Ícone do site Blog de finanças, tecnologia e negócios

Como gerar 2 via de boleto vencido em 15 instituições

Pessoa com diversos boletos sobre a mesa e um celular frente a mão. Buscando representar como gerar 2 via de boleto vencido.

Super fáceis de emitir, mas talvez igualmente fáceis de esquecer, os boletos são uma das formas mais utilizadas para se pagar contas no Brasil. Para comprovar essa preferência, basta observar a quantidade de boletos que recebemos em casa, relativos à conta de luz, à conta de água, às faturas de cartões de crédito e por aí afora.

Com o volume de boletos, esquecer a data de vencimento é mais comum do que parece. E quando acontece a pergunta que não quer calar é: como gerar 2 via de boleto vencido? Vamos descobrir aqui o passo a passo de como fazer em diferentes instituições, veja!

Quando pode gerar 2 via de fatura atrasada?

A partir do momento que sua empresa contrata um serviço de cobrança automatizado, a geração de boletos passa a ser feita em questão de instantes. E essa facilidade também inclui as emissão de segundas vias!

Para cada caso você pode agir de uma maneira diferente, sempre em busca de promover a maior comodidade tanto para a empresa como para o consumidor. Dê uma olhadinha em quais recursos podem ser utilizados de acordo com cada situação:

2 via por perda ou extravio do boleto

Se o cliente comunica que perdeu seu documento de cobrança, mas o título ainda se encontra dentro do prazo de validade para o devido pagamento, a geração da segunda via é extremamente simples. Basta que você entre no sistema e acesse o boleto, que estará arquivado.

Aí é só escolher a forma como será feito o encaminhamento, o que fica a critério do cliente — você pode imprimir o documento para a entrega em mãos ou para o envio por correspondência, assim como também pode realizar o encaminhamento eletrônico, mandando um PDF via e-mail ou o código de barras por SMS. Simples, não?

2 via por atraso no pagamento

Seu cliente perdeu o boleto, atrasou o pagamento e solicitou a segunda via para quitar a dívida? Nesse caso há duas alternativas: você pode entrar na plataforma, cancelar o boleto anterior e providenciar uma nova via com outra data de pagamento ou pode acessar o boleto anterior e simplesmente alterar os dados.

Isso mesmo! A plataforma permite alterações em guias que já foram geradas. Em ambos os casos, apenas não se esqueça de mudar o valor do documento, incluindo os juros e a multa, que estarão devidamente previstos no título original, garantindo o ressarcimento de quaisquer prejuízos pelo atraso.

2 via após negociação do cliente

Se seu cliente atrasou o pagamento do boleto e entrou em contato pedindo para negociar, requisitando a emissão de uma nova guia e a liberação do pagamento de multas ou juros, cabe a você, obviamente, aceitar ou não o pedido.

Mas vamos imaginar que se trate de um ótimo consumidor, que nunca atrasou antes. Nesse caso, você decide ajudá-lo. Aí a geração da segunda via também será muito simples: basta entrar no sistema de cobrança automatizada, acessar o boleto e alterar a data de pagamento, mantendo o valor original do documento.

Os bancos também podem atualizar boleto vencido?

A segunda via de um boleto também pode ser gerada a partir do site da instituição bancária parceira da sua empresa na emissão e no recebimento dos títulos. Para isso, será necessário ter em mãos os dados completos tanto da empresa emitente como do cliente ou o número do código de barras para a digitação nos campos obrigatórios.

Nesse caso, diversas etapas precisarão ser manualmente feitas, sendo que o empresário não contará com alguns recursos muito úteis e importantes — como, por exemplo, a possibilidade de alteração de datas e o encaminhamento automático do documento aos clientes. Parece um desnecessário trabalho extra, não concorda?

Siga as orientações a seguir para segunda via do boleto

Fato é que cada empresa tem uma maneira própria de regerar seus boletos para os clientes, entretanto, a maioria já oferece esse tipo de serviço por meio de sites e plataformas próprias. Nesses casos, normalmente basta que o consumidor entre com seu login e sua senha pessoal para regerar o boleto atrasado.

Quanto mais você automatizar esse tipo de compromisso, mais tempo terá para focar em outras atividades sem ter a preocupação martelando em sua cabeça o tempo todo.

Como emitir segunda via de boleto vencido?

Descubra como gerar segunda via de boleto vencido em diferentes instituições:

1. Como gerar 2 via de boleto Asaas

Você tambérm pode usar o Asaas Money para facilitar suas transações:

Você pode visualizar e pagar todos os seus boletos gerados no Asaas no aplicativo Asaas Money. Além de facilitar a emissão de segunda via, você ganha outras vantagens:

Baixe agora mesmo o app Asaas Money (Android ou iOS) através e conheça todos os benefícios.

2. Como gerar 2 via fatura atrasada Porto Seguro

Caso o problema seja com um boleto de consórcio, basta acessar o site da Porto Seguro e fazer o login em sua conta de usuário para solicitar a obtenção da 2ª via do boleto para a quitação do consórcio. Rápido e prático!

3. Como gerar 2 via Sem Parar

Vale lembrar que esse serviço não possui custo adicional e é realizado instaneamente. Além disso, nesse mesmo acesso também é possível localizar todo o extrato do período, que indica cada um dos lugares por onde você passou, em quais horários, o que foi cobrado e o que é preciso pagar. Útil, não?

