Onde consigo gerar a segunda via de um boleto?

invoice and pen

Você começou a trabalhar com um sistema de automatização de cobranças com o intuito de diversificar as formas de pagamento, oferecendo maior comodidade aos clientes e modernizando a gestão financeira da empresa. Em pouco tempo percebeu que os boletos não só são amplamente aceitos pelos consumidores, como também produzem efeitos diretos nos índices de vendas e nos resultados do faturamento. Mas será que você já sabe como agir no caso da necessidade de gerar a segunda via de um título? Felizmente não há motivos para preocupação, já que tudo pode ser feito de forma muito simples e rápida! Continua sem saber como? Então acompanhe agora mesmo nosso post e confira as informações completas:

Tire a segunda via em instantes com a cobrança automática

A partir do momento que sua empresa contrata um serviço de cobrança automatizado, a geração de boletos passa a ser feita em questão de instantes. E essa facilidade também inclui as emissão de segundas vias! Para cada caso você pode agir de uma maneira diferente, sempre em busca de promover a maior comodidade tanto para a empresa como para o consumidor. Dê uma olhadinha em quais recursos podem ser utilizados de acordo com cada situação:

Quando há perda ou extravio do boleto

Se o cliente comunica que perdeu seu documento de cobrança, mas o título ainda se encontra dentro do prazo de validade para o devido pagamento, a geração da segunda via é extremamente simples. Basta que você entre no sistema e acesse o boleto, que estará arquivado. Aí é só escolher a forma como será feito o encaminhamento, o que fica a critério do cliente — você pode imprimir o documento para a entrega em mãos ou para o envio por correspondência, assim como também pode realizar o encaminhamento eletrônico, mandando um PDF via e-mail ou o código de barras por SMS. Simples, não?

Quando há atraso no pagamento

Seu cliente perdeu o boleto, atrasou o pagamento e solicitou a segunda via para quitar a dívida? Nesse caso há duas alternativas: você pode entrar na plataforma, cancelar o boleto anterior e providenciar uma nova via com outra data de pagamento ou pode acessar o boleto anterior e simplesmente alterar os dados. Isso mesmo! A plataforma permite alterações em guias que já foram geradas. Em ambos os casos, apenas não se esqueça de mudar o valor do documento, incluindo os juros e a multa, que estarão devidamente previstos no título original, garantindo o ressarcimento de quaisquer prejuízos pelo atraso.

Quando o cliente deseja negociar

Se seu cliente atrasou o pagamento do boleto e entrou em contato pedindo para negociar, requisitando a emissão de uma nova guia e a liberação do pagamento de multas ou juros, cabe a você, obviamente, aceitar ou não o pedido. Mas vamos imaginar que se trate de um ótimo consumidor, que nunca atrasou antes. Nesse caso, você decide ajudá-lo. Aí a geração da segunda via também será muito simples: basta entrar no sistema de cobrança automatizada, acessar o boleto e alterar a data de pagamento, mantendo o valor original do documento.

Saiba que bancos também geram segunda via de boletos

A segunda via de um boleto também pode ser gerada a partir do site da instituição bancária parceira da sua empresa na emissão e no recebimento dos títulos. Para isso, será necessário ter em mãos os dados completos tanto da empresa emitente como do cliente ou o número do código de barras para a digitação nos campos obrigatórios. Nesse caso, diversas etapas precisarão ser manualmente feitas, sendo que o empresário não contará com alguns recursos muito úteis e importantes — como, por exemplo, a possibilidade de alteração de datas e o encaminhamento automático do documento aos clientes. Parece um desnecessário trabalho extra, não concorda?

Agora comente aqui e nos conte se ficou suficientemente claro como um sistema de cobranças automatizado pode ajudá-lo a gerar segundas vias com muito mais rapidez e eficiência, melhorando os processos internos da empresa? Ficou ainda alguma dúvida? Compartilhe suas impressões e seus questionamentos conosco!

 

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.