Empreendedor: Conheça 5 maneiras de vender seus de artigos de cama, mesa e banho

empreendedor

Os itens de cama, mesa e banho são considerados produtos de consumo permanente pelo comércio, uma vez que incluem artigos de necessidade constante na casa das pessoas. Por esse motivo, muitos lojistas confiam que a demanda de produtos está garantida nesse segmento e acabam não tomando certas ações que poderiam aumentar em muito suas vendas.

Acontece que, assim como existe demanda, também existe concorrência. E o empreendedor deste ramo precisa buscar formas de se destacar no mercado para ser a preferência do consumidor. Além disso, pessoas não compram produtos apenas quando precisam deles, pelo contrário, inúmeras vendas acontecem por diversas razões: boas promoções e até por impulso. Então, veja como aumentar suas vendas desses artigos!

Invista em produtos originais e exclusivos

O que o diferencia de outros estabelecimentos do mesmo ramo? Normalmente as lojas destacam a qualidade e o preço de seus produtos, mas existe outra coisa que conquista e fideliza clientela: exclusividade. Se você oferecer artigos muito parecidos com os da concorrência, as pessoas comprarão onde for mais perto ou onde o preço for melhor. Mas se apenas você tiver determinados itens, com alta qualidade têxtil e preços coerentes, o consumidor fará questão de ir até sua loja.

Você pode trabalhar com pequenas indústrias têxteis, sem abrir mão da qualidade e de uma boa logística, garantindo artigos de cama, mesa e banho diferenciados. Além disso, uma excelente estratégia é criar coleções próprias de toalhas e roupas de cama, por exemplo. Com uma marca e estilo próprio, você oferece artigos originais e criativos ao público-alvo.

Siga as tendências do mercado

As tendências do mercado são definidas por diversos fatores, de forma que torna-se importante fazer pesquisas de opinião e acompanhar o comportamento dos consumidores frequentemente. Contudo, você precisa estar atento a elementos que influenciam essas tendências, para sair na frente da concorrência e destacar na sua loja o que o consumidor irá querer.

Assim, acompanhe novas estampas, combinações de cores e texturas dos artigos de cama, mesa e banho na mídia. De igual modo, esteja atento às mudanças climáticas para prever a demanda, oferecendo tecidos e produtos adequados às circunstâncias.

Promova minicursos

Consumidores de produtos de cama, mesa e banho procuram principalmente conforto, praticidade e beleza. Você pode atrair mais clientes para a sua loja e concretizar mais vendas se oferecer um serviço que agregue valor, como minicursos sobre diferentes tecidos e suas qualidades; maneiras de limpar melhor determinados itens, como toalhas de banho e de mesa; ou ainda dicas de combinação de cores para roupas de cama. O ideal é oferecer esses cursos como cortesia para quem adquire determinados produtos ou faz compras acima de certo valor.

Ofereça demonstrações em domicílios

Outro serviço que pode ser adicionado ao seu negócio e retorna em vendas são as demonstrações externas de produtos. Muitos clientes não compram certos artigos, pois ficam em dúvida de como ficariam em sua residência e não querem perder dinheiro. Você pode disponibilizar um consultor que leve alguns produtos para o cliente ver como ficaria em sua casa e, assim, optar seguramente pela compra.

Crie pontos focais na loja

No que se refere à organização do estabelecimento comercial, criar pontos focais é uma ótima técnica de merchandising para influenciar vendas. Conforme o espaço que você tiver, crie vitrines internas para cada cada setor: cama, mesa e banho. Esses mostruários devem representar cenas do cotidiano, para que chamem a atenção do cliente e o convençam de que tais produtos são necessários no seu dia a dia.

Por exemplo, em um ponto focal de roupas de cama, construa um ambiente como um quarto, contendo cortinas simulando paredes, uma cama bem arrumada com os artigos de destaque, tapetes, mesas de cabeceira com abajur e um livro. O mesmo serve para toalhas de mesa, que ficam muito melhor se houver uma mesa com cadeiras, pratos e talheres para montar o ambiente. O ponto focal de artigos para banho pode ser apenas um espaço de destaque para determinados produtos, como toalhas com barra bordada, que precisam ser dobradas de forma a deixar o diferencial à mostra. Lojas menores podem utilizar prateleiras para colocar certos produtos em destaque, com uma organização e iluminação especial.

E você? Quais estratégias utiliza para aumentar as vendas de sua loja? Ainda tem alguma dúvida sobre como fazer isso? Conte para a gente nos comentários!

banner-rodape-post-blog

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.