Como organizar as despesas do e-commerce?

E-commerce

O e-commerce no Brasil vem experimentando um crescimento formidável nos últimos anos e os empreendedores que sabem se aproveitar dessa nova demanda têm tido bastante lucro. No entanto, para conseguir preços mais competitivos para seus produtos e serviços, é preciso ter exatidão nas contas. E a maneira mais eficaz de conseguir esse controle é organizando as despesas com precisão. Muitas empresas, porém, encontram grandes dificuldades na efetivação de uma fiscalização mais minuciosa. Se você é um dos que sofre com esse problema, acalme-se: existem algumas atitudes simples de serem tomadas que o ajudarão muito na organização do seu caixa e no controle sobre seu fluxo. Quer descobrir como fazer isso? Então confira:

Organize seu fluxo de caixa

O caixa de qualquer negócio é extremamente complexo. Quando as transações aumentam, cresce também o influxo de boletos, requisições e cobranças. E não tem como fugir: contas e mais contas chegarão mensalmente. É hora, então, de organizar seu fluxo de caixa. Estar familiarizado com esse conceito em seu negócio é essencial. Para isso, é preciso detalhar suas receitas e despesas, projetando o seu orçamento para os meses vindouros. Isso permite uma boa previsibilidade de recursos e de suas limitações, bem como possibilita uma melhor escolha das datas para compras e vendas. Com o registro feito e seu fluxo devidamente registrado, é mais fácil esboçar o futuro financeiro da empresa a curto, médio e longo prazos, podendo se precaver de possíveis tempos mais difíceis.

Opte por pagamentos eletrônicos e faturas on-line

Se você pretendia contratar office boys particulares para fazerem os pagamentos e as cobranças do seu e-commerce, esqueça. Com a atualização dos sistemas de pagamento, de internet banking e com a segurança que os sites atualmente proporcionam, não há razões para não efetuar transações on-line. Em poucos minutos e sem maiores transtornos, você pode definir suas finanças. Se sua empresa ainda não faz uso desse tipo de serviço, trate de testá-lo o quanto antes. Não há razão para você arriscar a segurança de seus documentos na garupa de uma moto.

Evite saldos bloqueados

A venda por meio de cartões de débito ou crédito pode ser, muitas vezes, bloqueada — ou mesmo cancelada — pelo não reconhecimento da compra pelo titular do cartão ou por não estar no padrão aceito pela respectiva administradora. Para evitar esse tipo de transtorno, você pode contratar um serviço de Gestão de Disputa e Chargeback, que garantirá a segurança tanto para a empresa quanto para seus clientes.

Use um software de gestão financeira

As vantagens de se adquirir um software de gestão são inúmeras. Eles unificam os processos da empresa, com módulos que agregam os setores, concentrando, em tempo real, todas as informações capitais em um banco de dados. Todo o procedimento de produção fica mais claro para os gestores e o acompanhamento de suas nuances se torna bem mais viável. Isso propicia um planejamento mais sólido, meticuloso e dinâmico, pois permite a elaboração de balanços de análise de modo mais seguro, célere e eficaz. Por essa e outras razões, esse é um investimento que vale muito a pena ser feito.

Seguindo essas dicas, será possível organizar muito melhor as receitas e controlar as despesas do seu e-commerce, tornando sua marca mais competitiva no mercado. É preciso se modernizar para não fica atrás da concorrência. Então siga esses passos e se prepare para o sucesso!

Pronto para colocar a mão na massa e alavancar seu e-commerce de uma vez por todas? Qual das nossas dicas lhe pareceu mais útil para a organização das despesas do seu negócio? Comente aqui e divida conosco suas opiniões!

 

Gerar boleto

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.