Como gerar 2ª via de boleto do IPTU

Couple in kitchen with laptop smiling

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) é um tributo cobrado pelos municípios anualmente que serve para cobrir algumas despesas da cidade. Calculado com base no valor venal do imóvel, o IPTU difere de cidade para cidade e é calculado a partir de um percentual determinado pela respectiva gestão municipal.

O carnê do IPTU é enviado todo início de ano para o domicílio dos proprietários, contudo, por diversos motivos, há quem não consiga recebê-lo em tempo hábil para o devido pagamento. É aí que se precisa ir em busca da 2ª via do boleto do IPTU. Sabia que regerar esse título é muito mais fácil do que você provavelmente imagina? Quer saber como?

Siga as dicas a seguir

Primeiramente, vale ressaltar que quem gera boleto do IPTU e paga à vista tem desconto e passa o restante do ano sem precisar se preocupar em regerar boleto todos os meses. Já quem opta pelo parcelamento, deve ficar atento para gerar a fatura a cada mês e efetuar o pagamento em dia.

Para não correr o risco de perder seu imóvel por atraso no pagamento do IPTU, caso não tenha recebido seu carnê logo no início do ano, entre no site da prefeitura da sua cidade e busque o menu para gerar a 2ª via. Aí você precisará preencher o CPF ou o CNPJ do proprietário juntamente com o CEP do imóvel ou os dados do índice cadastral do bem, regerar a 2ª via e prontinho!

Se preferir, vá diretamente à prefeitura e peça, presencialmente, para regerar o boleto para que você fique tranquilo e possa desfrutar do seu imóvel sem maiores preocupações.

Atente-se para as consequências do atraso

O atraso do pagamento do IPTU pode trazer muitos dissabores para o cidadão, pois, a partir do terceiro mês, o atraso é lançado na dívida ativa do município e o proprietário do imóvel passa a dever para a prefeitura. Caso demore a regerar o boleto e pagar os valores, o responsável corre o risco de ter seu imóvel penhorado ou leiloado. Melhor se garantir, não acha?

 

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.