Como gerar 2ª via de boleto do INSS

Middle-aged blond woman working at home with laptop

Empresas e profissionais liberais e autônomos são obrigados a contribuir mensalmente para o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) por meio da Guia da Previdência Social (GPS). O pagamento da GPS deve ser feito até o dia 15 de cada mês, mas é possível regerar muito facilmente o boleto caso você se atrase. Quer saber como?

Siga os passos a seguir

Antes de mais nada, é preciso ter o programa GPS em sua versão mais atualizada instalada no computador, caso contrário você não conseguirá emitir a 2ª via da fatura sem se dirigir até a Receita Federal. Com o programa GPS aberto, selecione o contribuinte e insira o código de pagamento de acordo com a tabela da Receita Federal. Feito isso, informe a competência, ou seja, mês e ano a que se refere o pagamento, e insira também o CNPJ, CEI, NIT ou PIS de quem deseja gerar o boleto atrasado. Pronto! O sistema calculará imediatamente os valores de juros e multas pelo atraso e emitirá uma 2ª via para que você possa pagar seu boleto em qualquer casa lotérica, agência bancária ou via internet banking.

Atente-se para alguns detalhes

Vale ressaltar que o boleto gerado para o pagamento do INSS tem validade de 5 dias. Assim, caso você deixe de pagar essa 2ª via, terá que regerar a fatura novamente. Ultrapassado o último dia útil do mês corrente, você deverá esperar até um novo ciclo para que possa gerar seu boleto e pagar os valores atrasados. Ah, e nunca deixe de pagar o INSS dos seus funcionários, se for o caso, já que essa é a garantia de que eles terão acesso ao auxílio da Previdência Social se vierem a ter problemas de saúde, precisarem se ausentar por licença maternidade ou aposentadoria!

Viu só como emitir uma 2ª via de boleto do INSS é muito mais simples e rápido do que você provavelmente imaginava? Então cumpra com seus deveres direitinho e trate de garantir seus direitos!

 

Esteja sempre bem informado sem pagar nada!

Cadastre-se e receba um e-mail semanal com as últimas novidades do blog.