Como gerar 2ª via de boleto do IPVA

Car document

Os donos de veículos automotores, como carros e motos, devem pagar, anualmente, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA. Quem regula os valores e o calendário de pagamento do IPVA é a Secretaria de Estado da Fazenda, mas quem faz os procedimentos de coleta dos pagamentos e a verificação das dívidas é o Detran do Estado.

O Detran gera os boletos relativos ao IPVA e os encaminha, via Correios, para todos os proprietários de veículos de acordo com o calendário divulgado pela Secretaria de Estado da Fazenda. Seja por falha no traslado, pela ausência de um responsável para receber o documento ou por algum outro motivo qualquer, muitos cidadãos acabam não recebendo o boleto do IPVA a tempo, sendo forçados a gerar uma 2ª via para poder quitar o débito. Mas você sabia que dá para regerar esse título em dois tempos? Quer saber como?

Siga os passos a seguir

Para gerar a 2ª via do boleto do IPVA você deve ir até o site do Detran do seu respectivo Estado e buscar informações mais precisas sobre como proceder. Na maioria dos casos, esses órgãos possibilitam regerar o boleto on-line mesmo, facilitando demais a vida dos usuários.

Para gerar a 2ª via do boleto do IPVA você precisa ter em mãos o número do Renavam do veículo e também o número da placa. Com apenas esses dois dados você já pode regerar o título e proceder o pagamento em qualquer instituição bancária. Super simples!

Atente-se para as formas de pagamento

Para quem prefere se precaver, vale cogitar o pagamento à vista do IPVA, que concede um desconto significativo para o proprietário do veículo. Mas para quem está meio apertado nas finanças, é possível parcelar o IPVA em até 5 vezes. Nesse caso, só é preciso se lembrar de gerar o boleto todos os meses para realizar o pagamento na data correta. Nenhum bicho de sete cabeças, certo?

 

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.