastar mais.

Qual são os benefícios de fidelizar clientes?

Entendido o que é e a importância da fidelização de clientes, vamos mostrar alguns dos seus principais benefícios. Continue lendo!

Criação de previsibilidade de receitas

Um dos primeiros benefícios é a previsibilidade de receitas. Isso ocorrerá sempre que você lançar uma nova promoção ou uma condição diferenciada para os seus clientes fiéis. Como muitos deles, provavelmente, comprarão em seu estabelecimento, você pode criar uma espécie de previsão de faturamento.

Assim, essa estratégia pode ser utilizada em momentos em que as vendas caem, situações comuns e que ocorrem em todos os anos.

Redução do custo de captação de clientes

Captar clientes gera custos, afinal, você precisará investir em marketing para divulgar seu estabelecimento, promoções e condições. Quando você já tem uma boa base de clientes fiéis, esses custos caem bastante.

Isso porque o esforço para trazer um desses compradores à sua empresa é muito menor, comparado àquele que é necessário fazer quando o cliente ainda não conhece a sua loja.

Crescimento saudável e exponencial

Por fim, com o aumento nas vendas e redução nos custos de captação de clientes, seu negócio terá um aumento na capacidade de geração de resultados, proporcionando, dessa forma, um crescimento saudável e exponencial.

Como fidelizar clientes?

Agora que você já sabe quase tudo sobre a fidelização de clientes, vamos para a parte mais importante, aprender a aplicar as estratégias para alcançar este nível. É exatamente isso que você conferirá neste tópico.

1. Utilizar a teoria da pirâmide invertida

A teoria da pirâmide invertida pressupõe que o cliente deve estar sempre no topo e para ele devem ser direcionados todos os esforços a fim de proporcionar a melhor experiência possível enquanto estiver na sua empresa.

Em outras palavras, significa que o cliente deve vir sempre em primeiro lugar. Esse é um velho clichê, entretanto, jamais perderá o sentido para aqueles que desejam ter pessoas comprando várias vezes em seu estabelecimento.

2. Proporcionar atendimento VIP para clientes fiéis

O atendimento deve primar pela qualidade, independentemente do tipo de pessoa que entra em sua loja. Isso é uma premissa para ter sucesso em qualquer negócio. Entretanto, aqueles que são fiéis ao seu estabelecimento merecem uma atenção especial e um tratamento VIP.

Isso pode ser feito oferecendo diferenciais e amenidades durante o atendimento. Outra estratégia interessante é designar sempre o mesmo vendedor ou atendente para acolher um cliente em específico. Isso ajuda a personalizar o atendimento, algo que, para os olhos do cliente, é um grande diferencial de tratamento VIP.

Isso também pode se tornar uma estratégia de marketing, pois os outros compradores que ainda não são fiéis ao seu estabelecimento podem enxergar esse tipo de tratamento e também desejarem se tornarem VIP.

Porém, para isso, eles precisarão ser fiéis — assim, você consegue captar mais clientes com essas características sem ter que gastar muito.

3. Oferecer algo a mais

Por fim, você precisa oferecer um diferencial aos seus clientes fiéis. Deve ser um algo a mais que, efetivamente, faça valer a pena ser um cliente daquele estabelecimento. Sendo assim, precisa ser algo de grande valor para o seu cliente.

Esse “algo a mais” pode ser uma promoção exclusiva, condições de pagamento diferenciadas, acesso antecipado a um produto em específico… enfim, nesse ponto, o que fará a diferença é a sua criatividade e desejo em manter seus clientes fiéis e satisfeitos.

Como você pode perceber, a fidelização de clientes é um processo que tem a contribuir em muito para o crescimento do seu negócio. Além disso, é uma estratégia que pode ser perfeitamente desenvolvida por qualquer empresa, basta seguir as dicas que deixamos ao longo deste texto e adaptá-las à realidade do seu negócio.

Ficou interessado em facilitar suas tarefas empresariais? Conheça todas as ferramentas oferecidas pelo Asaas!

Simplifique o recebimento de cobranças com o Asaas

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.