4. Como tirar segunda via de boleto do Magazine Luiza

Caso você não saiba o número da fatura, basta entrar em contato com a central de atendimento da loja por meio dos números 3003 3030, para as capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 720 3030, para as demais localidades, e fornecer seus dados para obter o número do boleto.

Também é possível solicitar a 2ª via da fatura via central de atendimento, caso você prefira efetuar a consulta por telefone mesmo.

5. Como emitir 2 via boleto plano de saúde da Amil

Uma alternativa ao cadastramento tradicional é fazer o login social, ou seja, conectar-se ao site da Amil por meio de sua conta do Facebook. Fazendo isso, você acessa a 2ª via com muito mais rapidez.

6. Como emitir segunda via de boleto da Caixa

Após escolher a opção desejada, basta inserir os dados solicitados no sistema. Dependendo da alternativa, você precisará inserir diferentes informações para conseguir regerar o boleto.

Para obter a 2ª via no caso do boleto expresso, será preciso digitar o código do cedente e o número ou a representação numérica do código de barras. Já para os boletos de habitação, é preciso ter em mãos o número do contrato, enquanto os boletos relativos às melhorias para a casa exigem a inserção do CPF do titular.

7. Como tirar segunda via de boleto da Vivo

Também é possível regerar boleto da Vivo nos terminais das lojas ou por meio do número *8486. No caso de clientes de planos pós-pagos, caso optem por ligar para a Central de Atendimento da Vivo a fim de receber o código de barras do boleto via SMS, basta digitar a opção 1 e depois a 2.

Porém, caso optem pelo envio da 2ª via da conta, basta digitar a opção 1 e depois a 3. Já os clientes do plano Controle, nesta modalidade de atendimento, devem digitar as opções 1 e depois 3, para receber o código de barras, e as opções 1 e depois 5 para receber a 2ª via da conta.

8. Como emitir a 2ª via do boleto da Riachuelo

9. Como gerar segunda via do boleto Minha Casa Minha Vida

10. Como emitir 2 via de boleto do INSS

Antes de mais nada, é preciso ter o programa GPS em sua versão mais atualizada instalada no computador, caso contrário você não conseguirá emitir a 2ª via da fatura sem se dirigir até a Receita Federal.

Vale ressaltar que o boleto gerado para o pagamento do INSS tem validade de 5 dias. Assim, caso você deixe de pagar essa 2ª via, terá que regerar a fatura novamente. Ultrapassado o último dia útil do mês corrente, você deverá esperar até um novo ciclo para que possa gerar seu boleto e pagar os valores atrasados.

Ah, e nunca deixe de pagar o INSS dos seus funcionários, se for o caso, já que essa é a garantia de que eles terão acesso ao auxílio da Previdência Social se vierem a ter problemas de saúde, precisarem se ausentar por licença maternidade ou aposentadoria!

11. Como tirar a segunda via do boleto da Yamaha

Você vai ver como regerar boletos a partir do site do Banco Yamaha é extremamente simples!

Para quem possui um consórcio Yamaha, o procedimento é bastante parecido: acessando o site da empresa, o cliente deve clicar no menu de acesso ao cliente consorciado, digitar seu CPF e sua senha na caixa de diálogo que aparece na tela para, então, selecionar a opção de consulta de pagamentos e, em seguida, 2ª via de boleto. Simples assim!

Vale lembrar que a senha de acesso do cliente é fornecida no momento da contratação do consórcio, portanto, se você não estiver de posse da sua, deverá entrar em contato com a central de atendimento ao cliente Yamaha para solicitar os serviços desejados.

12. Como emitir segunda via de boleto de multa do Detran

Nos casos em que o motorista perde a Notificação de Penalidade de Multa à Infração de Trânsito, a emissão da 2ª via do boleto é feita por meio do respectivo site do Detran do seu Estado.

O processo é super simples e, rapidamente, o motorista já tem em mãos a 2ª via da sua multa para completar o pagamento.

13. Como gerar segunda via de boleto Simples Nacional

A maioria das instituições já facilita a emissão de 2ª via de boletos por meio de portais na internet, por meio do próprio site das empresas. No caso do Simples Nacional, a emissão de boleto on-line também já está disponível, de forma que o cliente não mais precisa ir até a agência para solicitar o documento.

Para gerar sua 2ª via de boleto Simples Nacional basta seguir os seguintes passos:

Além de facilitar a geração de 2ª via, você ainda não terá custo algum para realizar o processo. Bem simples, não concorda?

14. Como emitir segunda via de boletos Ponto Frio

Lembre-se de que esse procedimento deve ser feito enquanto o boleto ainda tiver validade, ok? Caso o prazo para pagamento seja ultrapassado, sua compra é desconsiderada e você precisa realizar uma nova compra no site, gerando um outro boleto para quitação, a fim de ter seu produto entregue!

15. Como gerar segunda via de boleto da Natura

O seu novo boleto está pronto! Basta imprimir e efetuar o pagamento no banco ou casa lotérica de sua preferência.

Agora que você já sabe como gerar segunda via de boleto vencido em algumas instituições, que tal aprender conhecer a carteira digital que vai acabar com os seus problemas com emissão de segunda via? Conheça o Asaas e descubra como é fácil gerenciar pagamentos mensais!

Sair da versão mobile