Dicas de suporte ao cliente para startups

 

 

mkt3

Um dos aspectos mais importantes para uma startup ser bem sucedida é a habilidade de criar um bom relacionamento com os seus clientes. Criar um serviço de suporte que seja eficaz ao cliente é essencial para estabelecer este bom relacionamento.

Startups normalmente ainda não têm um time de pessoas para resolver problemas de suporte, portanto muitas vezes estas responsabilidades caem na mão dos fundadores ou dos primeiros funcionários. Então é importante dar atenção especial ao suporte e utilizá-lo para aprender com seus clientes e assim desenvolver o seu negócio.

5 motivos para criar um serviço de suporte eficaz ao cliente:

1.      Interação

O serviço ao cliente é importante para a organização, pois muitas vezes ele é o único direto contato que o consumidor tem com a empresa. Por isso, quando eles têm alguma dúvida ou problema com o produto, eles esperam um departamento de atendimento ao cliente para resolver seus problemas.

2.      Identificação

Serviço ao cliente também é importante, pois pode ajudar a diferenciar uma empresa de seus concorrentes. Por exemplo, pode ser difícil dizer a diferença entre duas lojas online, especialmente se seus preços são semelhantes. Por isso, colocar um esforço extra em serviço ao cliente pode ser uma maneira de criar uma vantagem competitiva em uma das lojas. A Zappos, um ecommerce americano de sapatos, é um case excelente de identificação com os seus clientes.

3.      Fidelização

Uma startup com um bom atendimento tem mais possibilidades de conseguir manter relações duradouras com os clientes. Consequentemente, ela se ​​beneficiará com mais vendas e lucros. É melhor para uma empresa investir na fidelização de um cliente do que na tentativa de atrair outro, é mais barato manter um cliente que colocar seu time de vendas procurando novos clientes para tampar os buracos dos que foram perdidos.

4.      Boca a boca

As pessoas que têm uma experiência positiva com o departamento de atendimento ao cliente de uma empresa tendem a comentar com outras pessoas. Portanto, o suporte ao cliente de qualidade pode ser uma fonte de promoção para as companhias. E o caso contrário, se uma pessoa tem uma experiência ruim com o serviço ao cliente, ela irá provavelmente falar do mau atendimento com um número ainda maior de pessoas.

5.      Prevenção e Solução

Suporte ao cliente é importante para uma statup evitar potenciais problemas mais graves, até mesmo legais. O consumidor pode registrar uma reclamação com o PROCON ou mesmo com um advogado, se eles estão insatisfeitos com o suporte ao cliente de uma empresa. Você pode ser uma startup minúscula, mas ainda assim os seus consumidores estão protegidos pelo Código de Defesa do Consumidor. Fique atento

Agora que você sabe a importância de um bom suporte ao cliente para sua startup é hora de implantá-lo. Mas a sua Startup está pronta para dar um bom suporte? Saiba as habilidades necessárias que sua Startup precisa ter para oferecer um bom suporte ao cliente.

 

4 habilidades necessárias para um bom suporte ao cliente

1.      Boa Comunicação

A habilidade mais importante do suporte ao cliente é a capacidade de uma boa comunicação com as pessoas. Quando você está fazendo atendimento pessoalmente, por telefone ou serviç

o de chat on-line, você terá que lidar com todos os tipos de pessoas que possuem diferentes atitudes. Uma boa comunicação não significa apenas sorrir e oferecer observações, significa saber não levar certas questões para o lado pessoal. Nem todas as interações de atendimento ao cliente são amigáveis e todos irão encontrar pelo menos uma pessoa insatisfeita diáriamente.

2.      Leitura e Vocabulário

Sua startup vai falhar e causar uma impressão ruim, caso a pessoa que lida com os clientes não tenha vocabulário adequado e costume de leitura. Há uma grande quantidade de leitura, escrita e digitação envolvida no processo de suporte ao cliente, como a atualização de dados, recebimento de pedidos ou digitação das respostas dos clientes. Funcionários que possuem boa leitura podem gastar menos tempo tentando entender o que eles estão lendo e mais tempo com foco no cliente. Isto também se aplica à

escrita e vocabulário, que se tornam especialmente importantes ao fornecer informações. Palavras com erros ortográficos e gramaticais impróprios por parte de um membro do suporte ao cliente faz com que ele e a empresa pareçam amadores.

3.      Escuta

Habilidades de escuta são essenciais no atendimento ao cliente. Um bom membro do time de suporte deve ser capaz de ouvir e entender o que as pessoas estão dizendo. Às vezes, essas habilidades exigem que se preste maior atenção ao cliente. A habilidade de escuta permite abordar o cliente indo ao ponto de suas necessidades e dúvidas de forma rápida e eficiente.

4.      Solução e Resolução de Problemas

A maioria das interações de atendimento ao cliente envolve a resolução de um problema de algum tipo. Nem todo problema é simples, mas cada um deve ser tratado com um senso de urgência. Atendimentos profissionais e objetivos são os que os clientes irão se lembrar mais. E se uma das características de uma startup é ser ágil e adaptável, não há motivo para o seu suporte não ser.

Muitas startups pensam no suporte ao cliente muito tempo após a abertura da empresa. Uma coisa você deve ter em mente: seus clientes são a razão pela qual a sua empresa existe. Servir e mantê-los é essencial. Comece cedo, e você colherá frutos da satisfação dos seus clientes.

Dúvidas e sugestões? Comente!

 banner_rodape

 

O Autor
Vice-presidente no Asaas
Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.