Como gerar 2ª via de multa do DETRAN

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) é o órgão que tem por objetivo fiscalizar o trânsito e mantê-lo de acordo com as leis vigentes em cada Estado. Quando um motorista infringe uma lei de trânsito e é flagrado por um agente local, policial rodoviário ou por dispositivos eletrônicos e radares, é notificado e, na maioria das vezes, deve pagar uma multa como forma de compensação pela falta cometida.

A primeira comunicação feita pelo DETRAN é a Notificação de Autuação de Infração de Trânsito, que tem por objetivo informar ao proprietário do veículo que o mesmo foi autuado. Nesse momento, o notificado tem a opção de indicar o condutor que cometeu a infração — caso não tenha sido ele — ou questionar a notificação como um todo, comprovando que, na verdade, não cometeu a falta.

Caso não haja mesmo saída, uma vez que o proprietário do veículo realmente cometeu a alegada infração de trânsito, será preciso pagar a Notificação de Penalidade de Multa à Infração de Trânsito, que nada mais é do que um boleto que deve ser quitado junto às instituições bancárias. Mas e se, depois de tanta burocracia e papelada, você acaba perdendo seu boleto? Pois nada de pânico, porque emitir a 2ª via de uma multa do DETRAN é muito mais simples que todo o resto. Quer saber como?

Siga as dicas a seguir

Nos casos em que o motorista perde a Notificação de Penalidade de Multa à Infração de Trânsito, a emissão da 2ª via do boleto é feita por meio do respectivo site do DETRAN do seu Estado. Para o procedimento, basta que se tenha em mãos os seguintes dados e documentos: o RENAVAM e o número da placa do veículo ou o número do auto de infração. O processo é super simples e, rapidamente, o motorista já tem em mãos a 2ª via da sua multa para completar o pagamento.

Viu só como é simples? Então nada de justificar um erro com outro, ok? Agora que você já sabe que, em dois tempos, consegue gerar um novo título de cobrança relativo à multa do DETRAN, trate de ficar em dia com suas obrigações tanto de bom pagador como de cidadão responsável!

 

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.